/

E se Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting tivessem o mesmo presidente?

Os quatro principais clubes da Arábia Saudita foram adquiridos pelo fundo de investimento que detém o Newcastle.

O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita anunciou a compra maioritária dos principais clubes da liga saudita: Al Ahli, Al Hilal, Al Ittihad e Al Nassr.

Significa que os principais clubes daquele campeonato passam a ter o mesmo dono.

Já imaginou se o mesmo acontecesse com Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting?

Este fundo de investimento é também detentor de 80% do Newcastle de Inglaterra, desde outubro de 2021.

Na altura, o negócio só foi possível depois de a Premier League ter recebido garantias de que o reino da Arábia Saudita não iria ter interferência nos Magpies.

O anúncio da aquisição dos “quatro grandes” da Saudi Pro League foi feito esta segunda-feira, através das redes sociais do PIF.

“A participação da empresa nos clubes representa 75% em cada um deles, enquanto as suas respetivas fundações, sem fins lucrativos, detêm 25% da propriedade”, esclareceu a entidade.

“Como parte do anúncio de hoje do Projeto de Investimento e Privatização de Clubes Desportivos, quatro clubes sauditas – Al Ittihad, Al Ahli, Al Nassr e Al Hilal – foram transformados em empresas, cada uma das quais é propriedade do PIF e também das fundações sem fins lucrativos de cada clube”, pode ler-se no tweet.

O governo da Arábia Saudita tem vindo a investir no futebol, e já assumiu que quer transformar a sua liga numa das dez melhores do mundo.

O plano começa por levar para a Saudi Pro League os melhores jogadores do planeta.

Bola de Ouro a caminho do Al Ittihad

Karim Benzema, atual Bola de Ouro, está prestes a rumar ao Al Ittihad, de Nuno Espírito Santo.

Depois de 14 épocas, 648 jogos, 25 títulos, 354 golos e uma Bola de Ouro ao serviço do Real Madrid, o internacional francês vai rumar à liga saudita.

Benzema despediu-se esta terça-feira dos merengues.

O ponta-de-lança de 35 anos fica na história do Real Madrid como o segundo melhor marcador da história do clube, ficando só atrás de Cristiano Ronaldo, com quem terá reencontro marcado na liga saudita.

O internacional francês irá auferir de um ordenado de 200 milhões de euros por ano, num contrato que deverá ser anunciado nos próximos dias.

Além de Benzema, craques como Lionel Messi, Sergio Ramos, Jordi Alba, Sergio Busquets e N’Golo Kanté estão a ser associados a clubes sauditas – nomeadamente àqueles que o Fundo de Investimento Público acaba de adquirir.

A Arábia Saudita continua empenhada em fazer do seu campeonato de futebol um dos melhores do mundo.

Na semana passada, em entrevista à Saudi Pro League, Cristiano Ronaldo, que joga no Al Nassr – um dos clubes que o PIF aquiriu -, disse que dentro de poucos anos, a liga saudita pode tornar-se numa das cinco melhores do mundo.

Este ano, em 16 jogos, o capitão da seleção portuguesa apontou 14 golos, no campeonato.

Foi um registo positivo, mas insuficiente para ajudar o Al Nassr a conquistar a liga, ganha pelo Al Ittihad, de Nuno Espírito Santo – o novo clube de Karim Benzema.

O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita compra agora os quatro principais clubes da Saudi Pro League, com vista à abertura de “várias oportunidades comerciais, incluindo investimentos, parcerias e patrocínios em vários desportos”.

A Arábia Saudita está na corrida para a organização do Mundial de 2030, juntamente com a Grécia e o Egito.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.