Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Brais Lorenzo / EPA

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19.

A Guarda Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), está a investigar uma empresa multinacional por má gestão de resíduos sanitários associados à covid-19 em Portugal e Espanha.

De acordo com o Observador, a operação Ribio levou já à detenção de 20 pessoas e a diligências nas sedes da empresa em várias regiões de Espanha, mas também em Portugal. O comunicado da Guardia Civil não identifica a empresa em causa, referindo apenas que se trata de uma holding norte-americana com sede em Londres.

Segundo a nota, a empresa “reduzia custos com embalagem, manuseio e equipamentos de proteção”, com o consequente aumento do “risco de disseminação do vírus”. A ação, levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza (SEPRONA), descobriu ainda que os “resíduos infecciosos eram armazenados na rua e sem estarem numa embalagem adequada, usando um outro tipo mais económico”.

A poupança nas embalagens fazia com que “grande parte”, ao conter substâncias líquidas, “se deteriorasse”, fazendo com que o conteúdo “acabasse espalhado pela via pública”. A empresa também “assumiu um volume e um tipo de resíduos bem acima” da capacidade que detinha, assumindo lidar com três toneladas em poucos meses.

Segundo a Guardia Civil, isto terá levado “a possíveis tratamentos incorretos, que não conseguiram neutralizar a carga viral e o risco de infeção”, possibilitando também a “atuações negligentes que podiam ter gerado situações de contágio“.

Além das más práticas, a maioria dos trabalhadores “só possuía luvas como equipamento de proteção individual”. A multinacional também subcontratou outras empresas “que não estavam habilitadas para este tipo de resíduos”, nas quais os trabalhadores não possuíam nem qualificação nem protocolos de atuação.

“Este modus operandi permitia aumentar os lucros obtidos.” As práticas permitiram maximizar os ganhos obtidos pela empresa em cerca de 300% e as autoridades espanholas estimam um ganho ilegítimo de um milhão de euros.

Os responsáveis da empresa estão indiciados por crimes relacionados com a gestão irregular de resíduos, e delitos contra os direitos dos trabalhadores e a saúde pública. Podem incorrer em penas de prisão de dois a cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …