//

Empresas de Lisboa desperdiçam programa de testes gratuitos à covid-19

O programa “Lisboa Protege” paga dois testes por mês a cada funcionário. Em 30 dias, apenas foram emitidos 29 vouchers, dos quais só um foi utilizado.

A Câmara de Lisboa criou um programa paga dois testes anti-covid por mês a cada funcionário das empresas que viram a sua faturação cair mais de 25% por causa da pandemia. Chamou-lhe “Lisboa Protege”.

No entanto,  mesmo numa altura em que a situação epidemiológica tem vindo a piorar, as empresas não estão a aproveitar este programa. No espaço de 30 dias, num universo de 5.100 empresas que abrange perto de 6.000 trabalhadores, apenas 29 vouchers foram emitidos, sendo que só um deles foi utilizado, escreve o jornal Público.

Os residentes de Lisboa já tinham a possibilidade de fazer dois testes gratuitos por mês. Ainda assim, isto não é o suficiente para justificar a fraca adesão, visto que o programa “Lisboa Protege” também é aplicável a pessoas que tenham residência fora do concelho de Lisboa.

“É essencial fazermos um esforço coletivo nas próximas duas, três semanas na cidade para evitar que os números passem a barreira dos 240”, disse o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, à TVI24.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, explicou que a região está “ligeiramente mais atrasada na vacinação”, com 32% da população com pelo menos uma dose já tomada.

As pessoas na faixa etária dos 40 anos vão começar a ser vacinadas a partir de 6 de junho, enquanto as pessoas com 30 ou mais anos vão começar a ser inoculadas a partir de dia 20 de junho.

“Estas são datas indicativas de planeamento para todo o continente”, e não apenas para Lisboa, esclareceu o coordenador da task force para o plano de vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

André Peralta Santos, diretor de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde, informou que em Lisboa o índice de transmissibilidade da covid-19, o R(t), está atualmente em 1,14 (é de 1,06 no país) ​e que há 143 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.