EDP processa Estado e reclama 717 milhões de euros

Miguel A. Lopes / Lusa

António Mexia, presidente da EDP

A EDP está a processar o Estado português, exigindo uma compensação de 717 milhões de euros devido ao antigo fundo de hidraulicidade. O Governo recusa essa hipótese.

A EDP avançou com um processo contra o Estado português devido ao fundo de hidraulicidade do sistema elétrico nacional, que durante anos serviu para amortizar o impacto das oscilações entre anos secos e anos húmidos. A fornecedora de energia elétrica exige uma verba de 717 milhões de euros deste fundo.

O fundo servia para minimizar o impacto das secas no preço da eletricidade. Isto porque em anos mais secos, o país é obrigado a recorrer mais a centrais termoelétricas, aumentando o custo da energia.

A ação administrativa deu entrada na quarta-feira e, segundo o Expresso, está relacionada com um diferendo da chamada “conta de correção de hidraulicidade. O secretário de Estado da Energia, João Galamba, já deu a entender que não dá razão à EDP.

O grupo de trabalho encarregue do assunto defende que o dinheiro remanescente reverta para os consumidores e não para a elétrica. A decisão ainda não terá sido comunicada à EDP, sendo que a empresa até enviou uma carta ao Governo a mostrar o seu descontentamento por ainda não ter qualquer informação.

“O valor reclamado nesta ação administrativa diz respeito a contribuições feitas pela EDP para a Conta de Correção de Hidraulicidade (CCH) desde 1986. Em todas as operações de privatização, a avaliação da EDP contemplou o saldo da CCH, montante que a empresa deveria receber. Ao abrigo de legislação publicada em 2010, foi constituído um Grupo de Trabalho que apurou um saldo de 717 milhões de euros enquanto contributo líquido da EDP. Não tendo sido efetuado o pagamento deste montante, a EDP recorreu aos meios legais aos seu dispor com vista ao seu recebimento”, disse fonte oficial da EDP ao Expresso.

Por sua vez, João Galamba também não tinha conhecimento do processo avançado pela elétrica portuguesa e confessou que não estava surpreendido com a opção de avançar com medidas legais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …

Houve "um erro de contagem". Presidente da Câmara de Beja quer que a decisão do Governo seja revertida

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Beja é um dos sete concelhos que não passam para a terceira fase do desconfinamento. Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, alega que os dados …

A análise dos olhos de um peixe acabou numa impressionante descoberta evolucionária

A rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro é muito sofisticada. Uma equipa de cientistas mostrou agora que evoluiu muito antes do que se pensava. A sofisticada rede de nervos que conecta os olhos …

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …