Eis Scotty, o verdadeiro rei dos dinossauros batizado em nome de um whisky escocês

ScottRobertAnselmo / Wikimedia

O maior e mais imponente Tiranossauro Rex do mundo foi finalmente apresentado – chama-se Scotty. Volvidos quase 30 anos após a sua descoberta, uma equipa de cientistas conseguiu reconstruir quase todo o esqueleto (cerca de 65%), rotulando-o como o maior predador terrestre já encontrado.  

“Este é o rex dos ´rexes´”, destacou, em comunicado, Scott Persons, líder da investigação e cientista do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta, no Canadá.

O esqueleto, descoberto em 1991 no oeste do Canadá, é o maior já encontrado da espécie, sendo também o maior até agora encontrado neste país, revelam os investigadores na mesma nota de imprensa. Após uma longa jornada para reconstruir o esqueleto, os paleólogos confirmam: este foi o verdadeiro rei dos dinossauros.

O colossal Scotty, assim batizado em honra à garrafa de whisky escocês que os cientistas beberam na mesma noite que descobriram o fóssil, tinha 13 metros de largura e, provavelmente, pesava mais de 8,8 toneladas.

Este é o maior espécime de todos os dinossauros carnívoros, asseguram os cientistas daquela universidade. Tal como escreveu Persons na sua conta de Twitter, era difícil algum outro espécime ser rei durante a “era” de Scotty. “Há uma considerável variação de tamanho entre os Tyrannosaurus. Alguns eram mais compridos e e outros mais robustos. Scotty é um exemplo dos mais robustos”, explicou.

Depois da descoberta, os paleontólogos passaram mais de uma década só para remover a areia que cobria os ossos. Recentemente, voltaram à investigação, na qual constataram as características únicas do animal que vão muito para além do seu tamanho. Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista The Anatomical Record. 

“Scotty é o T. Rex mais velho conhecido“, revelou o investigador, dando conta que o enorme predador viveu mais de 30 anos. “Com isto quero dizer que, [este T-Rex] teria apagado muitas velas no seu bolo de aniversário (…) Scotty é um homem velho”.

“Para os padrões dos Tyrannosaurus, teve uma vida extraordinariamente longa. E foi violenta”, observou. “Há patologias no esqueleto, em locais onde os ossos apresentam cicatrizes de grandes lesões”. Entre as marcas de Scotty é possível encontrar costelas partidas, uma mandíbula infetada e uma outra ferida na sua cauda que, segundo adiantaram os cientistas, pode ter sido feita por outro T-Rex.

“Acredito que haverá sempre grandes descobertas a serem feitas. Mas, a partir de agora, este Tyrannosaurus é o maior predador terrestre conhecido pela Ciência”, assegurou.

O esqueleto de Scotty será exibido a partir do próximo mês de maior no Royal Museum, na província canadiana de Saskatchewan.

SA, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …