Em Fátima, o 13 de maio vai voltar a ser diferente. Autarquia lança vouchers a oferecer noites em hotéis

Paulo Novais / Lusa

Procissão de Velas em 2020

Há um ano, no dia 13 de maio, o Santuário de Fátima esteve vazio. Em 2021, e apesar de o país começar a desconfinar em abril, o cenário não será muito diferente.

Não é em 2021 que as celebrações do 13 de maio voltam a trazer as multidões de 100 mil a 200 mil peregrinos ao santuário de Fátima. De acordo com o Expresso, este não é, pelo menos, o cenário esperado pelos hoteleiros da região, que estão a sofrer a maior crise de sempre devido à pandemia de covid-19.

No dia 16 de fevereiro, Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, apresentou um pacote de apoios para o setor empresarial da região. Segundo o MedioTejo, o autarca anunciou a criação de um programa de vouchers para cidadãos nacionais poderem passar, gratuitamente, noites em Fátima.



A autarquia oferece a segunda noite a quem fizer uma reserva em hotéis da cidade a partir de abril e dá um vale de 10 euros para descontar em despesas feitas em restaurantes.

Ao semanário, Alexandre Marto, representante do Fátima Hotels e vice-presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), disse que a medida “é uma esperança, que representa o esforço grande de uma pequena câmara, e acima de tudo é um sinal forte que se dá ao país num momento em que a hotelaria está desesperada“.

“Não vai salvar o turismo, mas é uma ajuda, quando os municípios estão a fazer tão pouco para ajudar as empresas de turismo. Não ouvi falar de nada disto, por exemplo, no Algarve”, acrescentou. A iniciativa da câmara envolve 10 mil noites.

“O programa de 10.001 noites representa o apoio a 1% das noites observadas em 2019 em Fátima. Mas reconheço que representa um esforço relevante do município – 750 mil euros pode ser um valor simbólico distribuído pelos empresários, mas é importante e muito relevante para a Câmara Municipal de Ourém. Por isso temos de agradecer”, disse o autarca, aquando da apresentação das medidas.

Luís Albuquerque destacou ainda a queda de 78% nas dormidas. “Desde o início que tivemos noção que Ourém seria um concelho problemático”, disse, acrescentando, porém, que o desemprego continua abaixo da média nacional.

Em relação às celebrações do 13 de maio, Alexandre Marto prevê que o santuário adote uma posição semelhante à de 2020, em que passou as celebrações para 13 de outubro, com menos gente, e distanciamento assegurado através de círculos no chão.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Mais próximos do normal". Espanha levanta obrigação de máscaras no exterior na próxima semana

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias nos espaços exteriores em Espanha a partir de sábado, dia 26 de junho. "Este será o último fim de semana com …

"É o Governo que tem poder de decidir", diz Marcelo sobre Lisboa

O Presidente da República, que se encontra nos Estados Unidos, escusou-se a comentar as medidas sanitárias decretadas pelo Governo em relação à Área Metropolitana de Lisboa. O Chefe de Estado voltou a frisar à RTP que …

Em Portugal, cinco pessoas morreram após terem vacinação completa. Números não são "preocupantes"

Segundo a Direção-Geral de Saúde, 1.231 pessoas ficaram infetadas com covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas. A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou a existência de …

Aulas acabam hoje para 240 mil alunos. Ano correu "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas"

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos.Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte …

Benfica pode perder Grimaldo e Nuno Tavares, mas tem trunfo do Brasileirão na manga

Confrontado com a possibilidade de perder os seus dois laterais-esquerdos, Álex Grimaldo e Nuno Tavares, o Benfica estuda a contratação de Guilherme Arana. O Benfica pode perder dois laterais-esquerdos neste mercado de transferências. A situação de …

Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição "pode estar muito perto de ganhar" à Alemanha

A última vitória de Portugal frente à Alemanha foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição. Na antecipação do novo embate entre as duas equipas …

Rui Moreira recandidata-se ao último mandato com a promessa de um "futuro ainda melhor" para o Porto

O atual presidente da Câmara do Porto afirmou, esta quinta-feira, querer concluir os projetos que a pandemia da covid-19 "atrasou" e ter condições para "projetar um futuro ainda melhor" para a cidade. "Quero concluir os projetos …

Nomeações para o Estado são uma "prática abusiva" e estão "viciadas"

Sete em cada dez dirigentes da Administração Pública nomeados pelo Governo, após passarem o crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap), já ocupavam o cargo em regime de substituição. Neste regime, …

Genk e Antuérpia querem "roubar" Vertonghen a custo zero

Genk e Antuérpia estão a tentar que o Benfica rescinda contrato com Jan Vertonghen para que possam avançar para a contratação a custo zero do internacional belga. Aos 34 anos de idade, Jan Vertonghen não caminha …

Em 2013, Costa decidiu que a CML só enviaria dados à PSP e MAI. Ordem não foi respeitada

António Costa, então presidente da Câmara de Lisboa, decidiu em 2013 que não competia à autarquia estabelecer medidas de segurança, pelo que a partir dali a única coisa que os serviços iriam fazer era reencaminhar …