Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Brais Lorenzo / EPA

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19.

A Guarda Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), está a investigar uma empresa multinacional por má gestão de resíduos sanitários associados à covid-19 em Portugal e Espanha.

De acordo com o Observador, a operação Ribio levou já à detenção de 20 pessoas e a diligências nas sedes da empresa em várias regiões de Espanha, mas também em Portugal. O comunicado da Guardia Civil não identifica a empresa em causa, referindo apenas que se trata de uma holding norte-americana com sede em Londres.

Segundo a nota, a empresa “reduzia custos com embalagem, manuseio e equipamentos de proteção”, com o consequente aumento do “risco de disseminação do vírus”. A ação, levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza (SEPRONA), descobriu ainda que os “resíduos infecciosos eram armazenados na rua e sem estarem numa embalagem adequada, usando um outro tipo mais económico”.

A poupança nas embalagens fazia com que “grande parte”, ao conter substâncias líquidas, “se deteriorasse”, fazendo com que o conteúdo “acabasse espalhado pela via pública”. A empresa também “assumiu um volume e um tipo de resíduos bem acima” da capacidade que detinha, assumindo lidar com três toneladas em poucos meses.

Segundo a Guardia Civil, isto terá levado “a possíveis tratamentos incorretos, que não conseguiram neutralizar a carga viral e o risco de infeção”, possibilitando também a “atuações negligentes que podiam ter gerado situações de contágio“.

Além das más práticas, a maioria dos trabalhadores “só possuía luvas como equipamento de proteção individual”. A multinacional também subcontratou outras empresas “que não estavam habilitadas para este tipo de resíduos”, nas quais os trabalhadores não possuíam nem qualificação nem protocolos de atuação.

“Este modus operandi permitia aumentar os lucros obtidos.” As práticas permitiram maximizar os ganhos obtidos pela empresa em cerca de 300% e as autoridades espanholas estimam um ganho ilegítimo de um milhão de euros.

Os responsáveis da empresa estão indiciados por crimes relacionados com a gestão irregular de resíduos, e delitos contra os direitos dos trabalhadores e a saúde pública. Podem incorrer em penas de prisão de dois a cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …