Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Brais Lorenzo / EPA

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19.

A Guarda Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), está a investigar uma empresa multinacional por má gestão de resíduos sanitários associados à covid-19 em Portugal e Espanha.

De acordo com o Observador, a operação Ribio levou já à detenção de 20 pessoas e a diligências nas sedes da empresa em várias regiões de Espanha, mas também em Portugal. O comunicado da Guardia Civil não identifica a empresa em causa, referindo apenas que se trata de uma holding norte-americana com sede em Londres.

Segundo a nota, a empresa “reduzia custos com embalagem, manuseio e equipamentos de proteção”, com o consequente aumento do “risco de disseminação do vírus”. A ação, levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza (SEPRONA), descobriu ainda que os “resíduos infecciosos eram armazenados na rua e sem estarem numa embalagem adequada, usando um outro tipo mais económico”.

A poupança nas embalagens fazia com que “grande parte”, ao conter substâncias líquidas, “se deteriorasse”, fazendo com que o conteúdo “acabasse espalhado pela via pública”. A empresa também “assumiu um volume e um tipo de resíduos bem acima” da capacidade que detinha, assumindo lidar com três toneladas em poucos meses.

Segundo a Guardia Civil, isto terá levado “a possíveis tratamentos incorretos, que não conseguiram neutralizar a carga viral e o risco de infeção”, possibilitando também a “atuações negligentes que podiam ter gerado situações de contágio“.

Além das más práticas, a maioria dos trabalhadores “só possuía luvas como equipamento de proteção individual”. A multinacional também subcontratou outras empresas “que não estavam habilitadas para este tipo de resíduos”, nas quais os trabalhadores não possuíam nem qualificação nem protocolos de atuação.

“Este modus operandi permitia aumentar os lucros obtidos.” As práticas permitiram maximizar os ganhos obtidos pela empresa em cerca de 300% e as autoridades espanholas estimam um ganho ilegítimo de um milhão de euros.

Os responsáveis da empresa estão indiciados por crimes relacionados com a gestão irregular de resíduos, e delitos contra os direitos dos trabalhadores e a saúde pública. Podem incorrer em penas de prisão de dois a cinco anos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …