Empresa moldava banida na Europa lidera concurso de helicópteros de combate aos fogos

Estela Silva / Lusa

Uma empresa moldava proibida de operar comercialmente no espaço europeu está em primeiro lugar num concurso para o aluguer de três helicópteros de combate aos fogos em Portugal.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) abriu um concurso no final de setembro do ano passado para o aluguer de três helicópteros pesados de combate aos incêndios, até 2023, por um valor de 18,9 milhões de euros. O objetivo é substituir os três Kamov que estão parados desde 2018.

No entanto, o concurso está a gerar polémica, uma vez que, segundo avança o Expresso, a empresa mais bem posicionada é uma firma da Moldávia que está banida de operar comercialmente no espaço europeu. Em sua defesa, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) argumenta que o regulamento apenas se aplica ao transporte de passageiros.

O caso está agora na mãos de um júri, já que a concorrência que se candidatou ao concurso contestou a legalidade da empresa moldava.

Os contratos do concurso são divididos por lotes, variando de acordo com a aeronave e a duração do vínculo. Ao todo, concorreram 11 empresas a seis lotes diferentes, sendo o lote seis — relativo aos três helicópteros pesados — que está a gerar contestação. A AIM Air, da Moldávia, está para já em primeiro lugar por ter apresentado o preço mais baixo.

Isto não significa que a empresa moldava já tenha ganho o concurso, tendo ainda que apresentar certificados da empresa e das aeronaves.

As regras “não se aplicam a voos privados e a voos não-comerciais”, explicou a ANAC ao Expresso, remetendo para o decreto de legislação portuguesa que regula o trabalho aéreo. Por outro lado, as empresas concorrentes dizem que como se trata de um voo em espaço aéreo europeu, a AIM Air deveria ser proibida de concorrer.

Esta não é propriamente a primeira vez que algo semelhante acontece. Em 2018, o Governo adjudicou à Heliportugal o aluguer de três helicópteros que, por sua vez, teve de os alugar à Pecotox Air, uma empresa moldava que não tinha autorização para operar no espaço aéreo europeu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se esta Empresa está afastada de qualquer concurso no Espaço Europeu, como é possível que Portugal aceite o seus serviços. Em Bruxelas andam todos a dormir ??????? e o Governo quer acumular mais problemas que aqueles que já tem com a vigarice dos Kamov ??.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …