/

Em breve, o Pólo Norte não terá gelo no verão

O Pólo Norte já não terá gelo no verão, pelo menos temporariamente. A eficácia das medidas de proteção climática determinará com que frequência e durante quanto tempo permanecerá assim.

Depois de analisarem 40 modelos climáticos, os cientistas consideraram a evolução da camada de gelo do Ártico num cenário com altas emissões de CO2 e pouca proteção climática. Como seria de esperar, o gelo do mar desapareceu rapidamente no verão.

No entanto, este novo estudo conclui que o gelo marinho do verão também desaparece ocasionalmente, mesmo se as emissões de CO2 forem reduzidas rapidamente.

Isto significa que se reduzirmos as emissões globais rápida e substancialmente e mantivermos o aquecimento global abaixo dos 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, o gelo do Ártico provavelmente desaparecerá ocasionalmente no verão, mesmo antes de 2050.

Isto é uma surpresa“, disse Dirk Notz, investigador da Universidade de Hamburgo e líder da equipa. O artigo científico foi publicado no dia 17 de abril na Geophysical Research Letters.

O Pólo Norte é coberto por gelo marinho durante todo o ano. No verão, a área da camada de gelo do mar diminui e no inverno cresce novamente.

Em resposta ao aquecimento global, a área coberta por gelo marinho encolheu nas últimas décadas, o que afetou substancialmente o ecossistema e o clima do Ártico. Além de ser uma reserva de caça e habitat para ursos polares e focas, a calota de gelo mantém o Ártico fresco, refletindo a luz do Sol, explica o EurekAlert.

De acordo com a investigação, a frequência com que o Ártico irá perder a cobertura de gelo marinho no futuro depende criticamente das emissões de CO2: se as emissões forem reduzidas rapidamente, os verões sem gelo acontecem apenas ocasionalmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.