Empresa israelita está a ajudar o FBI a desbloquear iPhone de terrorista

Manny Valdes / Flickr

-

O maior jornal israelita avança que é uma empresa deste país quem está a ajudar o FBI a desbloquear o iPhone do atirador do massacre de San Bernardino.

Depois do FBI ter anunciado que pode ter descoberto uma solução alternativa para desbloquear o iPhone, eis que o maior jornal israelita avança que é uma empresa do país quem está por trás desta reviravolta.

De acordo com o jornal Yedioth Ahronoth, é a Cellebrite, empresa que desenvolve software forense para telemóveis, que está a ajudar as autoridades americanas a desbloquear o telemóvel do terrorista de San Bernardino.

A empresa está sediada numa cidade próxima de Tel Aviv, Petah Tikva, e tem um contrato assinado com o FBI desde 2013, ano em que Edward Snowden revelou o escândalo da vigilância da NSA.

A tecnologia da Cellebrite permite extrair informações para investigações criminais ou de inteligência, mesmo que o smartphone esteja bloqueado ou encriptado.

Isto é algo que até aqui parecia impossível, dado o braço de ferro entre a Apple e o FBI, que conseguiu uma ordem do tribunal para que a tecnológica desenvolvesse uma versão especial do iOS para este iPhone 5c.

A Apple recusou e recebeu o apoio de Silicon Valley, com gigantes como o Facebook a alinharem na posição de não desenvolver software destinado a permitir o desbloqueio de um iPhone.

A empresa israelita consegue extrair dados de 15 mil modelos de telemóveis e tablets e também consegue desenhar um mapa de conexões entre o dono do telefone e a pessoa que o mesmo contactou.

Segundo o jornal israelita, os clientes governamentais e policiais da Cellebrite estão espalhados por cerca de 90 países e já conseguiram resolver crimes complicados com a tecnologia da empresa.

Um desses exemplos aconteceu no Connecticut, nos Estados Unidos, em que o assassino foi identificado através de mensagens extraídas do seu telemóvel que o incriminavam – era o filho da vítima.

Noutro caso, a Interpol usou esta tecnologia para acabar com uma rede de criminosos que extorquíam as vítimas online graças a conteúdos sexuais.

A Cellebrite ainda não comentou a notícia, mas a Apple já veio dizer que quer saber exatamente como é que o FBI planeia quebrar a encriptação do iPhone de Syed Farook, um dos dois atiradores que em dezembro do ano passado matou 14 pessoas.

ZAP / B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …

Manchester United perdeu em casa (e não adiantou faltar às aulas)

Primeira derrota "interna" do United, num jogo que não contou com Cristiano Ronaldo. No duelo entre treinadores portugueses, Nuno venceu Lage. Houve encontro entre treinadores portugueses na terceira ronda da Taça da Liga inglesa. O Tottenham, …

As discotecas vão reabrir a 1 de Outubro - mas 70% devem ir à falência até à Primavera

Apesar da reabertura dos espaços de diversão nocturna estar para breve, as associações que representam o sector queixam-se das burocracias e da falta de apoios e acreditam que muitas discotecas não vão voltar a abrir …

Candidato de Vila do Conde acusado de oferecer 50€ no supermercado por um voto no domingo

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, terá oferecido 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, mas com uma condição: fotografar o boletim de voto com …