Um novo carro voador equipado com tecnologia da NASA foi anunciado pela aeroespacial norte-americana Applied eVTOL Concepts.
A Applied eVTOL Concepts revelou o novo Epiphany Transporter, apresentado como uma inovação revolucionária que visa transformar a mobilidade aérea urbana.
Desenhado pelo fundador e CEO da empresa, Michael Moshier, e pelo engenheiro-chefe Rob Bulaga, o veículo combina características de mobilidade pessoal com tecnologia VTOL — Descolagem e Aterragem Vertical.
Ao contrário das aeronaves convencionais, o Transportador Epiphany usa propulsores bipolares que lhe permitem pairar e atingir voos de cruzeiro de alta velocidade.
Desenvolvidos com tecnologia da DARPA, o braço de pesquisa e desenvolvimento do Pentágono, os propulsores foram submetidos a testes rigorosos, que nos últimos 25 anos comprovaram a sua eficiência.
Entre as características distintivas do Transportador, conta-se a sua considerável autonomia, superior a 480 km, uma velocidade máxima de 260km/h e um nível de ruído notavelmente baixo, inferior a 55 decibéis.
Com espaço para dois passageiros e bagagem, o tamanho do veículo é comparável ao de um carro standard e pode ser guardado numa garagem individual, graças aos seus propulsores dobráveis.
Michael Moshier acredita na solidez e segurança do design proprietário do veículo. “Temos todas as razões para acreditar na capacidade dos nossos propulsores, com provas dadas no terreno, e no design inovador do veículo”, diz o CEO da empresa, citado pelo Interesting Engineering.
O Transportador Epiphany apresenta-se como um veículo visionário, que pode revolucionar o conceito de mobilidade urbana — e, diz a empresa, é um símbolo da verdadeira magia da inovação.
Qualquer aficionado de ficção científica — que tenha visto, por exemplo, o icónico “Blade Runner”, de Ridley Scott — sabe que um futuro sem carros voadores é inconcebível.
Pois aqui está, aparentemente, (mais) um veículo que promete trazer o conceito de “carro voador” diretamente da ficção científica para a realidade.