El Salvador aplica medidas “mais drásticas e duras” para conter homicídios nas prisões

Rodrigo Sura / EPA

Membros da gangue Barrio 18 numa cela no Complexo Penitenciário em Izalco, El Salvador

El Salvador está a aplicar desde segunda-feira medidas de segurança “mais drásticas e duras” nas prisões que acolhem 16 mil membros de gangues criminosos, para conter uma onda de homicídios que já fez 58 mortos.

A medida – que passa por selar as portas das celas com barras metálicas – foi adotada pelo diretor-geral das Prisões, Osiris Luna, que informou que este regime de isolamento já era aplicado na prisão de máxima segurança de Zacatecoluca e que agora se estenderá a seis outros estabelecimentos “indefinidamente”, noticiou a agência Lusa.

“Não vai entrar nem um raio de sol em nenhuma das celas” e os detidos “não poderão ter nenhum tipo de comunicação”, garantiu, em conferência de imprensa. Luna garantiu que as medidas, aplicadas em resposta a uma vaga de assassinatos registada entre sexta-feira e domingo, estão “dentro da lei” e são “necessárias”.

A Procuradoria-Geral da República salvadorenha confirmou à agência espanhola Efe que nas prisões se registaram 24 homicídios na sexta-feira, 12 no sábado e 22 no domingo.

O Governo salvadorenho tem garantido o bloqueio das comunicações dentro das prisões, mas os gangues começaram a enviar ordens de execução através de presos em liberdade condicional ou em saída precária.

Luna quer que todas as prisões se assemelhem a Zacatecoluca, com um regime “forte, duro, com ordem, controlo e disciplina”.

Segundo as autoridades locais, El Salvador tem um dos sistemas prisionais mais sobrelotados do mundo e várias organizações humanitárias assinalaram, no passado, a vulnerabilidade dos presos a ficarem doentes com tuberculose.

A Efe constatou que os detidos nas prisões não usam máscaras nem cumprem a distância de segurança para conter a propagação da Covid-19. Ainda assim, não há registo oficial de nenhum preso infetado entre as 323 pessoas detetadas com o novo coronavírus.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana. Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os …

"Beijar da cruz" em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença …

Reino Unido está a combater mais de 100 surtos localizados por semana

As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos localizados de covid-19 por semana no Reino Unido. As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos …

Pedro Mendes quer sair do Sporting. Jovem promessa pede tempo de jogo

Pedro Mendes quer sair do Sporting CP. A jovem promessa do Sporting queixa-se de falta de tempo de jogo na equipa principal. Desde janeiro só jogou 75 minutos. Sem o tempo de jogo ambicionado, Pedro Mendes …