Eis Scotty, o verdadeiro rei dos dinossauros batizado em nome de um whisky escocês

ScottRobertAnselmo / Wikimedia

O maior e mais imponente Tiranossauro Rex do mundo foi finalmente apresentado – chama-se Scotty. Volvidos quase 30 anos após a sua descoberta, uma equipa de cientistas conseguiu reconstruir quase todo o esqueleto (cerca de 65%), rotulando-o como o maior predador terrestre já encontrado.  

“Este é o rex dos ´rexes´”, destacou, em comunicado, Scott Persons, líder da investigação e cientista do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta, no Canadá.

O esqueleto, descoberto em 1991 no oeste do Canadá, é o maior já encontrado da espécie, sendo também o maior até agora encontrado neste país, revelam os investigadores na mesma nota de imprensa. Após uma longa jornada para reconstruir o esqueleto, os paleólogos confirmam: este foi o verdadeiro rei dos dinossauros.

O colossal Scotty, assim batizado em honra à garrafa de whisky escocês que os cientistas beberam na mesma noite que descobriram o fóssil, tinha 13 metros de largura e, provavelmente, pesava mais de 8,8 toneladas.

Este é o maior espécime de todos os dinossauros carnívoros, asseguram os cientistas daquela universidade. Tal como escreveu Persons na sua conta de Twitter, era difícil algum outro espécime ser rei durante a “era” de Scotty. “Há uma considerável variação de tamanho entre os Tyrannosaurus. Alguns eram mais compridos e e outros mais robustos. Scotty é um exemplo dos mais robustos”, explicou.

Depois da descoberta, os paleontólogos passaram mais de uma década só para remover a areia que cobria os ossos. Recentemente, voltaram à investigação, na qual constataram as características únicas do animal que vão muito para além do seu tamanho. Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista The Anatomical Record. 

“Scotty é o T. Rex mais velho conhecido“, revelou o investigador, dando conta que o enorme predador viveu mais de 30 anos. “Com isto quero dizer que, [este T-Rex] teria apagado muitas velas no seu bolo de aniversário (…) Scotty é um homem velho”.

“Para os padrões dos Tyrannosaurus, teve uma vida extraordinariamente longa. E foi violenta”, observou. “Há patologias no esqueleto, em locais onde os ossos apresentam cicatrizes de grandes lesões”. Entre as marcas de Scotty é possível encontrar costelas partidas, uma mandíbula infetada e uma outra ferida na sua cauda que, segundo adiantaram os cientistas, pode ter sido feita por outro T-Rex.

“Acredito que haverá sempre grandes descobertas a serem feitas. Mas, a partir de agora, este Tyrannosaurus é o maior predador terrestre conhecido pela Ciência”, assegurou.

O esqueleto de Scotty será exibido a partir do próximo mês de maior no Royal Museum, na província canadiana de Saskatchewan.

SA, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha em risco de novas eleições. Sánchez falha acordo para formar Governo

Os planos de Pedro Sánchez para formar governo parecem estar a desmoronar-se. O PSOE ainda não chegou a acordo com o Unidas Podemos e a abstenção do PP e do Ciudadanos parece longe de se …

Boris Johnson vai ser o novo primeiro-ministro britânico

Boris Johnson é o novo líder do Partido Conservador. O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros foi o mais votado as eleições internas. Os resultados foram conhecidos na manhã desta terça-feira, depois de semanas de votações entre …

INEM levou quatro horas a socorrer ferido grave em Vila de Rei

O INEM levou quatro horas a socorrer o ferido mais grave do incêndio de Vila de Rei, em Castelo Branco, que deflagrou este sábado, avança o Jornal de Notícias esta terça-feira na sua edição impressa. …

Publicidade a iogurtes, cereais e chocolates vai ser (quase) extinta

A guerra ao açúcar em Portugal vai provocar uma grande redução na publicidade dirigida a menores de muitos iogurtes, cereais de pequeno almoço e chocolate. Entre os produtos que vão deixar de ser publicitados junto a …

Sindicatos chegam a acordo com Transtejo e Soflusa e equacionam levantar greve

Os sindicatos dos trabalhadores da Transtejo e Soflusa aceitaram, esta segunda-feira, um aumento de 28 euros para todas as categorias, incluindo a dos mestres, comprometendo-se a levantar a greve caso os trabalhadores aprovem a decisão. "A …

Cavaco Silva avisou, mas Sócrates recusou alterar acordo que favorece Berardo

Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no Centro Cultural de Belém (CCB), mas o ex-primeiro-ministro recusou alterar o acordo que …

PS deixa cair lei. Subvenções vitalícias continuam em segredo

Quando a lista das subvenções mensais vitalícias foi suspensa, em agosto de 2018, o PS anunciou que aprovaria uma proposta que garantisse a sua publicação. Onze meses depois, concluiu que não é necessária. A Caixa Geral …

Morreu David Hedison, o agente da CIA aliado de James Bond

David Hedison, o ator norte-americano que participou em dois filmes da saga de James Bond, morreu esta segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 92 anos. A informação foi avançada na página oficial do Twitter …

Ninhos descobertos na Mongólia mostram que os dinossauros protegiam os seus ovos

Ninhos de dinossauro descobertos no Deserto de Gobi, na Mongólia, mostram que estes animais pré-históricos faziam ninhos em grupo e, tal como os pássaros, protegiam os seus ovos. De acordo com a revista Nature, uma equipa …

Banco de Portugal gasta meio milhão em mudanças (sem sequer se ter mudado)

O Banco de Portugal tem estado em mudanças. Além das institucionais, com o fim do segundo mandato de Carlos Costa no próximo ano, há também mudanças físicas: haverá um novo edifício para a concentração dos …