Edward Snowden ganhou um milhão de euros em 67 palestras. Visita ao Estoril foi das mais lucrativas

Svein Ove Ekornesvaag / EPA

Edward Snowden, que publicou documentos classificados sobre o programa de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, recebeu 1,2 milhões de dólares (um milhão de euros) em palestras, de acordo com um novo processo judicial.

De acordo com o Politico, os advogados do Departamento de Justiça dos Estados Unidos entregaram a contagem ao tribunal federal de Alexandria na sexta-feira passada como parte de um processo em andamento que visa retirar de Snowden todos os lucros que ganhou com base em informações confidenciais que roubou à Agência de Segurança Nacional (NSA).

O agente de Snowden relatou que organizou 67 palestras virtuais e painéis de discussão entre setembro de 2015 e maio de 2020. O maior pagamento de palestras divulgado por Snowden é o primeiro da lista: 50 mil dólares por um discurso para a corretora CLSA de Hong Kong em 2015.

Outras aparições caras incluem uma entrada na agência de publicidade Piston no Kuwait por 35 mil dólares, uma palestra nas Conferências do Estoril, em Cascais, por 32 mil dólares, e uma participação na palestra “Motive-se” e uma apresentação na Park City Performing Arts Foundation – 30 mil dólares cada.

A lista também inclui pagamentos que Snowden recebeu de faculdades e universidades: 25 mil dólares da Universidade de Waterloo, 20 mil dólares por cada audiência na Universidade Johns Hopkins e na Universidade de Winnipeg, 18 mil dólares da Middlebury College e Universidade de Alberta, 15 mil dólares sa Universidade de Pittsburgh, 14 mil dólares das Ontario Colleges e 12 mil dólares da Universidades Wesleyan Ohio e Georgetown.

Segundo o Politico, embora os críticos vejam os pagamentos como uma capitalização dos seus supostos crimes, as receitas também podem dissipar as suspeitas de que está a ser apoiado financeiramente pelo governo russo, que lhe concedeu asilo temporário em 2013

A ação federal movida em agosto de 2019 acusa Snowden de violar vários acordos relativos a informações confidenciais por não ter falado dos seus discursos e do seu livro recente com a NSA e a CIA antecipadamente. Os advogados de Snowden reconheceram que não o fez, mas disseram que as agências não o teriam tratado de forma justa.

O juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Liam O’Grady, decidiu a favor do Governo no caso em dezembro, sustentando que o Governo tem direito ao produto do livro e aos lucros de Snowden com os discursos.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …