Emails desmentem ministro da Educação

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

Tiago Brandão Rodrigues disse esta semana que “em nenhum momento” impediu a exoneração de Nuno Félix e que terá sido João Wengorovius Meneses a escolher a sua equipa, mas na prática não terá sido isso que aconteceu.

O jornal i avança que houve uma troca de emails entre Brandão Rodrigues e o ex-secretário de Estado Wengorovius Meneses que prova a ingerência por parte do ministro na equipa da Secretaria de Estado do Desporto, ao contrário do que afirmou esta terça-feira à SIC.

“Em nenhum momento eu pedi a João Meneses que não exonerasse o seu chefe de gabinete. Todos os governantes têm a possibilidade real de trabalhar e fazerem tudo aquilo que querem fazer nas suas equipas”, afirmou.

Nuno Félix demitiu-se na semana passada após ter sido confrontado com as licenciaturas que nunca chegou a concluir.

De acordo com o jornal i, Meneses tinha pedido a Tiago Brandão Rodrigues que exonerasse Nuno Félix devido a falta de confiança política e à falta de capacidades para exercer o cargo, mas o ministro recusou a ideia e chegava mesmo a reunir várias vezes diretamente com Nuno Félix.

O ministro da Educação tinha conhecimento dos problemas que envolviam Nuno Félix na gestão e funcionamento do gabinete da secretaria de Estado da Juventude e Desporto e terá mesmo pedido ao antigo secretário de Estado do Desporto que não exonerasse o chefe de gabinete.

O jornal escreve que a troca de emails entre o ministro e o secretário de Estado sobre a situação de Nuno Félix ocorreu entre março e abril deste ano.

Segundo o i, o primeiro email enviado por Wengorovius Meneses a Brandão Rodrigues a pedir a exoneração de Nuno Félix, que incluiria até uma proposta de nome para substituir o chefe de gabinete, terá sido ignorada pelo ministro.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Um mentiroso não pode ser um bom governante. Provando-se que mentiu e aldrabou, independentemente do bom ou mau trabalho que desenvolver só tem uma solução : demitir-se ou ser demitido.

  2. E hoje em dia na politica quem não o é ?
    Sempre a mesma massa já nada existe a fazer num Pais onde domina a aldrabice e só conta o dinheiro que sacam aos Portugueses, estamos atualmente num Pais com um défice excessivo alias quase nulo de gente séria para nos governar e enquanto não acabarem os partidos isto continuará sempre…

  3. O ministro não impediu, mas ele demitiu-se! Pronto está demitido e agora?
    Já gramámos aqueles, que pelos mesmos motivos não se demitiam nem à lei da bala e tivemos que os gramar o tempo todo que eles quiseram e agora vamos ficar aqui a bater na mesma Tecla?
    Concentrem-se mas é no que é importante! Não nos distraiam… para isso já temos as telenovelas e o futebol…

  4. Já se sabe que o Observador e o I mentiram e que o Ministro da Educação saiu imaculado deste conflito que os jornais inventaram para vender jornais. Até jornalistas de direita insuspeitos que tinham subscrito a mentira como o João Miguel Tavares do Público já vieram a público retratar-se e pedir desculpa. O ZAP caiu na esparrela também, cartão vermelho.

    • Caro FP,
      Obrigado pelo seu reparo.
      O ZAP não é imune a “esparrelas”. Mas, até à hora desta edição, não “se sabe”, em sítio nenhum que nos tenha sido possível encontrar, que os jornais I e Observador “mentiram”.
      O artigo de opinião do comentador João Miguel Tavares no Público, que refere, foi publicado antes da noticia do jornal I citada neste artigo.
      Se tal se vier a confirmar, cá estaremos como sempre para disso dar notícia e igual destaque.

      • Entretanto já que a lebre foi levantada, o Zap não perdeu a oportunidade de dar um empurrãozinho ao ministro.
        São só as esparrelas em que o ZAP vai caindo…

        • Cara Eu Mesma,
          O ZAP cai nas esparrelas que não puder evitar, mas não dá nem mais nem menos empurrões do que dava quando os ministros eram outros.

  5. É isso. Há gente que não perdoa a forma como este governo foi formado e depois não conseguem separar o que é essencial do resto.
    Para sermos mais precisos o I, relata factos sem os apresentar. Diz que houve troca de mails mas não os apresenta, portanto isto é, um suponhamos.
    Por outro lado o que está em causa é que a pessoa que incorreu na falta já se demitiu. Que interessa perguntar ao ministro se sabia, se disse ou não disse pra se demitir, se quis ou não quis? O ministro deverá ter mais que fazer. Os jornalistas apreenderam a fazer perguntas na escola do futebol

  6. Um mentiroso não pode ser ministro da educação porque a manter-se no cargo terão que rebatizar o ministério par deseducação.

  7. Quando vi a expressão dele quando respondeu à pivot da Sic notei total tranquilidade e calma. Afinal estava a mentir… Os tipos são mesmo profissionais…

RESPONDER

Redes sociais apertam Trump. Facebook elimina publicação, Twitter deixa ultimato

A rede social Facebook apagou esta quarta-feira, pela primeira vez, uma publicação do Presidente norte-americano, Donald Trump, alegando que em causa estava um conteúdo com afirmações falsas sobre a covid-19. Em causa está um vídeo …

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …