Fortuna escondida. Putin terá vários imóveis de luxo na Alemanha

1

Mikhail Metzel / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem vários imóveis de luxo em Berlim e em Munique, na Alemanha, de acordo com o jornal alemão Bild.

Segundo este órgão de comunicação social, Putin adquiriu há poucos anos o “Palácio da Ópera” de Munique, avaliado em 300 milhões de euros, assim como o edifício do Hotel Sofitel, também na capital da Bavária.

A investigação de 2021 apelidada de “Pandora Papers” tinha revelado que o palacete em Munique estava vinculado a uma empresa ‘fantasma’ sediadas nas Ilhas Virgens.

A empresa estará associada, de acordo com uma investigação conjunta de vários órgãos de comunicação social alemães, ao empresário russo Ruslan Yevgenevich Goriujin, por sua vez associado ao milionário Arkadi Rotenberg, que pertence ao círculo mais restrito de amizades de Putin.

As notícias publicadas pelo Bild avançam que o Presidente russo também é o proprietário de 33 imóveis na Avenida Kurfürstendamm e de uma moradia de luxo de 1.850 metros quadrados em Berlim.

Mais uma vez, os imóveis aparecem como propriedade de Arkadi Rotenberg e do seu irmão, Boris, ambos submetidos às sanções dos EUA e do Reino Unido, pelo vínculo das suas empresas com a invasão à Ucrânia.

Este mês, as autoridades da Alemanha apreenderam num estaleiro em Hamburgo vários iates pertencentes a oligarcas russos sancionados.

No entanto, ainda não há registos de que alguma propriedade tenha sido confiscada. Isto porque há dificuldades em determinar quem é o verdadeiro proprietário destes bens luxuosos, pois, na maior parte das vezes, estão registados em empresas sediadas em paraísos fiscais.

Putin tem sido associada a vários oligarcas russos, incluindo Roman Abramovich. O empresário sobretudo conhecido como dono do Chelsea chegou a ser apontado como um eventual “testa-de-ferro” de Putin, já que poderia estar à frente de investimentos feitos em parceria com dinheiro do presidente russo.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Parece que os oligarcas tinham que contribuir para que o Putin fosse rico…………ainda teve a lata de dizer que a Ucrânia era corrupta…….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.