Eight360 Nova, a bola giratória que vai virar o mundo de cabeça para baixo

O Eight360 Nova, apelidado de “bola da morte giratória”, é a mais recente plataforma de simulação que permite criar qualquer tipo de efeito de gravidade. Desde um avião de combate a uma nave espacial: dentro desta bola giratória tudo é possível.

A startup neozelandesa Eight360 acaba de lançar a mais “louca” experiência de realidade virtual, que irá, literalmente, virar o mundo ao contrário.

A tecnológica desenvolveu um simulador de movimento, chamado Nova, que faz uso da realidade virtual para fornecer uma experiência sem limites, diferente de outra qualquer já existente no mercado. O design esférico proporciona uma rotação completamente ilimitada e em qualquer direção.

Segundo Terry Miller, fundador da empresa, esta configuração em forma de bola permite que o Nova simule uma ampla gama de forças que sentiríamos dentro de uma nave espacial, por exemplo. Num jogo, esta amplitude de movimento e de sensações eleva o nível de realidade: “basta entrar, apertar o cinto e é imediatamente transportado para outra realidade”.

Miller sempre foi uma apaixonado por tecnologia. “Começar é sempre a parte mais difícil, mas é também a mais emocionante. Tudo isto começou por ser um projeto de garagem que saiu rapidamente do controlo”, contou.

Segundo o New Atlas, a base está conectada a um soquete trifásico padrão e a bola contém um poderoso computador, um equipamento de armazenamento de energia, uma cadeira, auscultadores e qualquer tipo de sistema de controlo que seja adequado à finalidade do Nova.

Os efeitos de gravidade não simulam apenas ângulos de inclinação, como também aceleração, desaceleração, forças de viragem, solavancos e batidas.

Além de jogos de realidade virtual, esta tecnologia poderá ser usada na promoção de um determinado lugar, nomeadamente na reprodução de atividades previamente gravadas, de modo a proporcionar ao utilizador toda a experiência como se estivesse a usufruir do local na vida real. Esta “bola da morte” é apenas a resposta física do conteúdo.

O Nova pode também ser uma preciosa ajuda nas indústrias de mineração e silvicultura, áreas que implicam ângulos de inclinação e onde os veículos, que custam milhões de dólares, provocam muitos acidentes.

“Estamos a ponderar alugar o Nova como modelo de hardware, com manutenção e atualizações contínuas. O custo estará na ordem dos 150 mil dólares por ano.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …