115 mil em Espanha, 70 mil em Portugal. Mas a quota que eléctricos e híbridos plug-in ocupam no mercado total é o triplo em Portugal, comparando com o país vizinho.
O ano passado fechou com uma grande procura por carros eléctricos em Portugal: em Dezembro a procura foi o dobro do que um ano antes.
E não é só na procura: a compra confirma o aumento do interesse por eléctricos. Em 2024 os eléctricos e híbridos plug-in ocuparam uma quota de mercado de 33,4% no total dos veículos vendidos em Portugal. Um terço das vendas é de eléctricos ou híbridos plug-in.
Estes números têm sido destacados… em Espanha. A ANFAC – Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Camiões – olha para os números portugueses como um exemplo.
No total, no ano passado, até foram vendidos mais eléctricos e híbridos em Espanha (115 mil) do que em Portugal (70 mil).
Mas o mercado espanhol é muito maior. E, olhando para as quotas, os 11,4% em Espanha ficam muito abaixo da já mencionada 33,4% em Portugal.
Ou seja, em Espanha, por cada 9 veículos vendidos, apenas um é eléctrico ou híbrido; em Portugal, por cada 9 veículos vendidos, 3 são eléctricos ou híbridos.
Motivos
Do lado português, Elsa Serra, do ACP – Automóvel Club de Portugal, considera que Portugal tem um “ecossistema de mobilidade eléctrica e um investimento público na rede de carregamentos“.
“O condutor pode carregar em qualquer lado, o que lhe dá tranquilidade, sem pensar em parcerias”, continua a responsável, antes de destacar os incentivos fiscais às empresas neste contexto.
Do lado espanhol, Félix García Fernández, director de comunicação e marketing da ANFAC, começa logo por falar na falta de sinalização em Espanha. “Há muito poucos sinais” que indiquem a localização de postos de carregamento de eléctricos.
Félix também defende apoios directos no momento da compra, “em vez de se esperar 18 meses para receber”.
Para se ter uma noção, para cumprir metas ambientais do próprio Governo até 2030, no ano passado em Espanha devia ter-se vendido 280 mil plug-in; e foram vendidos pouco mais de metade (150 mil híbridos plug-in).