Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rosina Ribeiro Pereira / Facebook

Rosina Ribeiro Pereira, ex-líder da JSD-Porto

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral.

Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita em janeiro de 2018, perdeu as eleições, no último sábado, para Rodrigo Passos por 61 votos.

O jornal escreve que o ato eleitoral terá sido marcado pela intervenção da PSP na sede do partido, no Bonfim, depois de ter sido chamada devido a alguma tensão entre as duas candidaturas por causa da não abertura das urnas à hora marcada.

Numa publicação no Facebook, a agora ex-dirigente da JSD-Porto diz sentir-se chocada com algumas coisas a que assistiu. “Ao fim de tanto tempo de atividade e participação partidária, ainda vejo coisas que me chocam, mas o que me leva a falar, para além da natureza dessas ações, é a sua frequência, naturalidade e a sensação de impunidade associada. Aquilo que considerava ser a exceção, tornou-se a regra”.

Rosina denuncia que “há pessoas que usam o seu horário de trabalho na função pública para trabalhar para o partido, colocando até as instalações ao serviço do mesmo, quando apenas, e só, deveriam estar ao serviço da população”, acrescentando que há “fichas de militantes que desaparecem porque não são do interesse do ‘cacique’, sem prestarem um único comprovativo de recebimento das mesmas”.

“Outras, usam dinheiro de campanhas eleitorais para comprar certos ‘jotas’ e, pior ainda, esses aceitam receber, criando assim a sua rede de dependência”, denuncia ainda.

“A verdade é que do lado dos ‘jotas’, a coisa não fica melhor“, afirma Rosina, revelando que se deparou com “a falta de educação, o bullying, a hostilização, a ação política motivada pelo ódio e pelos lugares, a subserviência a grupos de interesses, a incoerência e a falta de verticalidade”.

A candidata derrotada diz que, no sábado, “o ‘cacique’ foi ao extremo”, adiantando que, à porta da sede, havia “várias pessoas a ‘dar baixa’ de quem vinha ou não vinha”, vendo “fazer o que antes se fazia à porta fechada”.

“Existem, ainda, os que se consideram acima das regras. Que os horários de eleição não são para cumprir e que não é da sua competência organizar o ato eleitoral, mesmo quando são eleitos para tal”, refere, numa alusão ao presidente da mesa, João Menezes, que, segundo o mesmo jornal, chegou atrasado.

“Não fomos subservientes ao partido. Não nos calámos. Não desistimos. Não nos vergámos. Não nos vendemos. Não descartámos ninguém da nossa equipa para fazer acordo nenhum. Trabalhámos muito, fizemos da JSD do Porto aquilo que achamos que deve ser uma juventude partidária e, com isso, conseguimos captar imensa gente que veio para ficar e continuar a fazer diferente”.

“Outras etapas virão, mas sempre com a mesma certeza e convicção de que não estamos aqui para alimentar os vícios partidários. Ainda que todos, eu não”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …