Em Fátima, o 13 de maio vai voltar a ser diferente. Autarquia lança vouchers a oferecer noites em hotéis

Paulo Novais / Lusa

Procissão de Velas em 2020

Há um ano, no dia 13 de maio, o Santuário de Fátima esteve vazio. Em 2021, e apesar de o país começar a desconfinar em abril, o cenário não será muito diferente.

Não é em 2021 que as celebrações do 13 de maio voltam a trazer as multidões de 100 mil a 200 mil peregrinos ao santuário de Fátima. De acordo com o Expresso, este não é, pelo menos, o cenário esperado pelos hoteleiros da região, que estão a sofrer a maior crise de sempre devido à pandemia de covid-19.

No dia 16 de fevereiro, Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, apresentou um pacote de apoios para o setor empresarial da região. Segundo o MedioTejo, o autarca anunciou a criação de um programa de vouchers para cidadãos nacionais poderem passar, gratuitamente, noites em Fátima.

A autarquia oferece a segunda noite a quem fizer uma reserva em hotéis da cidade a partir de abril e dá um vale de 10 euros para descontar em despesas feitas em restaurantes.

Ao semanário, Alexandre Marto, representante do Fátima Hotels e vice-presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), disse que a medida “é uma esperança, que representa o esforço grande de uma pequena câmara, e acima de tudo é um sinal forte que se dá ao país num momento em que a hotelaria está desesperada“.

“Não vai salvar o turismo, mas é uma ajuda, quando os municípios estão a fazer tão pouco para ajudar as empresas de turismo. Não ouvi falar de nada disto, por exemplo, no Algarve”, acrescentou. A iniciativa da câmara envolve 10 mil noites.

“O programa de 10.001 noites representa o apoio a 1% das noites observadas em 2019 em Fátima. Mas reconheço que representa um esforço relevante do município – 750 mil euros pode ser um valor simbólico distribuído pelos empresários, mas é importante e muito relevante para a Câmara Municipal de Ourém. Por isso temos de agradecer”, disse o autarca, aquando da apresentação das medidas.

Luís Albuquerque destacou ainda a queda de 78% nas dormidas. “Desde o início que tivemos noção que Ourém seria um concelho problemático”, disse, acrescentando, porém, que o desemprego continua abaixo da média nacional.

Em relação às celebrações do 13 de maio, Alexandre Marto prevê que o santuário adote uma posição semelhante à de 2020, em que passou as celebrações para 13 de outubro, com menos gente, e distanciamento assegurado através de círculos no chão.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …