Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

(dr) Eterneva

Diamantes feitos com cinzas da Eterneva.

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares.

Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura conturbada na vida de todos nós. A forma de honrar a memória dessa pessoa é tipicamente feita através de um funeral e da decoração da campa com flores. No entanto, há maneiras mais originais de fazê-lo.

A startup norte-americana Eterneva transforma as cinzas ou cabelo da pessoa num diamante, que pode ser usado, por exemplo, num anel ou num colar. Animais de estimação também podem ser imortalizados num diamante, usando o mesmo processo.

Embora possa parecer algo bizarro para muitos, a verdade é que a empresa tem tido relativo sucesso nos Estados Unidos. A Eterneva começou a ganhar popularidade quando foi ao programa televisivo “Shark Tank”, onde empresas procuram o investimento de magnatas em troca de uma percentagem do negócio.

Foi lá que a Eterneva conseguiu fechar negócio com Mark Cuban, empreendedor e dono da equipa de basquetebol Dallas Mavericks, com uma fortuna avaliada em 4,4 mil milhões de dólares pela revista Forbes.

Desde então, a empresa teve um crescimento de três dígitos nas vendas, sendo que, em 2020, mais do que dobrou as suas receitas. Esta semana, a startup conseguiu reunir 10 milhões de dólares numa ronda de financiamento, escreve a TechCrunch.

A história da origem da empresa é muito pessoal para a fundadora Adelle Archer. A sua amiga e mentora de negócios, Tracey Kaufman, foi diagnosticada com cancro de pâncreas e acabou por morrer aos 47 anos. Sem parentes próximos, Kaufman deixou as cinzas cremadas para a sua tia, para a sua melhor amiga e para Archer.

Sem saber o que fazer com elas, Archer começou a procurar alternativas online, mas apercebeu-se que todos os sites eram “sombrios e opressivos”.

Na altura, Archer estava a trabalhar numa startup de diamantes criados em laboratório. Enquanto falava com um dos cientistas, este disse-lhe: “Bem, sabe Adele, há carbono nas cinzas, então poderíamos tirar o carbono das cinzas da Tracey e fazer um diamante”. E assim nasceu a Eterneva.

Desde então, a empresa já criou cerca de 1.500 diamantes para mais de 1.000 clientes. O diamante pode ser incolor, mas também pode ter quase qualquer cor.

O preço inicial de um diamante Eterneva é de 2.999 dólares e aumenta de acordo com o tamanho e a cor. Animais de estimação representam cerca de 40% do negócio da Eterneva.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …