/

Revelados documentos sensíveis que implicam Eduardo dos Santos na corrupção da Sonangol

1

Manuel de Almeida / Lusa

O ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Ao fundo, a figura do novo presidente, João Lourenço

Manuel Vicente revelou uma série de documentos que implicam o antigo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, em vários dos esquemas de corrupção da Sonangol.

O antigo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, reuniu-se com o atual presidente angolano, João Lourenço, para denunciar a participação de José Eduardo dos Santos em alguns dos maiores negócios que envolvem a Sonangol.

Ao que o Expresso apurou, as autoridades de Luanda já não têm dúvidas de que Eduardo dos Santos esteve profundamente envolvido nos esquemas da petrolífera.

Na sua visita ao palácio presidencial para reunir com João Lourenço, Manuel Vicente, que até janeiro de 2012 foi presidente do Conselho de Administração da Sonangol, fez-se acompanhar de elementos que comprovam ordens dadas expressamente por José Eduardo dos Santos, que deram origem a alguns dos maiores escândalos de corrupção envolvendo a petrolífera estatal.

“Ninguém fazia nada sem a sua autorização e ninguém se opunha às suas decisões”, recorda um ex-governante ouvido pelo Expresso.

Manuel Vicente responsabilizou José Eduardo dos Santos pela operação que deu lugar à construção, com fundos da Sonangol, dos três edifícios que foram recentemente nacionalizados pelo Estado; pelo negócio que envolveu a Sonangol e o China International Fund, de Sam Pa; pelo caso da seguradora AAA, atualmente em liquidação; e pela compra pelo consórcio China-Sonangol de uma frota de aviões Air Bus e jatos executivo.

O antigo vice-presidente angolano remeteu diretamente a João Lourenço “uma carta e documentos de Estado muito sensíveis que, envolvendo o nome de Eduardo dos Santos, poderão ter ajudado a desfazer zonas cinzentas de alguns dos casos em que o seu nome é tido como peça-chave”, explicou fonte dos serviços de inteligência angolanos.

Manuel Vicente revelou “ter tido uma audiência bastante proveitosa” com o presidente.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.