Empresa chinesa cria pauzinhos que detetam comida estragada

Baidu

Robin Li, CEO da Baidu, apresenta os Baidu Chopsticks, os pauzinhos inteligentes

Robin Li, CEO da Baidu, apresenta os Baidu Chopsticks, os pauzinhos inteligentes

A empresa tecnológica chinesa Baidu lançou esta semana pauzinhos electrónicos supostamente capazes de detectar se a comida está estragada ou contaminada.

A Baidu, famosa na China pelo seu motor de busca, o nº 1 na China à frente do Google, diz que uma das habilidades dos palitinhos, chamados Baidu Chopsticks, é identificar a temperatura do óleo da comida e avaliar se está apto para consumo.

Alimentos em más condições sanitárias são uma grande preocupação na China, após vários escândalos de comida estragada.

Em 2008, lotes de leite contaminados com melamina causaram a morte de seis crianças. Na altura, 300 mil pessoas adoeceram.

Essa preocupação estende-se ao óleo de cozinha: o ano passado, mais de cem pessoas foram detidas no país por peneirar óleo usado de restaurantes e vendê-lo como se fosse novo.

Num vídeo de apresentação dos novos pauzinhos, a Baidu mostra os novos instrumentos a medir a temperatura de diversas refeições, bem como os nutrientes presentes e a sua validade.

Os pauzinhos analisam também a quantidade de sal, para ajudar os utilizadores a monitorizar o seu consumo diário.

Os resultados das medições podem ser vistos no telemóvel ou computador dos utilizadores.

No entanto, não se sabe se os “pauzinhos inteligentes” serão produzidos em escala comercial. Segundo um porta-voz, citado pela BBC, a Baidu fez para já apenas alguns protótipos.

Eye para rivalizar com o Google Glass

Na sua conferência anual em Pequim, a Baidu lançou também um aparelho semelhante ao Google Glass, para rivalizar com os óculos tecnológicos da empresa americana.

O Baidu Eye tem uma câmara interna (mas sem ecrã) e transmite informações aos utilizadores através de um dispositivo auditivo ou por ligação a um smartphone.

O aparelho também não está para já disponível ao público.

Baidu

Baidu Eye, o Google Glass chinês

Baidu Eye, o Google Glass chinês

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.