Elon Musk anuncia que não vai retirar a Tesla da bolsa

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O fundador da Tesla afirmou, esta sexta-feira, que os investidores da empresa de carros elétricos o convenceram a não privatizar a empresa, pelo que vai permanecer nos mercados de ações públicas.

“Embora a maioria dos acionistas com quem falei tenham dito que permaneceriam com a Tesla se nos privatizássemos, o sentimento, em poucas palavras, foi ‘por favor, não faça isso'”, disse Elon Musk, através de um comunicado.

O fundador da Tesla disse que tomou a decisão com base nos comentários dos acionistas, incluindo investidores institucionais, que argumentaram que têm regras internas que limitam o quanto podem investir numa empresa privada.

“Eu sabia que o processo de privatização seria um desafio, mas está claro que consumiria mais tempo e seria uma distração do que foi inicialmente planeado. Isto é um problema, pois devemos manter-nos focados em aumentar o Model 3 e ser rentável. Não alcançaremos a nossa missão de avançar a energia sustentada a menos que também sejamos financeiramente sustentáveis”, insistiu.

Além disso, Musk acrescentou que, depois das consultas, reuniu-se na quinta-feira com o Conselho Diretivo, e comunicou a decisão final de “manter pública” a empresa, algo com que o Conselho “esteve de acordo”.

No início deste mês, Musk colocou nas redes sociais a possibilidade de retirar a companhia da bolsa, depois de as ações terem registado um aumento drástico e a sua cotação foi temporariamente suspensa.

A avaliação desta possibilidade foi aberta depois de o empresário ter criticado abertamente os vendedores de ações da Tesla, que, segundo o CEO, prejudicam o desenvolvimento da empresa.

Musk também enfrenta preocupações sobre se a fábrica da empresa em Fremont, na Califórnia, conta com fundos suficientes para aumentar de forma sustentável a produção do Model 3 e sustentar os seus planos de crescimento com a introdução de novos veículos e novas infra-estruturas.

Depois de suspender a sua cotação, Musk enviou uma carta formal aos funcionários da Tesla, na qual explicava que a decisão de retirar a empresa da bolsa não era final e listou as razões pelas quais a mudança foi proposta.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …