Revelados documentos sensíveis que implicam Eduardo dos Santos na corrupção da Sonangol

O ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Ao fundo, a figura do novo presidente, João Lourenço

Manuel Vicente revelou uma série de documentos que implicam o antigo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, em vários dos esquemas de corrupção da Sonangol.

O antigo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, reuniu-se com o atual presidente angolano, João Lourenço, para denunciar a participação de José Eduardo dos Santos em alguns dos maiores negócios que envolvem a Sonangol.

Ao que o Expresso apurou, as autoridades de Luanda já não têm dúvidas de que Eduardo dos Santos esteve profundamente envolvido nos esquemas da petrolífera.

Na sua visita ao palácio presidencial para reunir com João Lourenço, Manuel Vicente, que até janeiro de 2012 foi presidente do Conselho de Administração da Sonangol, fez-se acompanhar de elementos que comprovam ordens dadas expressamente por José Eduardo dos Santos, que deram origem a alguns dos maiores escândalos de corrupção envolvendo a petrolífera estatal.

“Ninguém fazia nada sem a sua autorização e ninguém se opunha às suas decisões”, recorda um ex-governante ouvido pelo Expresso.

Manuel Vicente responsabilizou José Eduardo dos Santos pela operação que deu lugar à construção, com fundos da Sonangol, dos três edifícios que foram recentemente nacionalizados pelo Estado; pelo negócio que envolveu a Sonangol e o China International Fund, de Sam Pa; pelo caso da seguradora AAA, atualmente em liquidação; e pela compra pelo consórcio China-Sonangol de uma frota de aviões Air Bus e jatos executivo.

O antigo vice-presidente angolano remeteu diretamente a João Lourenço “uma carta e documentos de Estado muito sensíveis que, envolvendo o nome de Eduardo dos Santos, poderão ter ajudado a desfazer zonas cinzentas de alguns dos casos em que o seu nome é tido como peça-chave”, explicou fonte dos serviços de inteligência angolanos.

Manuel Vicente revelou “ter tido uma audiência bastante proveitosa” com o presidente.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …