“Vamos continuar a lutar contra leis regressivas”. Empresas americanas opõem-se à lei do aborto no Texas

O servidor de um dos sites usados pelos delatores dos abortos deixou de suportar o domínio. Empresas como a Uber ou a Lyft também já se comprometeram a suportar os custos legais dos condutores que possam ser processados.

Várias empresas norte-americanas estão a mostrar a oposição com a nova lei que proíbe o aborto depois das seis semanas de gravidez no estado do Texas, quando muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas.

A nova legislação é a mais radical nos EUA e inclui também um sistema que premeia com até 10 mil dólares os delatores que processarem as mulheres e todos aqueles que as ajudem na interrupção da gravidez, quer directamente como indirectamente.

A GoDaddy, empresa de registo de domínios para sites, já mostrou a sua oposição à lei ao remover na sexta-feira um site criado pela filiação do Texas da Direito à Vida – a maior e mais antiga organização anti-aborto dos EUA – onde se davam pistas sobre abortos feitos no estado. A GoDaddy explicou no Twitter que o site violava os termos de serviço da empresa e que tinham 24 horas para encontrar um novo servidor.

A directora de comunicação da Direito à Vida do Texas revelou à CNN que o grupo não vai desistir. “Não nos vão silenciar. Se os anti-vida nos querem tirar o nosso site, vamos voltar a colocá-lo online”, afirmou Kimberly Schwartz num comunicado.

O site tem também sido alvo de partidas dos utilizadores do TikTok, segundo avança o The New York Times. Algumas das denúncias registavam Greg Abbott, governador do Texas e um dos principais defensores da lei, como um dos violadores da legislação, assim como personagens fictícias de filmes da Marvel. Outras denúncias continham apenas cópias do guião do filme animado A História de uma Abelha.

As empresas de TVDE Uber e Lyft também anunciaram na sexta-feira que iriam cobrir as despesas legais dos condutores que possam ser processados por causa da nova lei, já que os motoristas podem ser processados caso levem, mesmo sem saber, uma mulher até o local onde esta faça um aborto. A Lyft vai também doar 1 milhão de dólares à Planned Parenthood – uma ONG que fornece cuidados de saúde reprodutiva.

As aplicações de namoro Bumble e Match, ambas sediadas no Texas, também anunciaram que vão criar um fundo de apoio às pessoas afectadas pela lei. “A Bumble foi fundada por mulheres e liderada por mulheres, e que desde o primeiro dia que lutou pelos mais vulneráveis. Vamos continuar a lutar contra leis regressivas”, tweetou a empresa.

Lei que restringe a votação também sofre oposição

Segundo a Reuters, as empresas também se estão a mostrar descontentes com a nova lei no Texas que restringe o acesso ao voto através da proibição dos locais de votação abertos 24 horas por dia e que dá mais poder aos observadores.

A American Airlines reagiu num comunicado enviado por email. “Esperávamos um desenlace diferente desta legislação, e estamos desiludidos com este resultado”, afirma um porta-voz da empresa.

“Enquanto uma empresa global com 60 mil membros da equipa, a HPE encoraja os nossos membros da equipa a envolverem-se no processo político onde vivem e trabalham e fazer as suas vozes serem ouvidas através do activismo e do voto”, defende a empresa de software Hewlett Packard Enterprise

Uma outra lei também entrou em vigor recentemente que permite que os texanos possam andar abertamente na rua armados sem licença.

“Olhando para a lei do aborto, a lei das armas, ou a lei do voto, é uma forma de justiça popular, em que se dá poder aos indivíduos para aplicar a lei. Tem sido uma semana difícil no Texas e um prenúncio daquilo que se espera no país”, remata Tyson Tuttle, CEO da Silicon Laboratories, empresa baseada em Austin.

  Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …