Embaixador de Portugal no Canadá recomenda cuidados com propostas de trabalho

Rolf Obermaier / Wikimedia

foto: Rolf Obermaier / wikimedia

foto: Rolf Obermaier / wikimedia

O embaixador de Portugal no Canadá, Fernando Moreira da Cunha, alerta os portugueses que queiram emigrar para o país para que “sejam cuidadosos com as propostas que lhes são efetuadas”.

Em entrevista à agência Lusa, o diplomata, em Otava desde 14 de março, salientou que “são frequentes as notícias sobre a necessidade do Canadá acolher estrangeiros em vários setores, de forma a poder sustentar o crescimento económico”, mas “nem sempre há coincidência com o que se diz oficialmente, a nível federal ou provincial”.

“Retenho a sensibilidade política do assunto para este país e o rigor no controlo de imigração, incluindo à entrada nas suas fronteiras. É verdade que alguns portugueses podem ser aliciados por ofertas de emprego” que depois não se cumprem, afirmou.

Por isso, Fernando Moreira da Cunha deixa o conselho “para que sejam cuidadosos com as propostas, incluindo em relação a eventuais mediadores, e que cumpram os requisitos na obtenção do visto de trabalho ainda em Portugal”.

O embaixador informa que toda a informação está disponível no site do Governo canadiano mas, em caso de dúvida, os candidatos “devem contactar imediatamente a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas”.

“As ofertas de trabalho são pontuais, destinadas a setores económicos específicos e perfeitamente identificadas”, naquela que é uma “responsabilidade exclusiva das autoridades canadianas”. O papel da embaixada “é de ajudar os portugueses, quando necessário, na obtenção dessa informação”, referiu.

Como solução alternativa, o diploma recomenda que os candidatos procurem ofertas de emprego fora dos grandes centros urbanos, onde já existe muita procura.

O Canadá “é um país com uma dimensão territorial imensa e um elevado padrão de vida”, onde “é possível encontrar lugares fantásticos para se trabalhar, além de Toronto, Montreal e Vancouver”.

Por outro lado, a comunidade portuguesa também pode “constituir um grande apoio aos novos portugueses que cheguem ao Canadá”, salientou.

No final de outubro, o Canadá anunciou que vai permitir em 2014 entre 240 a 265 mil autorizações de residência permanente, numa estratégia para impulsionar o “crescimento económico do país”, anunciou o Governo.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para ser enganado no estrangeiro, prefiro ser enganado em Portugal. Pelo menos aqui posso votar de 4 em 4 anos para escolher quem me vai enganar.

RESPONDER

WeChat censura mensagem enviada por primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa

Uma rede social chinesa apagou na quinta-feira uma mensagem conciliatória enviada pelo primeiro-ministro australiano à comunidade chinesa na Austrália, numa altura de crescentes tensões entre Pequim e Camberra. A aplicação WeChat, semelhante ao WhatsApp, e desenvolvida …

Apenas 27,2% da população quer tomar a vacina contra a covid-19 assim que for possível

Dados da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), recolhidos em novembro, revelaram que a persiste a desconfiança face à nova vacina contra a covid-19 que chega a Portugal em janeiro, com apenas 27,2% da população …

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …