/

Edward Snowden ganhou um milhão de euros em 67 palestras. Visita ao Estoril foi das mais lucrativas

Svein Ove Ekornesvaag / EPA

Edward Snowden, que publicou documentos classificados sobre o programa de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, recebeu 1,2 milhões de dólares (um milhão de euros) em palestras, de acordo com um novo processo judicial.

De acordo com o Politico, os advogados do Departamento de Justiça dos Estados Unidos entregaram a contagem ao tribunal federal de Alexandria na sexta-feira passada como parte de um processo em andamento que visa retirar de Snowden todos os lucros que ganhou com base em informações confidenciais que roubou à Agência de Segurança Nacional (NSA).

O agente de Snowden relatou que organizou 67 palestras virtuais e painéis de discussão entre setembro de 2015 e maio de 2020. O maior pagamento de palestras divulgado por Snowden é o primeiro da lista: 50 mil dólares por um discurso para a corretora CLSA de Hong Kong em 2015.

Outras aparições caras incluem uma entrada na agência de publicidade Piston no Kuwait por 35 mil dólares, uma palestra nas Conferências do Estoril, em Cascais, por 32 mil dólares, e uma participação na palestra “Motive-se” e uma apresentação na Park City Performing Arts Foundation – 30 mil dólares cada.

A lista também inclui pagamentos que Snowden recebeu de faculdades e universidades: 25 mil dólares da Universidade de Waterloo, 20 mil dólares por cada audiência na Universidade Johns Hopkins e na Universidade de Winnipeg, 18 mil dólares da Middlebury College e Universidade de Alberta, 15 mil dólares sa Universidade de Pittsburgh, 14 mil dólares das Ontario Colleges e 12 mil dólares da Universidades Wesleyan Ohio e Georgetown.

Segundo o Politico, embora os críticos vejam os pagamentos como uma capitalização dos seus supostos crimes, as receitas também podem dissipar as suspeitas de que está a ser apoiado financeiramente pelo governo russo, que lhe concedeu asilo temporário em 2013

A ação federal movida em agosto de 2019 acusa Snowden de violar vários acordos relativos a informações confidenciais por não ter falado dos seus discursos e do seu livro recente com a NSA e a CIA antecipadamente. Os advogados de Snowden reconheceram que não o fez, mas disseram que as agências não o teriam tratado de forma justa.

O juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Liam O’Grady, decidiu a favor do Governo no caso em dezembro, sustentando que o Governo tem direito ao produto do livro e aos lucros de Snowden com os discursos.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.