Elon Musk anuncia que não vai retirar a Tesla da bolsa

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O fundador da Tesla afirmou, esta sexta-feira, que os investidores da empresa de carros elétricos o convenceram a não privatizar a empresa, pelo que vai permanecer nos mercados de ações públicas.

“Embora a maioria dos acionistas com quem falei tenham dito que permaneceriam com a Tesla se nos privatizássemos, o sentimento, em poucas palavras, foi ‘por favor, não faça isso'”, disse Elon Musk, através de um comunicado.

O fundador da Tesla disse que tomou a decisão com base nos comentários dos acionistas, incluindo investidores institucionais, que argumentaram que têm regras internas que limitam o quanto podem investir numa empresa privada.

“Eu sabia que o processo de privatização seria um desafio, mas está claro que consumiria mais tempo e seria uma distração do que foi inicialmente planeado. Isto é um problema, pois devemos manter-nos focados em aumentar o Model 3 e ser rentável. Não alcançaremos a nossa missão de avançar a energia sustentada a menos que também sejamos financeiramente sustentáveis”, insistiu.

Além disso, Musk acrescentou que, depois das consultas, reuniu-se na quinta-feira com o Conselho Diretivo, e comunicou a decisão final de “manter pública” a empresa, algo com que o Conselho “esteve de acordo”.

No início deste mês, Musk colocou nas redes sociais a possibilidade de retirar a companhia da bolsa, depois de as ações terem registado um aumento drástico e a sua cotação foi temporariamente suspensa.

A avaliação desta possibilidade foi aberta depois de o empresário ter criticado abertamente os vendedores de ações da Tesla, que, segundo o CEO, prejudicam o desenvolvimento da empresa.

Musk também enfrenta preocupações sobre se a fábrica da empresa em Fremont, na Califórnia, conta com fundos suficientes para aumentar de forma sustentável a produção do Model 3 e sustentar os seus planos de crescimento com a introdução de novos veículos e novas infra-estruturas.

Depois de suspender a sua cotação, Musk enviou uma carta formal aos funcionários da Tesla, na qual explicava que a decisão de retirar a empresa da bolsa não era final e listou as razões pelas quais a mudança foi proposta.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …