Empresas e associações pedem ao Estado pagamento imediato de 500 milhões de euros em atraso

Cerca de 1.400 empresas, que aderiram à iniciativa “Compromisso de Pagamento Pontual”, pedem ao Estado que pague 554 milhões em atraso.

Segundo o Jornal de Negócios, quase 1.400 empresas exigem ao Estado português que pague todas as dívidas com mais de 90 dias a fornecedores, que ascendem a 554 milhões de euros, e que reduza os prazos de pagamento para menos de 30 dias.

As empresas e associações aderiram à iniciativa “Compromisso de Pagamento Pontual”, promovida pela Confederação Empresarial de Portugal, pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e pela Associação Cristã de Empresários e Gestores.

Esta exigência já havia sido reivindicada durante a discussão do Orçamento do Estado para 2020, mas a economia estagnada por causa da pandemia de covid-19 fez com que as empresas sofressem de escassez de liquidez, e a exigência ganhou uma nova dimensão.

Neste sentido, as empresas exigem que o Governo cumpra com a obrigação que tem para com os fornecedores, “pagando o que deve de forma imediata“.

O “Compromisso de Pagamento Pontual” cita os dados da Direção-Geral de Orçamento segundo os quais, até fevereiro, a administração central tinha um passivo de 554 milhões de euros a fornecedores, mais 6,9% do que no mesmo período do ano anterior. Se forem consideradas as dívidas a mais de 90 dias, o valor sobre para 613 milhões.

Além do pagamento imediato do stock de dívida a mais de 90 dias, as empresas querem que o Estado reduza “de forma significativa” os prazos médios de pagamentos a todos os seus fornecedores para menos de 30 dias.

Por último, as subscritoras do “Compromisso de Pagamento Pontual” pedem às administrações locais e regionais locais para que “não cedam à tentação de atrasar pagamentos” durante a crise provocada pelo novo coronavírus.

O “Compromisso de Pagamento Pontual” é uma iniciativa que procura substituir um “ciclo vicioso” de atrasos nos pagamentos em Portugal, quer por parte do Estado, como também das próprias empresas do tecido económico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …