Empresas e associações pedem ao Estado pagamento imediato de 500 milhões de euros em atraso

Cerca de 1.400 empresas, que aderiram à iniciativa “Compromisso de Pagamento Pontual”, pedem ao Estado que pague 554 milhões em atraso.

Segundo o Jornal de Negócios, quase 1.400 empresas exigem ao Estado português que pague todas as dívidas com mais de 90 dias a fornecedores, que ascendem a 554 milhões de euros, e que reduza os prazos de pagamento para menos de 30 dias.

As empresas e associações aderiram à iniciativa “Compromisso de Pagamento Pontual”, promovida pela Confederação Empresarial de Portugal, pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e pela Associação Cristã de Empresários e Gestores.

Esta exigência já havia sido reivindicada durante a discussão do Orçamento do Estado para 2020, mas a economia estagnada por causa da pandemia de covid-19 fez com que as empresas sofressem de escassez de liquidez, e a exigência ganhou uma nova dimensão.

Neste sentido, as empresas exigem que o Governo cumpra com a obrigação que tem para com os fornecedores, “pagando o que deve de forma imediata“.

O “Compromisso de Pagamento Pontual” cita os dados da Direção-Geral de Orçamento segundo os quais, até fevereiro, a administração central tinha um passivo de 554 milhões de euros a fornecedores, mais 6,9% do que no mesmo período do ano anterior. Se forem consideradas as dívidas a mais de 90 dias, o valor sobre para 613 milhões.

Além do pagamento imediato do stock de dívida a mais de 90 dias, as empresas querem que o Estado reduza “de forma significativa” os prazos médios de pagamentos a todos os seus fornecedores para menos de 30 dias.

Por último, as subscritoras do “Compromisso de Pagamento Pontual” pedem às administrações locais e regionais locais para que “não cedam à tentação de atrasar pagamentos” durante a crise provocada pelo novo coronavírus.

O “Compromisso de Pagamento Pontual” é uma iniciativa que procura substituir um “ciclo vicioso” de atrasos nos pagamentos em Portugal, quer por parte do Estado, como também das próprias empresas do tecido económico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …