/

Economia cresce menos do que o esperado no primeiro trimestre

Tiago Petinga / Lusa

-

A economia portuguesa cresceu 0,1% no primeiro trimestre deste ano face ao último trimestre de 2015 e avançou 0,8% em termos homólogos, divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A economia portuguesa cresceu 0,8% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística, que apontam para uma desaceleração. Olhando para o trimestre anterior, nesse caso, o produtor interno bruto cresceu 1,3%.

De acordo com a TSF, o consumo privado puxou pela economia, em linha com o que tinha acontecido no trimestre anterior, mas os dados mostram uma desaceleração na exportação e investimento.

De acordo com os dados da Eurostat, a economia da zona euro cresceu 1,5% e a da União Europeia (UE) 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo de 2015.

Já na comparação com o trimestre anterior, o PIB aumentou, entre janeiro e março, 0,5% na zona euro e na UE.

O crescimento da economia europeia no primeiro trimestre acompanha a tendência já verificada entre janeiro de março de 2015, quando o PIB cresceu, em termos homólogos, 1,6% na zona euro e 1,8% no conjunto dos 28 Estados-membros, e, em cadeia (face ao trimestre anterior), respetivamente, 0,3% e 0,4%.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.