Edward Snowden pede a Barack Obama que o perdoe

Laura Poitras / Wikimedia

-

O consultor informático, que revelou em 2013 a extensão da espionagem eletrónica norte-americana, apelou ao Presidente Barack Obama para lhe conceder perdão antes de deixar o cargo em janeiro de 2017.

Numa entrevista ao The Guardian, Edward Snowden considera que as suas revelações beneficiaram o seu país.

“Sim, existem leis que dizem certas coisas, mas talvez seja por isso que existe o poder de atribuir o perdão – para as exceções, para as coisas que parecem ilegais, mas que se forem vistas de um ponto de vista moral, ético, aparecem como necessárias”, declara no vídeo da entrevista que deu a partir de Moscovo.

O ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla em inglês) está há três anos na capital da Rússia, depois de ter divulgado numerosos documentos secretos de uma das mais secretas agências de informação norte-americanas, especializada na interceção de comunicações eletrónicas.

Snowden foi acusado de espionagem nos Estados Unidos e arrisca uma pena de até 30 anos de prisão.

“Penso que se olharem para os benefícios, é claro que desde 2013 as leis do nosso país mudaram. O Congresso, os tribunais e o Presidente, todos mudaram a sua política após estas revelações. Ao mesmo tempo, nunca houve provas de que alguém tenha sofrido”, adianta o informático.

Segundo o diário britânico, Edward Snowden ainda pretende voltar para os EUA e parece confiante, apesar de todas as provas que essa situação não vá acontecer.

No ano passado, a Casa Branca rejeitou uma petição com mais de 150 mil assinaturas para que Snowden fosse perdoado.

O realizador Oliver Stone, cujo filme “Snowden” se estreou no sábado em Toronto, disse esperar que Barack Obama mude de opinião.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora deves estar à rasca e queres que o barraca abana te perdoe. Quem te deve perdoar é o novo presidente que aí vem que ele deve ser fresco. Para traidores e foras-da-lei!!!

  2. Já viste que viver na Rússia não é a mesma coisa… Por lá, se fizesses o mesmo, já estavas na sibéria a refrescar as ideias.
    Quiseste a fama, agora aguenta…

  3. Sempre houve traidores.
    A novidade é a moleza da neo cultura ocidental impregnada de falso e hipócritas moralismos!
    Morte aos traidores nem mas nem menos!

    • Traidores são aqueles como tu que não importam oferecer a alma ao estado (diabo) e nem pedem nada em troca. Podes amar ao estado e a suas leis como um bom fascista enquanto os mais inteligentes lutam para manter a pouca liberdade que ainda resta ao povo. O estado e um mal necessário que tem de ser vigiado. O Snowden e em verdadeiro herói e duvido muito que fez o que fez por causa da fama. Tanta ignorância.

RESPONDER

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …

Soares reforça equipa que não venceu qualquer jogo na liga

Avançado brasileiro deixa o campeão português para representar uma equipa que ficou no último lugar do campeonato chinês deste ano. A mudança já era esperada e agora foi confirmada: Soares já não faz parte do plantel …