Elon Musk teme que um robô ditador imortal acabe a dominar o mundo

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk, o visionário presidente da SpaceX e Tesla, teme que o desenvolvimento da Inteligência Artificial dê origem ao poder ditatorial de um robô, ao qual ninguém pode escapar.

“Na era da inteligência artificial podemos vir a criar um ‘ditador imortal ao qual nunca escaparíamos'”, disse Elon Musk no novo documentário “Confias no teu computador?“, produzido pelo cineasta Chris Paine.

O filme explora as expectativas e o perigo da Inteligência Artificial. Além disso, a obra expõe exemplos, desde as linhas de montagens de robôs, às bombas enviadas por drones, passando pela difusão de notícias falsas.

O fio temático que liga todos estes exemplos tem que ver com os esforços de programadores e engenheiros para fazer máquinas que imitam não só as capacidades físicas dos humanos, como também a nossa intuição e personalidade.

Em setembro do ano passado, Elon Musk advertiu que esta tecnologia cibernética poderia desencadear a Terceira Guerra Mundial. O CEO da SpaceX também classificou a Inteligência Artificial como “o maior risco que enfrentamos enquanto civilização” e, por isso, sugeriu uma regulamentação por parte das autoridades.

Em “Confias no teu computador?”, Musk sugere que a Inteligência Artificial desenvolvida já por governos autoritários possa durar mais que os líderes ou partidos que a impulsionam, criando uma estrutura permanente de opressão.

O fundador da Tesla e SpaceX quer difundir esta mensagem, tanto que chegou mesmo a sugerir que o filme fosse exibido gratuitamente durante o fim de semana.

“É um tema muito importante“, disse Musk perante uma multidão na estreia do filme em Los Angeles, nos Estados Unidos, na passada quinta-feira. “Vai afetar as nossas vidas de formas que nem sequer conseguimos imaginar neste momento”.

PARTILHAR

RESPONDER

Macron segue os passos de Portugal e remodela o Governo francês

Depois de Portugal, foi a vez da França fazer uma remodelação governamental. Quatro ministros estão de saída, entram oito e seis mudam de pasta. A remodelação do Governo francês foi anunciada na terça-feira, duas semanas depois …

Governo quer vender fardas da PSP e GNR na Internet

A criação de uma plataforma online para a venda das fardas dos militares da GNR e dos agentes da PSP é uma das medidas que consta do Orçamento do Estado para 2019, com o objectivo …

Explosão em escola na Crimeia faz 10 mortos e centenas de feridos

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas numa explosão no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia, de acordo com fontes médicas russas. "Como resultado de uma explosão no Instituto …

Relação confirma pena de prisão máxima para Pedro Dias

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou esta quarta-feira a decisão da primeira instância de condenar Pedro Dias a 25 anos de prisão por vários crimes cometidos em Aguiar da Beira, a 11 de outubro …

Benefícios fiscais só para novos contratos podem acelerar despejos

Depois de analisar as propostas do pacote de habitação, a UTAO avisa para as possíveis consequências das medidas de alívio fiscal no arrendamento, por apenas se aplicarem a novos contratos.   A Unidade Técnica de Apoio …

Subvenções vitalícias a políticos custam 7,17 milhões (e a lista continua em segredo)

O Orçamento de Estado para 2019 prevê um gasto de 7,17 milhões de euros com as subvenções vitalícias atribuídas a políticos. Um valor que desce apenas 90 mil euros, relativamente a 2018, numa altura em …

Afinal, a Google cedeu dados de bloggers ao Benfica

O Benfica chegou a acordo com a Google para a obtenção da identidade dos autores de blogues que divulgaram emails roubados ao clube. Os encarnados terão desistido da acção contra a gigante tecnológica. O Jornal de …

Centeno contraria Marcelo: “O único orçamento eleitoralista foi o de 2016”

Na sua primeira entrevista após a entrega do Orçamento de Estado para 2019, Mário Centeno rejeitou que a proposta seja eleitoralista, afirmando que o único orçamento eleitoralista nesta legislatura foi o de 2016. Ao contrário das …

Cerveja pode ficar cinco vezes mais cara devido às alterações climáticas

Más notícias para os amantes de cerveja. As alterações climáticas, além de elevarem o nível médio de mar e causarem furacões mais fortes e incêndios mais intensos, podem também prejudicar a produção e, consequente, a …

Governo acaba com curso que dava acesso direto a emprego no Estado

Na edição desta quarta-feira, o Público avança que, no Orçamento do Estado para 2019, o CEAGP será revogado e será criado um novo programa de formação destinado aos técnicos superiores. O Governo vai acabar com o …