Edward Snowden pede a Barack Obama que o perdoe

Laura Poitras / Wikimedia

-

O consultor informático, que revelou em 2013 a extensão da espionagem eletrónica norte-americana, apelou ao Presidente Barack Obama para lhe conceder perdão antes de deixar o cargo em janeiro de 2017.

Numa entrevista ao The Guardian, Edward Snowden considera que as suas revelações beneficiaram o seu país.

“Sim, existem leis que dizem certas coisas, mas talvez seja por isso que existe o poder de atribuir o perdão – para as exceções, para as coisas que parecem ilegais, mas que se forem vistas de um ponto de vista moral, ético, aparecem como necessárias”, declara no vídeo da entrevista que deu a partir de Moscovo.

O ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla em inglês) está há três anos na capital da Rússia, depois de ter divulgado numerosos documentos secretos de uma das mais secretas agências de informação norte-americanas, especializada na interceção de comunicações eletrónicas.

Snowden foi acusado de espionagem nos Estados Unidos e arrisca uma pena de até 30 anos de prisão.

“Penso que se olharem para os benefícios, é claro que desde 2013 as leis do nosso país mudaram. O Congresso, os tribunais e o Presidente, todos mudaram a sua política após estas revelações. Ao mesmo tempo, nunca houve provas de que alguém tenha sofrido”, adianta o informático.

Segundo o diário britânico, Edward Snowden ainda pretende voltar para os EUA e parece confiante, apesar de todas as provas que essa situação não vá acontecer.

No ano passado, a Casa Branca rejeitou uma petição com mais de 150 mil assinaturas para que Snowden fosse perdoado.

O realizador Oliver Stone, cujo filme “Snowden” se estreou no sábado em Toronto, disse esperar que Barack Obama mude de opinião.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora deves estar à rasca e queres que o barraca abana te perdoe. Quem te deve perdoar é o novo presidente que aí vem que ele deve ser fresco. Para traidores e foras-da-lei!!!

  2. Já viste que viver na Rússia não é a mesma coisa… Por lá, se fizesses o mesmo, já estavas na sibéria a refrescar as ideias.
    Quiseste a fama, agora aguenta…

  3. Sempre houve traidores.
    A novidade é a moleza da neo cultura ocidental impregnada de falso e hipócritas moralismos!
    Morte aos traidores nem mas nem menos!

    • Traidores são aqueles como tu que não importam oferecer a alma ao estado (diabo) e nem pedem nada em troca. Podes amar ao estado e a suas leis como um bom fascista enquanto os mais inteligentes lutam para manter a pouca liberdade que ainda resta ao povo. O estado e um mal necessário que tem de ser vigiado. O Snowden e em verdadeiro herói e duvido muito que fez o que fez por causa da fama. Tanta ignorância.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …