Elon Musk anuncia que não vai retirar a Tesla da bolsa

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O fundador da Tesla afirmou, esta sexta-feira, que os investidores da empresa de carros elétricos o convenceram a não privatizar a empresa, pelo que vai permanecer nos mercados de ações públicas.

“Embora a maioria dos acionistas com quem falei tenham dito que permaneceriam com a Tesla se nos privatizássemos, o sentimento, em poucas palavras, foi ‘por favor, não faça isso'”, disse Elon Musk, através de um comunicado.

O fundador da Tesla disse que tomou a decisão com base nos comentários dos acionistas, incluindo investidores institucionais, que argumentaram que têm regras internas que limitam o quanto podem investir numa empresa privada.

“Eu sabia que o processo de privatização seria um desafio, mas está claro que consumiria mais tempo e seria uma distração do que foi inicialmente planeado. Isto é um problema, pois devemos manter-nos focados em aumentar o Model 3 e ser rentável. Não alcançaremos a nossa missão de avançar a energia sustentada a menos que também sejamos financeiramente sustentáveis”, insistiu.

Além disso, Musk acrescentou que, depois das consultas, reuniu-se na quinta-feira com o Conselho Diretivo, e comunicou a decisão final de “manter pública” a empresa, algo com que o Conselho “esteve de acordo”.

No início deste mês, Musk colocou nas redes sociais a possibilidade de retirar a companhia da bolsa, depois de as ações terem registado um aumento drástico e a sua cotação foi temporariamente suspensa.

A avaliação desta possibilidade foi aberta depois de o empresário ter criticado abertamente os vendedores de ações da Tesla, que, segundo o CEO, prejudicam o desenvolvimento da empresa.

Musk também enfrenta preocupações sobre se a fábrica da empresa em Fremont, na Califórnia, conta com fundos suficientes para aumentar de forma sustentável a produção do Model 3 e sustentar os seus planos de crescimento com a introdução de novos veículos e novas infra-estruturas.

Depois de suspender a sua cotação, Musk enviou uma carta formal aos funcionários da Tesla, na qual explicava que a decisão de retirar a empresa da bolsa não era final e listou as razões pelas quais a mudança foi proposta.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro

Pedro Sánchez precisava do voto de 176 dos 350 deputados, mas só teve o sim da própria bancada parlamentar. Agora tem até quinta-feira para fechar um acordo com o Podemos. O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) …

China não deu ouvidos aos EUA e recebeu milhões de barris de petróleo do Irão

Apesar de os EUA terem imposto sanções a todos os países que comprem petróleo ao Irão, há uma nação que parece não ter dado ouvidos à Casa Branca. Há petroleiros iranianos a descarregar milhões de barris …

"Não se pode brincar com a saúde". Costa em rota de colisão com Ordem dos Médicos

Está o caldo entornado entre o primeiro-ministro e a Ordem dos Médicos (OM). A organização profissional reage com "estranheza" e muitas críticas às palavras de António Costa que acusou a OM de restringir a concorrência e …

O salário médio de um português compra 645 litros de gasolina. O espanhol compra o dobro

Com um salário médio, é possível comprar 645 litros de gasolina em Portugal, bastante menos do que podem comprar os habitantes dos países vizinhos nas mesmas condições, mostra um relatório desenvolvido pelo Picodi. De acordo com …

Helis de combate a incêndios em terra por falta de inspecção. A culpa é da burocracia

Há helicópteros de combate a incêndios impedidos de voar devido à falta de inspecção. Uma situação polémica que surge numa altura em que os fogos regressaram em força a Portugal e que é culpa da …

Trump garante que ganharia a guerra com o Afeganistão numa semana. "O país desaparecia em 10 dias”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu esta segunda-feira, na Casa Branca, que ganharia a guerra com o Afeganistão, que dura desde 2001, em apenas "uma semana". "Poderia vencer essa guerra numa semana. Só …

Pedrógão. Misericórdias juntam-se a processo sobre reconstrução de casas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai ser assistente no processo crime sobre as irregularidades na reconstrução de casas em Pedrógão Grande. O Ministério Público alega que várias entidades foram enganadas por autarcas. Há sensivelmente um …

Oficial: Carrillo deixa Benfica e assina por quatro épocas com Al Hilal

O futebolista internacional peruano, que estava vinculado ao Benfica, foi contratado pelo Al Hilal para as próximas quatro épocas. "O contrato de Andre Carrilo é de quatro anos. A assinatura decorreu no local de estágio da …

Temperaturas de 37ºC, trovoadas e granizo deixam alguns concelhos sob aviso

Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real estão, esta terça-feira, sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, trovoada e granizo. Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Norte …

Espanha em risco de novas eleições. Sánchez falha acordo para formar Governo

Os planos de Pedro Sánchez para formar governo parecem estar a desmoronar-se. O PSOE ainda não chegou a acordo com o Unidas Podemos e a abstenção do PP e do Ciudadanos parece longe de se …