Empresa de ministra da Cultura ganhou quase um milhão em contratos públicos

André Kosters / Lusa

A ministra da Cultura, Graça Fonseca

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, tem uma quota numa empresa que assinou contratos com entidades públicas, por ajuste directo, no valor de 988 mil euros. Uma dessas entidades é a Câmara de Lisboa, onde Graça Fonseca foi vereadora.

Estes dados são divulgados pelo Correio da Manhã com base nos contratos públicos registados no portal Base. A análise do jornal aponta que a empresa Joule, onde Graça Fonseca tem actualmente uma quota de 4 mil euros, assinou contratos públicos da ordem dos 988 mil euros.

A ministra da Cultura chegou a ser gerente da Joule entre 2007 e 2009, de acordo com a mesma fonte. Graça Fonseca terá renunciado ao cargo em Setembro de 2009, mas mantém-se ligada à empresa, conforme a declaração enviada ao Tribunal Constitucional, sem que isso seja uma violação do regime jurídico das incompatibilidade.

A empresa assinou com a Câmara de Lisboa dois contratos por ajuste directo em Junho de 2018, num total de 22.790 euros. Graça Fonseca foi vereadora na autarquia entre 2009 e 2015.

Entre 2010 e 2013, a Joule assinou contratos, também por ajuste directo, com outra entidade pública, a Parque Escolar, num valor total de 613 mil euros. Nessa altura, Graça Fonseca era autarca.

Há ainda contratos públicos por ajuste directo com a Câmara de Oeiras (39 mil euros), a Frente Tejo (200 mil), a Misericórdia de Lisboa (102.200 euros) e a Metro Lisboa (7 mil euros).

Em reacção a estes dados, o gabinete da ministra da Cultura sustenta, em nota enviada ao CM, que nos 30 anos de existência da Joule, a empresa “realizou mais de mil projectos de engenharia electrotécnica, dos quais apenas 2% foram directamente contratados por entidades públicas”.

“Os contratos assinados com a Parque Escolar para projectos em escolas em Lisboa foram todos anteriores ao início do exercício de funções de vereadora” e o contrato com a Frente Tejo “data de Fevereiro de 2009”, antes da entrada na Câmara, alega ainda o gabinete de Graça Fonseca.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. É assim a politica em Portuigal.
    Pretende-se um poiso mas é apra ganhar dinheiro não para representar os interesses do povo.
    E diria ela “eu também sou do povo” ! Pois é ! Mas não o ganha honestamente como a maioria dos
    portugueses que trabalham a vida toda para pagar a sua casa e os seus impostos.
    Quantos portugueses é que podem dizer que ganharam um milhão ? Será que os politicos ainda não se aperceberam que o povo a ganhar 600€ necessita de quase 120 anos para o ganhar (e o deixer no caminho).
    120 anos e a reforma por idade está cada vez mais longe (para alguns porque para o generais, deputados, ministros vem mais cedo sempre).
    Ainda querem que se vá votar ! BAHhhH!!

  2. Eles sabem fazer a coisa. A ministra andou por outras instituições que não as adjudicatárias desses contratos, e passa a administração da empresa a um amigo quando vai para cargos com maior visibilidade. Tem é de ter o cartão certo, militante do PS (é o que dá mais descontos, ou seja, roubos).
    “Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e da Administração Interna e do Secretário de Estado da Justiça no XVII Governo Constitucional (2005-2008).
    Diretora Adjunta do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça entre 2000 e 2002”.
    O PS já enterrou o país em dívida e ainda o Sócrates vai-se safar. O resto dos metralhas continuam lá.

  3. … e todos felizes. Vai votar em quem ? não são migrantes, não são africanos, não são ciganos só um é que tem pele escura o resto nada de anormal como assalariados.

RESPONDER

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …