Apoiantes de PS e AD preferem “geringonças” e “barafundas” – e não maioria absoluta

Mário Cruz / Lusa

Eleitores esperam para exercer o seu direito de voto para as eleições presidenciais de 2021

Maioria dos inquiridos prefere um governo de direita liderado pela coligação. Quanto à integração do Chega, depende de quem responde.

Ninguém sabe o que vai sair das eleições legislativas de 10 de Março mas a maioria dos portugueses prefere um governo de direita, liderado pela AD – mas não com maioria absoluta.

Essa é uma das principais conclusões da sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público.

Entre os quase 1.200 entrevistados, 31% preferem que o resultado das eleições seja um Governo liderado pela Aliança Democrática mas com acordos com outros partidos de direita.

Para esse acordo o Chega é o partido preferido, no geral, com 16% das preferências; segue-se a IL, com 14%.

No entanto, essa resposta muda muito quando a pergunta é feita só aos eleitores que vão votar AD: o partido que preferem para acordo pós-eleitoral é a IL (24%) e o Chega surge mais abaixo, com 15%.

À esquerda

Olhando para a esquerda, algo longe dos 31% de Governo de direita, aparecem os 23% dos inquiridos que preferiam ter um Governo PS apoiado por partidos à esquerda.

Aqui olham para o BE como a melhor solução (19%), seguido da CDU (12%), do Livre (6%) e do PAN (4%).

O BE volta a ser o partido mais mencionado entre os apoiantes do PS: 40% para o Bloco, 26% para a CDU, 13% para o Livre e 7% para o PAN.

Acordo ou maioria absoluta?

Acordo. Quer de um lado, quer do outro, a maioria dos apoiantes das respectivas forças políticas não quer maioria absoluta do PS ou da AD. Prefere acordos pós-eleitorais.

Entre quem vai votar na AD, 47% prefere um Governo apoiado por outros partidos à direita; 33% defende maioria absoluta.

Entre quem vai votar no PS, 48% gostaria de ter um Governo com outros partidos de esquerda; 31% quer nova maioria absoluta socialista.

No geral dos inquiridos, só 11% defende que uma maioria absoluta com AD seria o melhor resultado e 8% diz o mesmo sobre o PS.

Um bloco central, com Governo PS/PSD, é a melhor opção para 15% dos inquiridos.

Mas a grande maioria das pessoas (83%) não acredita que alguma força política tenha maioria absoluta.

Quem governa? Depende

53% dos eleitores defende que o Governo deve ser liderado pelo partido mais votado, enquanto 41% acha que deve ser quem conseguir apoio maioritário no Parlamento.

Os que vão votar AD reforçam: 64% defendem o partido mais votado, 32% prefere a segunda opção.

Mas há uma mudança quando as respostas são de eleitores PS: há um empate. 48% acha que deve ser o partido mais votado a governar, 48% acha que deve ser quem tiver apoio maioritário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.