Palácios, vinhas e resorts de ski. Emails revelam aparente rede de bens de 4,3 mil milhões de euros ligada a Putin

11

Mikhail Klimentyev / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin

Empresas e organizações de caridade estão todas ligadas através de um domínio de email sem nenhuma razão aparente. Uma investigação acusa estas entidades de serem as donas oficiais dos bens de luxo de que Putin usufrui.

Vladimir Putin tem sido sucessivamente acusado de ter uma fortuna escondida — e uma investigação revela que o Presidente russo tem desfrutado de palácios, iates e vinhas que aparentemente lhe pertencem mas que estão em nome de oligarcas que lhe são próximos ou organizações de caridade.

A descoberta foi feita através de um domínio de email comum às mensagens referentes a estes bens, LLCInvest.ru. No total, os bens estão avaliados em 4,5 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros).

O domínio LLCInvest seria controlado pela empresa de telecomunicações Moskomsvyaz, que alegadamente tem ligações terá ligações ao Bank Rossiya, banco esse que os Estados Unidos acreditam ser um banco privado para os responsáveis com altos cargos governamentais e para a elite da Rússia.

A investigação foi feita pela Organized Crime and Corruption Reporting Project em conjunto com o site russo Meduza, tendo sido publicada em exclusivo no The Guardian. Foram descobertas 86 empresas e organizações sem fins lucrativos que usam o domínio de email.

Os emails obtidos pelo jornal britânico mostram também que as várias entidades que eram proprietárias dos bens discutiam a sua gestão no dia-a-dia entre si, como se fizessem parte da mesma organização.

Entre os bens detidos por estas entidades incluem-se uma mansão avaliada em 1,17 mil milhões de euros, situada no Mar Negro, que se pensava ser propriedade do oligarca Arkady Rotenberg. Os registos mostram que o palácio pertence a uma empresa chamada Kompleks, cuja empresa mãe se chama Binom. O director da Binom tinha um email registado no domínio LLCInvest.ru.

As vinhas em torno da mansão também pertencem a uma organização sem fins lucrativos cujos fundadores são próximos de Putin e que também têm contas no servidor de email.

O resort de ski onde uma das filhas de Putin se casou em 2013, uma villa a norte de São Petersburgo que pertence a um amigo de infância do Presidente russo e um prédio de madeira também perto de São Petersburgo estão entre os outros bens que fazem parte desta teia.

Já há várias décadas que o Ocidente acusa Putin de ter uma fortuna secreta que coloca em nome de organizações e pessoas que lhe são próximas e o nome do chefe de Estado russo foi até mencionado em investigações como os Pandora Papers, que tiveram como alvo os oligarcas da elite russa.

No entanto, o Kremlin tem repetidamente negado as acusações e Putin tem apenas registados como seus bens um pequeno apartamento em São Petersburgo, dois carros da era soviética dos anos 50, um atrelado e uma pequena garagem.

Adriana Peixoto, ZAP //

11 Comments

  1. Espero que a Europa democrática nunca se esqueça do que um pária desta natureza tem feito à Humanidade.
    Não há qualquer justificação para a promoção desta guerra, em pleno século XXI.
    Desde perseguições políticas, assassinatos, promoção da guerra, espalhar a morte e a destruição, arrasar tudo o que lhe aparecer pela frente, tudo este senhor é o principal responsável, que covardemente permanece escondido, confinado aos palácios do Kremelin. A Europa democrática nunca poderá dar guarida a este senhor; nunca lhe poderá permitir que leve uma vida, por mais simples que seja, que ele retirou aos milhões de inocentes da Ucrânia, que tiveram de fugir da sua terra, viram morrer familiares e amigos e andam por esse mundo fora à procura de um pouco de paz.

  2. J. Galvao

    Fofinhos devem estar a falar das Famílias Monárquicas e da destruição na Irlanda , Espanhóis no seu próprio Pais, Franceses e as suas Colonias, e das Famílias democráticas e trabalhistas que dirigido a América nas Invasões destrutivas e do comercio de ARMAS destruindo todos eles POVOS inocentes.

    Fofinhos peçam a PAZ

  3. O putin diz-se comunista, mas deve ser o primeiro comunista presidente que acumula riqueza e desvia só para ele…….na verdadeira teoria comunista, ninguém acumula riqueza

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.