Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

“É obviamente possível” que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19.

A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se negar a contratar um trabalhador que se recuse a ser vacinado contra a covid-19. “Como empresário, posso decidir com quem assino um contrato”, afirmou Christa Schweng em entrevista à agência de notícias espanhola EFE.

No entanto, a vacina não deverá ser obrigatória, na opinião da presidente da CESE, órgão consultivo da União Europeia que emite orientações às instituições comunitárias em representações de empresários, trabalhadores e organizações da sociedade civil.

Relativamente à vacinação, Christa Schweng defendeu que os primeiros a serem vacinados deverão ser os profissionais de saúde, uma vez que estes estão em contacto próximo com os doentes e com a população de risco.

A presidente da CESE sublinhou também a importância do acordo estabelecido entre a Comissão Europeia e as farmacêuticas para garantir vacinas para toda a Europa. Até ao momento, a União Europeia assinou acordos com a Pfizer e BioNTech, AstraZeneca, Sanofi-GSK e Johnson & Johnson, e concluiu negociações com a CureVac e Moderna.

Christa Schweng estimou que todas as vacinas poderão receber a aprovação da Agência Europeia do Medicamento até ao final do ano.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.444.426 mortos resultantes de mais de 61,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já agora, era bom que fosse também tornado público, as mortes em todo o mundo, relativas apenas á gripe dita sazonal, tendo em conta que só em Portugal, morrem de gripe, todos os anos, pelo menos 4 mil pessoas, vacinadas. Onde está então a eficácia dessa vacina? Alguém viu, em todas as reportagens que foram exibidas nos nas televisões, que foram feitas experiências com as vacinas anunciadas nos mais idosos ? Não viram certamente. Alguém já referiu a eficácia das vacinas em idosos? também não? O problema, é que, se estas vacinas não funcionarem, nós população, nunca saberá de nada.

  2. Era o que mais faltava. Se houver algum deputado, ministro ou Presidente que ache isto boa ideia e que confiam na vacina, eles que se vacinem primeiro e já agora, com a vacina Russa.

    E já agora, podiam-me explicar porque é que eu, não sendo vacinado para o covid, vou ser um perigo para as outras pessoas que estão vacinadas para o covid?.
    Se me disserem que a vacina pode não ser totalmente eficaz, então metam-nas no c…..

  3. Assistimos a uma pressão inaceitável sobre o processo de vacinação. Isto dá que pensar. Como a teoria da conspiração diz que o duo OMS/Bill Gates está por detrás disto, acho tudo muito suspeito e até plausível.
    Até prova em contrário, vacinas só para os políticos…

  4. Isto nem deveria estar em cima da mesa, visto que o objetivo principal deveria ser o de vacinar toda a população portuguesa. Mas, como já vi noutros sites, temos um governo de extremistas, que pára a carroça no meio do campo, por medo ou por cobardia.
    Se foram adquiridas tantas doses da vacina, toda a gente tem de tomá-la, pois, caso não o façam, vão continuar a infetar outras pessoas, e o vírus nunca irá desaparecer!
    Que raio de Governo é este? Que raio de pessoas temos em Portugal?!

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …