/

Embaixador russo assassinado a tiro na Turquia

O embaixador russo na Turquia foi esta segunda-feira baleado, na cidade de Ancara, enquanto discursava na cerimónia de abertura de uma exposição.

O embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, foi hoje baleado na cidade de Ancara, enquanto discursava na cerimónia de abertura de uma exposição de fotografia, avança a agência de notícias turca Anadolu.

O embaixador foi baleado várias vezes por um homem de fato, que também atirou vários tiros para o ar, e que entretanto já foi “neutralizado” pela polícia.

Inicialmente, a imprensa avançou que Karlov estava gravemente ferido e que estava a ser transportado para o hospital de Guven. O embaixador acabou por não resistir aos ferimentos e a notícia da sua morte chegou minutos depois.

O atirador, que estava mesmo atrás do embaixador, terá puxado da arma e começou a gritar “Não se esqueçam de Aleppo, não se esqueçam da Síria” e a frase em árabe “Allahu Akbar” (“Deus é grande” em tradução para português), adianta a BBC.

Segundo a emissora britânica, outras pessoas que estavam na exposição, chamada “Russia as seen by Turks”, também se encontram feridas. O ataque ainda não foi reivindicado por nenhuma organização terrorista.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo já reagiu ao ataque, afirmando que “o terrorismo não vai vencer” e que o país vai combatê-lo de forma resoluta.

“Fica na memória este diplomata russo excecional, um homem que tanto fez para combater o terrorismo. Vai ficar para sempre nos nossos corações”, lamentou Maria Zakharova.

O incidente acontece na véspera de uma reunião em Moscovo entre os chefes da diplomacia da Rússia, Irão e Turquia para discutir um cessar-fogo em Aleppo.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.