Empresa está há 12 anos à espera que o Fisco lhe devolva 86 mil euros

(dr) Laura Haanpaa

Uma empresa do sector alimentar está há 12 anos à espera que o Fisco lhe devolva 86 mil euros de uma caução paga no âmbito de uma queixa que apresentou contra a Autoridade Tributária (AT). Apesar de a Justiça lhe ter dado razão, continua sem ver a cor do dinheiro.

Há mais de uma década que esta empresa da zona de Lisboa aguarda pela devolução de 86 mil euros que continuam retidos nos cofres do Estado, numa novela com processos administrativos e judiciais.

Tudo começou em 2005, quando a empresa contestou junto da AT uma liquidação adicional de IVA e juros compensatórios, como relata o Jornal de Negócios. De modo a contornar a execução fiscal prevista, a empresa apresentou uma garantia bancária de 86 mil euros.

Após um ano, a reclamação contra o Fisco foi indeferida. A empresa avançou então com um recurso para as instâncias superiores da AT, mas nessa altura a garantia bancária já tinha caducado. O Fisco deveria ter analisado o caso em quatro meses, mas como demorou um ano, deveria ter devolvido os 86 mil euros à empresa.

Contudo, o dinheiro não foi devolvido. A empresa ainda recorreu aos tribunais judiciais, onde o processo se arrastou por mais alguns anos. Até que, após 12 anos, uma sentença divulgada em Março passado lhe deu razão, obrigando o Fisco a devolver o dinheiro.

A sentença não foi ainda executada e os 86 mil euros da empresa continuam nas mãos do Estado.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,
    Eu sei o que isso é! O tribunal deu-me razão (juíz), e uma chefe de finanças após prazo limite para devolver reclamou de sentença e com mentiras!!!

  2. Ora aqui está mais um daquelas inequívocas provas de que o terrorismo fiscal continua activo. E sob os mais descarados artifícios.

  3. se fosse o contribuinte a dever ao fisco, aposto que no dia seguinte o fisco entrava em casa para penhorar tudo e levar a casa e colocar-nos a dormir debaixo da ponte. mas como é as finaças o contribuinte pode esperar
    se fosse dono da empresa ia pensar seriamente se pagava mais impostos ate ate resolvido o problema
    é fazer queixa à UA. nestes casos portugal é sempre condenado

  4. Mas… sempre que portugal é condenado, como no caso do IVA no sector automovel, as portagens e todos as outras vigarices diarias, geralmente é multado! Agora, advinhem quem paga as multas??? Eles do bolso deles…ou eles, do NOSSO bolso??

  5. Mas afinal era uma Garantia Bancária ou houve a entrega do montante?
    São coisas bem diferentes…
    A notícia é muito confusa.

RESPONDER

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …

Já dois nomes na calha para substituir Zidane no Real Madrid

Já há dois nomes na calha para substituir o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, cuja continuidade no emblema espanhol está em risco depois de alguns desaires no campeonato e na Liga dos Campeões.  A notícia é …

Câmara do Porto quer isentar estacionamento em parques municipais por 120 minutos

A Câmara do Porto vai propor isentar do pagamento da taxa de estacionamento em cinco parques municipais, por um período de 120 minutos, por cada cliente, entre os dias 8 de dezembro e 8 de …

Registada a maior explosão solar dos últimos 3 anos

No domingo, dia 29 de novembro, o Sol desencadeou a erupção solar mais potente dos últimos três anos. A explosão foi medida como um M4.4 na escala que os astrónomos usam para tempestades solares. No dia …

Puxar, torcer e deformar. A Grande Nuvem de Magalhães perturba violentamente a nossa galáxia

O disco espiral de estrelas e planetas, na Via Láctea, está a ser puxado, torcido e deformado com extrema violência pela força gravitacional de uma galáxia mais pequena, a Grande Nuvem de Magalhães. Os cientistas acreditam …

2020 entre os três anos mais quentes desde que há registo

O ano de 2020 anuncia-se um dos três mais quentes, alertou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU), apontando a probabilidade de o aumento da temperatura em 2024 exceder o limite de 1,5° C do …