Educadora julgada por atingir bebé com água a 60 graus

55Laney69 / Flickr

-

O Ministério Público (MP) acusou uma educadora de infância de uma creche de Massamá, concelho de Sintra, de ofensa à integridade física negligente por atingir uma bebé de 13 meses com água a 60 graus.

Os pais da menina, que se constituíram como assistentes no processo, reclamam da arguida, hoje com 29 anos, o pagamento de uma indemnização cível de 30 mil euros. A primeira sessão do julgamento está agendada para as 09:00 de segunda-feira no Juízo de Média Instância Criminal, no Tribunal de Sintra.

Segundo o despacho de acusação do MP, a que a agência Lusa teve acesso, a criança “sofreu queimaduras extensas de 2.º grau, no dorso e nas nádegas, abrangendo cerca de 10% da sua superfície corporal”. As lesões “provocaram à menor 398 dias de doença, um período de internamento de 17 dias na Unidade de Queimados do Hospital Dona Estefânia e, após a alta hospitalar, a ida a várias consultas nessa Unidade”.

A acusação explica que na tarde de 4 de novembro de 2011, numa das salas da creche, a arguida verificou que, após ter mudado a fralda à bebé, era necessário lavá-la.

O MP frisa que a arguida “tinha conhecimento” que a creche é servida por termoacumulador regulado para 60 graus e que, se não fosse previamente temperada, a água proveniente da misturadora instalada junto à banheira estaria a essa temperatura.

“Não obstante esse conhecimento, a arguida sentou a menor na banheira, de costas para a referida misturadora e abriu-a totalmente regulada para a água quente, afastando-se, momentaneamente, por motivos não concretamente apurados”, acrescenta a acusação.

O MP sustenta que a educadora “não actuou com cuidado e diligência” a que estava obrigada.

“A arguida não cuidou de, previamente, regular a referida misturadora, sentando a menor numa posição em que iria ser atingida pela mesma, e afastou-se, sem tomar qualquer cautela destinada a evitar que a menina sofresse as queimaduras”, frisa a despacho.

Fonte ligada ao processo adiantou à Lusa que, alguns dias após os factos, a arguida se despediu da creche em causa.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …