Empresas de Lisboa desperdiçam programa de testes gratuitos à covid-19

O programa “Lisboa Protege” paga dois testes por mês a cada funcionário. Em 30 dias, apenas foram emitidos 29 vouchers, dos quais só um foi utilizado.

A Câmara de Lisboa criou um programa paga dois testes anti-covid por mês a cada funcionário das empresas que viram a sua faturação cair mais de 25% por causa da pandemia. Chamou-lhe “Lisboa Protege”.

No entanto,  mesmo numa altura em que a situação epidemiológica tem vindo a piorar, as empresas não estão a aproveitar este programa. No espaço de 30 dias, num universo de 5.100 empresas que abrange perto de 6.000 trabalhadores, apenas 29 vouchers foram emitidos, sendo que só um deles foi utilizado, escreve o jornal Público.

Os residentes de Lisboa já tinham a possibilidade de fazer dois testes gratuitos por mês. Ainda assim, isto não é o suficiente para justificar a fraca adesão, visto que o programa “Lisboa Protege” também é aplicável a pessoas que tenham residência fora do concelho de Lisboa.

“É essencial fazermos um esforço coletivo nas próximas duas, três semanas na cidade para evitar que os números passem a barreira dos 240”, disse o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, à TVI24.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, explicou que a região está “ligeiramente mais atrasada na vacinação”, com 32% da população com pelo menos uma dose já tomada.

As pessoas na faixa etária dos 40 anos vão começar a ser vacinadas a partir de 6 de junho, enquanto as pessoas com 30 ou mais anos vão começar a ser inoculadas a partir de dia 20 de junho.

“Estas são datas indicativas de planeamento para todo o continente”, e não apenas para Lisboa, esclareceu o coordenador da task force para o plano de vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

André Peralta Santos, diretor de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde, informou que em Lisboa o índice de transmissibilidade da covid-19, o R(t), está atualmente em 1,14 (é de 1,06 no país) ​e que há 143 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …