Empresa de ministra da Cultura ganhou quase um milhão em contratos públicos

André Kosters / Lusa

A ministra da Cultura, Graça Fonseca

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, tem uma quota numa empresa que assinou contratos com entidades públicas, por ajuste directo, no valor de 988 mil euros. Uma dessas entidades é a Câmara de Lisboa, onde Graça Fonseca foi vereadora.

Estes dados são divulgados pelo Correio da Manhã com base nos contratos públicos registados no portal Base. A análise do jornal aponta que a empresa Joule, onde Graça Fonseca tem actualmente uma quota de 4 mil euros, assinou contratos públicos da ordem dos 988 mil euros.

A ministra da Cultura chegou a ser gerente da Joule entre 2007 e 2009, de acordo com a mesma fonte. Graça Fonseca terá renunciado ao cargo em Setembro de 2009, mas mantém-se ligada à empresa, conforme a declaração enviada ao Tribunal Constitucional, sem que isso seja uma violação do regime jurídico das incompatibilidade.

A empresa assinou com a Câmara de Lisboa dois contratos por ajuste directo em Junho de 2018, num total de 22.790 euros. Graça Fonseca foi vereadora na autarquia entre 2009 e 2015.

Entre 2010 e 2013, a Joule assinou contratos, também por ajuste directo, com outra entidade pública, a Parque Escolar, num valor total de 613 mil euros. Nessa altura, Graça Fonseca era autarca.

Há ainda contratos públicos por ajuste directo com a Câmara de Oeiras (39 mil euros), a Frente Tejo (200 mil), a Misericórdia de Lisboa (102.200 euros) e a Metro Lisboa (7 mil euros).

Em reacção a estes dados, o gabinete da ministra da Cultura sustenta, em nota enviada ao CM, que nos 30 anos de existência da Joule, a empresa “realizou mais de mil projectos de engenharia electrotécnica, dos quais apenas 2% foram directamente contratados por entidades públicas”.

“Os contratos assinados com a Parque Escolar para projectos em escolas em Lisboa foram todos anteriores ao início do exercício de funções de vereadora” e o contrato com a Frente Tejo “data de Fevereiro de 2009”, antes da entrada na Câmara, alega ainda o gabinete de Graça Fonseca.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. É assim a politica em Portuigal.
    Pretende-se um poiso mas é apra ganhar dinheiro não para representar os interesses do povo.
    E diria ela “eu também sou do povo” ! Pois é ! Mas não o ganha honestamente como a maioria dos
    portugueses que trabalham a vida toda para pagar a sua casa e os seus impostos.
    Quantos portugueses é que podem dizer que ganharam um milhão ? Será que os politicos ainda não se aperceberam que o povo a ganhar 600€ necessita de quase 120 anos para o ganhar (e o deixer no caminho).
    120 anos e a reforma por idade está cada vez mais longe (para alguns porque para o generais, deputados, ministros vem mais cedo sempre).
    Ainda querem que se vá votar ! BAHhhH!!

  2. Eles sabem fazer a coisa. A ministra andou por outras instituições que não as adjudicatárias desses contratos, e passa a administração da empresa a um amigo quando vai para cargos com maior visibilidade. Tem é de ter o cartão certo, militante do PS (é o que dá mais descontos, ou seja, roubos).
    “Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e da Administração Interna e do Secretário de Estado da Justiça no XVII Governo Constitucional (2005-2008).
    Diretora Adjunta do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça entre 2000 e 2002”.
    O PS já enterrou o país em dívida e ainda o Sócrates vai-se safar. O resto dos metralhas continuam lá.

  3. … e todos felizes. Vai votar em quem ? não são migrantes, não são africanos, não são ciganos só um é que tem pele escura o resto nada de anormal como assalariados.

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …