Eight360 Nova, a bola giratória que vai virar o mundo de cabeça para baixo

O Eight360 Nova, apelidado de “bola da morte giratória”, é a mais recente plataforma de simulação que permite criar qualquer tipo de efeito de gravidade. Desde um avião de combate a uma nave espacial: dentro desta bola giratória tudo é possível.

A startup neozelandesa Eight360 acaba de lançar a mais “louca” experiência de realidade virtual, que irá, literalmente, virar o mundo ao contrário.

A tecnológica desenvolveu um simulador de movimento, chamado Nova, que faz uso da realidade virtual para fornecer uma experiência sem limites, diferente de outra qualquer já existente no mercado. O design esférico proporciona uma rotação completamente ilimitada e em qualquer direção.

Segundo Terry Miller, fundador da empresa, esta configuração em forma de bola permite que o Nova simule uma ampla gama de forças que sentiríamos dentro de uma nave espacial, por exemplo. Num jogo, esta amplitude de movimento e de sensações eleva o nível de realidade: “basta entrar, apertar o cinto e é imediatamente transportado para outra realidade”.

Miller sempre foi uma apaixonado por tecnologia. “Começar é sempre a parte mais difícil, mas é também a mais emocionante. Tudo isto começou por ser um projeto de garagem que saiu rapidamente do controlo”, contou.

Segundo o New Atlas, a base está conectada a um soquete trifásico padrão e a bola contém um poderoso computador, um equipamento de armazenamento de energia, uma cadeira, auscultadores e qualquer tipo de sistema de controlo que seja adequado à finalidade do Nova.

Os efeitos de gravidade não simulam apenas ângulos de inclinação, como também aceleração, desaceleração, forças de viragem, solavancos e batidas.

Além de jogos de realidade virtual, esta tecnologia poderá ser usada na promoção de um determinado lugar, nomeadamente na reprodução de atividades previamente gravadas, de modo a proporcionar ao utilizador toda a experiência como se estivesse a usufruir do local na vida real. Esta “bola da morte” é apenas a resposta física do conteúdo.

O Nova pode também ser uma preciosa ajuda nas indústrias de mineração e silvicultura, áreas que implicam ângulos de inclinação e onde os veículos, que custam milhões de dólares, provocam muitos acidentes.

“Estamos a ponderar alugar o Nova como modelo de hardware, com manutenção e atualizações contínuas. O custo estará na ordem dos 150 mil dólares por ano.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …