A Inteligência Artificial é bem mais perigosa do que ogivas nucleares, diz Elon Musk

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O empresário manifestou a necessidade de se criar um organismo que regule o desenvolvimento da Inteligência Artificial porque, no futuro, vai superar as capacidades dos seres humanos.

O fundador das empresas SpaceX e Tesla, Elon Musk, advertiu para o sério perigo que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer porque, na sua opinião, “é bem mais perigosa do que as ogivas nucleares”.

“Estou muito próximo da IA e devo dizer que me assusta muito. É capaz de muito mais do que quase ninguém sabe e a sua taxa de melhoria é exponencial”, sublinhou.

Numa conferência sobre tecnologia em Austin, Texas, o empresário sul-africano manifestou a necessidade de criar um organismo que regule o seu desenvolvimento. Segundo Musk, a também chamada “inteligência computacional”, vai superar as capacidades do ser humano e há que tratar do assunto de forma segura.

Embora admita que não costume ser um “defensor da regulação e da supervisão”, Musk considera que a Humanidade corre grave perigo e, portanto, qualifica de “extrema importância” criar um organismo público com conhecimentos suficientes para conseguir supervisionar o desenvolvimento da IA de forma segura.

Para exemplificar esta opinião, o multimilionário usou o exemplo do sistema de IA conhecido como “AlphaGo Zero”, desenvolvido pela empresa DeepMind – adquirida pelo Google em 2014 -, que aprendeu a jogar o famoso jogo de estratégia chinês Go sem a intervenção humana. Simplesmente através de um jogo aleatório contra si mesmo. Além disso, a sua versão melhorada, “AlphaZero”, conseguiu derrotar inclusivamente o AlphaGo.

No entanto, Musk destacou que não o preocupa a IA em aplicações específicas como, por exemplo, nos carros autónomos ou outras ferramentas, porque não gera riscos severos. Por outro lado, enfatiza o perigo da “super inteligência digital” em máquinas com múltiplas funções, cuja potência de cálculo é “um milhão de vezes maior”.

“A sua taxa de melhoria é realmente dramática. Temos de encontrar a forma de garantir que a chegada da super inteligência digital seja simbiótica com a humanidade. Creio que essa é a maior crise existencial que enfrentamos e a mais urgente”, assegurou.

ZAP // RT / CNBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …