Edward Snowden pede a Barack Obama que o perdoe

Laura Poitras / Wikimedia

-

O consultor informático, que revelou em 2013 a extensão da espionagem eletrónica norte-americana, apelou ao Presidente Barack Obama para lhe conceder perdão antes de deixar o cargo em janeiro de 2017.

Numa entrevista ao The Guardian, Edward Snowden considera que as suas revelações beneficiaram o seu país.

“Sim, existem leis que dizem certas coisas, mas talvez seja por isso que existe o poder de atribuir o perdão – para as exceções, para as coisas que parecem ilegais, mas que se forem vistas de um ponto de vista moral, ético, aparecem como necessárias”, declara no vídeo da entrevista que deu a partir de Moscovo.

O ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla em inglês) está há três anos na capital da Rússia, depois de ter divulgado numerosos documentos secretos de uma das mais secretas agências de informação norte-americanas, especializada na interceção de comunicações eletrónicas.

Snowden foi acusado de espionagem nos Estados Unidos e arrisca uma pena de até 30 anos de prisão.

“Penso que se olharem para os benefícios, é claro que desde 2013 as leis do nosso país mudaram. O Congresso, os tribunais e o Presidente, todos mudaram a sua política após estas revelações. Ao mesmo tempo, nunca houve provas de que alguém tenha sofrido”, adianta o informático.

Segundo o diário britânico, Edward Snowden ainda pretende voltar para os EUA e parece confiante, apesar de todas as provas que essa situação não vá acontecer.

No ano passado, a Casa Branca rejeitou uma petição com mais de 150 mil assinaturas para que Snowden fosse perdoado.

O realizador Oliver Stone, cujo filme “Snowden” se estreou no sábado em Toronto, disse esperar que Barack Obama mude de opinião.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora deves estar à rasca e queres que o barraca abana te perdoe. Quem te deve perdoar é o novo presidente que aí vem que ele deve ser fresco. Para traidores e foras-da-lei!!!

  2. Já viste que viver na Rússia não é a mesma coisa… Por lá, se fizesses o mesmo, já estavas na sibéria a refrescar as ideias.
    Quiseste a fama, agora aguenta…

  3. Sempre houve traidores.
    A novidade é a moleza da neo cultura ocidental impregnada de falso e hipócritas moralismos!
    Morte aos traidores nem mas nem menos!

    • Traidores são aqueles como tu que não importam oferecer a alma ao estado (diabo) e nem pedem nada em troca. Podes amar ao estado e a suas leis como um bom fascista enquanto os mais inteligentes lutam para manter a pouca liberdade que ainda resta ao povo. O estado e um mal necessário que tem de ser vigiado. O Snowden e em verdadeiro herói e duvido muito que fez o que fez por causa da fama. Tanta ignorância.

RESPONDER

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …