EDP pagou bónus de 20 milhões sem justificação a Grupo Lena e Odebrecht

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

A EDP terá pago uma quantia extra, de quase 20 milhões, às construtoras investigadas na Operação Marquês e Lava-Jato.

Em 2017, a EDP pagou um bónus de quase 20 milhões de euros às construtoras investigadas no caso Lava-Jato e na Operação Marquês, a portuguesa Lena e a brasileira Odebrecht.

De acordo com o Público, o pagamento levantou algumas objeções dentro da empresa liderada por António Mexia, e fez disparar os custos da Barragem do Sabor, em Trás-os-Montes, em 55% para 760 milhões de euros. A quantia foi acordada depois de a barragem ter sido inaugurada e resultou de uma negociação confinada à EDP e às duas construtoras.

Fonte oficial da EDP disse ao jornal que os 20 milhões de euros se deveram a “custos adicionais” que resultaram de “atrasos na obra” e de um “conjunto de trabalhos que não estavam especificados nos preços contratuais acordado”.

A decisão de António Mexia de ressarcir a Odebrecht e a Lena com a quantia extra não agradou a alguns executivos da EDP, que afirmavam que aquele pagamento “carecia de fundamentação“.

No entanto, acabou mesmo por acontecer já que convinha a todos os intervenientes, isto porque a Oderbrecht é, a par do ex-presidente brasileiro Lula da Silva, uma das protagonistas do Lava-Jato e o grupo Lena é um dos acusados na Operação Furacão, juntamente com o ex-primeiro-ministro José Sócrates. O potencial político era explosivo.

Conforme explica o jornal Público, a troco de aceder aos grandes contratos a necessitarem de autorizações políticas, a empreiteira distribuía comissões a políticos e gestores e sobrefaturava aos clientes para corromper.

Durante a investigação alguns colaboradores da Odebrecht revelaram que, em 2015, tinham saído 750 mil euros dos cofres da EDP para pagar subornos relacionados com o projeto da barragem do Baixo Sabor.

Antes do pagamento da verba extra acordada entre advogados, as construtoras tinham pedido para serem ressarcidas por trabalhos a mais, reivindicando 90 milhões de euros. Segundo o jornal, uma parte foi tida como válida pela EDP e outra foi recusada por ser responsabilidade do consórcio.

De forma a esclarecer se tinham havido irregularidade, Mexia contratou a EY Portugal para fazer uma auditoria externa ao plano de barragens da EDP, com ênfase na infraestrutura do Baixo Sabor que, nas contas da EDP, tinha um investimento de 490 milhões de euros e acabou por disparar para os 760 milhões.

Esta auditoria surgiu depois de o Ministério Público ter aberto uma investigação por suspeitar de corrupção e subornos. Segundo a EDP, esta auditoria já foi concluída.

Em 2007, a EDP abriu um concurso público internacional para selecionar o construtor da Barragem do Baixo Sabor, uma iniciativa de José Sócrates. Na altura, ganhou a Lena, que fez uma parceria com a brasileira Odebrecht. O plano passava por inaugurá-la em 2013, mas isso só aconteceu três anos depois.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só eu é que tive azar.
    Para fazer uma obra, tive que fazer um PT (Posto de Transformação) e oferecer o terreno, alem de prestar uma caução de garantia, e solicitar a esses Sr,s por favor receber as chaves e vendem-me a eletricidade.
    GRANDE NEGÓCIO

  2. Foi para isso que aumentaram as taxas dos contadores, (Com outro nome….) Em 35% – trinta e cinco por centro. Lembram-se, é a tal dita taxa que suas excelências os políticos decretaram a sua abolição!!!!!!! Upps lena e odebrecht, uau!!!!!!!!!! Portugal conta com quase 44 anos de traidores da pátria e do povo!!!!!! “lá vamos, lá vamos, cantando e rindo roubados, roubados sim….!!! Mas muito mais actual, os “vampiros”, do zeca afonso, mal saberia ele que a sua canção está mais actualizada que nunca!!!!!!

  3. Mais uma prova de que há 43 anos a sermos governados por traidores e corruptos. Poderá haver excepções….. Poderá….. Pelo menos temos um prémio, o país mais corrupto da ue!!!!! A sorte de toda esta gente é que aboliram a justiça no país!!!! Ou foi o gato que a comeu?!!!! é de dizer: mas caganda país!!!

RESPONDER

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …