Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

“É obviamente possível” que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19.

A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se negar a contratar um trabalhador que se recuse a ser vacinado contra a covid-19. “Como empresário, posso decidir com quem assino um contrato”, afirmou Christa Schweng em entrevista à agência de notícias espanhola EFE.

No entanto, a vacina não deverá ser obrigatória, na opinião da presidente da CESE, órgão consultivo da União Europeia que emite orientações às instituições comunitárias em representações de empresários, trabalhadores e organizações da sociedade civil.

Relativamente à vacinação, Christa Schweng defendeu que os primeiros a serem vacinados deverão ser os profissionais de saúde, uma vez que estes estão em contacto próximo com os doentes e com a população de risco.

A presidente da CESE sublinhou também a importância do acordo estabelecido entre a Comissão Europeia e as farmacêuticas para garantir vacinas para toda a Europa. Até ao momento, a União Europeia assinou acordos com a Pfizer e BioNTech, AstraZeneca, Sanofi-GSK e Johnson & Johnson, e concluiu negociações com a CureVac e Moderna.

Christa Schweng estimou que todas as vacinas poderão receber a aprovação da Agência Europeia do Medicamento até ao final do ano.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.444.426 mortos resultantes de mais de 61,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já agora, era bom que fosse também tornado público, as mortes em todo o mundo, relativas apenas á gripe dita sazonal, tendo em conta que só em Portugal, morrem de gripe, todos os anos, pelo menos 4 mil pessoas, vacinadas. Onde está então a eficácia dessa vacina? Alguém viu, em todas as reportagens que foram exibidas nos nas televisões, que foram feitas experiências com as vacinas anunciadas nos mais idosos ? Não viram certamente. Alguém já referiu a eficácia das vacinas em idosos? também não? O problema, é que, se estas vacinas não funcionarem, nós população, nunca saberá de nada.

  2. Era o que mais faltava. Se houver algum deputado, ministro ou Presidente que ache isto boa ideia e que confiam na vacina, eles que se vacinem primeiro e já agora, com a vacina Russa.

    E já agora, podiam-me explicar porque é que eu, não sendo vacinado para o covid, vou ser um perigo para as outras pessoas que estão vacinadas para o covid?.
    Se me disserem que a vacina pode não ser totalmente eficaz, então metam-nas no c…..

  3. Assistimos a uma pressão inaceitável sobre o processo de vacinação. Isto dá que pensar. Como a teoria da conspiração diz que o duo OMS/Bill Gates está por detrás disto, acho tudo muito suspeito e até plausível.
    Até prova em contrário, vacinas só para os políticos…

  4. Isto nem deveria estar em cima da mesa, visto que o objetivo principal deveria ser o de vacinar toda a população portuguesa. Mas, como já vi noutros sites, temos um governo de extremistas, que pára a carroça no meio do campo, por medo ou por cobardia.
    Se foram adquiridas tantas doses da vacina, toda a gente tem de tomá-la, pois, caso não o façam, vão continuar a infetar outras pessoas, e o vírus nunca irá desaparecer!
    Que raio de Governo é este? Que raio de pessoas temos em Portugal?!

RESPONDER

PS e PAN discordam da decisão de Marcelo de enviar Carta dos Direitos na Era Digital para o TC

O artigo 6.º da Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital tem sido polémico, por prever a existência de entidades certificadas para atribuir selos de qualidade a órgãos de comunicação social que produzam informação …

Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens. Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar …

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …

Oito números que não aparecem no Censos 2021

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados. O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos …

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …