Empresa moldava banida na Europa lidera concurso de helicópteros de combate aos fogos

Estela Silva / Lusa

Uma empresa moldava proibida de operar comercialmente no espaço europeu está em primeiro lugar num concurso para o aluguer de três helicópteros de combate aos fogos em Portugal.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) abriu um concurso no final de setembro do ano passado para o aluguer de três helicópteros pesados de combate aos incêndios, até 2023, por um valor de 18,9 milhões de euros. O objetivo é substituir os três Kamov que estão parados desde 2018.

No entanto, o concurso está a gerar polémica, uma vez que, segundo avança o Expresso, a empresa mais bem posicionada é uma firma da Moldávia que está banida de operar comercialmente no espaço europeu. Em sua defesa, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) argumenta que o regulamento apenas se aplica ao transporte de passageiros.

O caso está agora na mãos de um júri, já que a concorrência que se candidatou ao concurso contestou a legalidade da empresa moldava.

Os contratos do concurso são divididos por lotes, variando de acordo com a aeronave e a duração do vínculo. Ao todo, concorreram 11 empresas a seis lotes diferentes, sendo o lote seis — relativo aos três helicópteros pesados — que está a gerar contestação. A AIM Air, da Moldávia, está para já em primeiro lugar por ter apresentado o preço mais baixo.

Isto não significa que a empresa moldava já tenha ganho o concurso, tendo ainda que apresentar certificados da empresa e das aeronaves.

As regras “não se aplicam a voos privados e a voos não-comerciais”, explicou a ANAC ao Expresso, remetendo para o decreto de legislação portuguesa que regula o trabalho aéreo. Por outro lado, as empresas concorrentes dizem que como se trata de um voo em espaço aéreo europeu, a AIM Air deveria ser proibida de concorrer.

Esta não é propriamente a primeira vez que algo semelhante acontece. Em 2018, o Governo adjudicou à Heliportugal o aluguer de três helicópteros que, por sua vez, teve de os alugar à Pecotox Air, uma empresa moldava que não tinha autorização para operar no espaço aéreo europeu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se esta Empresa está afastada de qualquer concurso no Espaço Europeu, como é possível que Portugal aceite o seus serviços. Em Bruxelas andam todos a dormir ??????? e o Governo quer acumular mais problemas que aqueles que já tem com a vigarice dos Kamov ??.

RESPONDER

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …