EDP pagou bónus de 20 milhões sem justificação a Grupo Lena e Odebrecht

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

A EDP terá pago uma quantia extra, de quase 20 milhões, às construtoras investigadas na Operação Marquês e Lava-Jato.

Em 2017, a EDP pagou um bónus de quase 20 milhões de euros às construtoras investigadas no caso Lava-Jato e na Operação Marquês, a portuguesa Lena e a brasileira Odebrecht.

De acordo com o Público, o pagamento levantou algumas objeções dentro da empresa liderada por António Mexia, e fez disparar os custos da Barragem do Sabor, em Trás-os-Montes, em 55% para 760 milhões de euros. A quantia foi acordada depois de a barragem ter sido inaugurada e resultou de uma negociação confinada à EDP e às duas construtoras.

Fonte oficial da EDP disse ao jornal que os 20 milhões de euros se deveram a “custos adicionais” que resultaram de “atrasos na obra” e de um “conjunto de trabalhos que não estavam especificados nos preços contratuais acordado”.

A decisão de António Mexia de ressarcir a Odebrecht e a Lena com a quantia extra não agradou a alguns executivos da EDP, que afirmavam que aquele pagamento “carecia de fundamentação“.

No entanto, acabou mesmo por acontecer já que convinha a todos os intervenientes, isto porque a Oderbrecht é, a par do ex-presidente brasileiro Lula da Silva, uma das protagonistas do Lava-Jato e o grupo Lena é um dos acusados na Operação Furacão, juntamente com o ex-primeiro-ministro José Sócrates. O potencial político era explosivo.

Conforme explica o jornal Público, a troco de aceder aos grandes contratos a necessitarem de autorizações políticas, a empreiteira distribuía comissões a políticos e gestores e sobrefaturava aos clientes para corromper.

Durante a investigação alguns colaboradores da Odebrecht revelaram que, em 2015, tinham saído 750 mil euros dos cofres da EDP para pagar subornos relacionados com o projeto da barragem do Baixo Sabor.

Antes do pagamento da verba extra acordada entre advogados, as construtoras tinham pedido para serem ressarcidas por trabalhos a mais, reivindicando 90 milhões de euros. Segundo o jornal, uma parte foi tida como válida pela EDP e outra foi recusada por ser responsabilidade do consórcio.

De forma a esclarecer se tinham havido irregularidade, Mexia contratou a EY Portugal para fazer uma auditoria externa ao plano de barragens da EDP, com ênfase na infraestrutura do Baixo Sabor que, nas contas da EDP, tinha um investimento de 490 milhões de euros e acabou por disparar para os 760 milhões.

Esta auditoria surgiu depois de o Ministério Público ter aberto uma investigação por suspeitar de corrupção e subornos. Segundo a EDP, esta auditoria já foi concluída.

Em 2007, a EDP abriu um concurso público internacional para selecionar o construtor da Barragem do Baixo Sabor, uma iniciativa de José Sócrates. Na altura, ganhou a Lena, que fez uma parceria com a brasileira Odebrecht. O plano passava por inaugurá-la em 2013, mas isso só aconteceu três anos depois.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só eu é que tive azar.
    Para fazer uma obra, tive que fazer um PT (Posto de Transformação) e oferecer o terreno, alem de prestar uma caução de garantia, e solicitar a esses Sr,s por favor receber as chaves e vendem-me a eletricidade.
    GRANDE NEGÓCIO

  2. Foi para isso que aumentaram as taxas dos contadores, (Com outro nome….) Em 35% – trinta e cinco por centro. Lembram-se, é a tal dita taxa que suas excelências os políticos decretaram a sua abolição!!!!!!! Upps lena e odebrecht, uau!!!!!!!!!! Portugal conta com quase 44 anos de traidores da pátria e do povo!!!!!! “lá vamos, lá vamos, cantando e rindo roubados, roubados sim….!!! Mas muito mais actual, os “vampiros”, do zeca afonso, mal saberia ele que a sua canção está mais actualizada que nunca!!!!!!

  3. Mais uma prova de que há 43 anos a sermos governados por traidores e corruptos. Poderá haver excepções….. Poderá….. Pelo menos temos um prémio, o país mais corrupto da ue!!!!! A sorte de toda esta gente é que aboliram a justiça no país!!!! Ou foi o gato que a comeu?!!!! é de dizer: mas caganda país!!!

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …