/

Durão Barroso alerta para perigo de guerra mundial

10

European Parliament / Flickr

O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso

O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso

O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso alerta para o risco de “guerras generalizadas” face à ausência de “uma ordem mundial definida”, defendendo que o melhor modo para “lidar com ameaças à segurança interna é cooperar, trocar informações”.

Numa entrevista publicada esta quinta-feira na revista XXI, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Durão Barroso disse acreditar que “está ainda por construir a ordem política da globalização”.

O antigo primeiro-ministro português considerou que, por força da globalização, os “Estados já não controlam os acontecimentos, havendo um problema de legitimidade e efetividade”.

Durão Barroso salientou que o “risco de guerras generalizadas” – em que se pode incluir, por exemplo, uma guerra mundial – “é uma probabilidade, visto que não está estabelecida uma ordem suficientemente clara nesta era da globalização”.

O ex-governante recordou que na atual conjuntura “proliferam guerras regionais, muitas guerras civis”, acrescentando que “isto é um grande fator de risco”.

De acordo com Durão Barroso, o “congelamento dos acordos de Schengen”, que permitem a livre circulação de pessoas e bens no espaço europeu, “seria a vitória dos terroristas“.

No entender do ex-presidente da Comissão Europeia, “o melhor modo de lidar com qualquer ameaça à segurança interna não é fechar fronteiras, é cooperar, trocar informações”.

“A Europa deve reforçar a sua fronteira externa, mas é uma completa ilusão e demagogia dizer que se conseguem melhores resultados pelo encerramento de fronteiras internas, ou seja: entre membros da União Europeia”, referiu.

Na entrevista, Durão Barroso defendeu também um reforço das “secretas a nível europeu”.

No que diz respeito à temática da migração, o ex-primeiro-ministro defendeu a política da chanceler alemã, Angela Merkel, salientando que é preciso “distinguir refugiados de imigrantes ilegais”.

“É legítimo que os Estados se protejam de imigração ilegal alimentada por redes criminosas “, salientou Durão Barroso.

O ex-governante elogiou também e defendeu a política alemã de “integrar os refugiados, fazer que possam ter uma profissão e evitar guetos”, mas alertou para o perigo da xenofobia e o crescimento dos nacionalismos.

“Veja-se o que se passa nos Estados Unidos, onde no campo republicano há um candidato com um discurso populista, xenófobo, com tons racistas, e que lidera as sondagens”, lamentou.

Durão Barroso disse ainda que os “moderados do Islão devem sair da sombra para combater o extremismo”.

Bom Dia

10 Comments

  1. Este gajo devia ter vergonha na cara e naquilo que vocifera, pois se bem me lembro foi ele que reuniu Bush, Blair e Aznar nos Açores para invadirem o Iraque e começar uma guerra que ainda hoje existe. Portanto ele é um dos culpados pelo estado em que se encontra o mundo actualmente. Pois a guerra do Iraque foi o rastilho de tudo aquilo que hoje esta acontecer no mundo.

    • Reuniu não. Fez papel de garçon, envergonhando o país, levando os cafézinos e os croquétes ao Bushit, ao Tonecas Blair e ao Maricão Aznar.

  2. Declarações destas fazem pensar que a maioria dos políticos deveria ser internada por fraude e desonestidade intelectual.
    A maioria destes exemplares usam a palavra “nós” para justificarem decisões que foram assumidas em nome do interesse pessoal ou de terceiros, excedendo os limites do bom senso e da convivência pacífica entre raças e credos.
    Nos USA ainda decorreu uma petição para julgar Bush… e ao

  3. É bom que os Portugueses mais apalermados saibam, que este tipo, que dá pelo nome de Durão Barroso, é co-responsável pela desordem mundial existente! Tanto pelo papel de criada de quarto, que fez na guerra do Iraque, como pelo que não fez enquanto bobo da corte europeu. Perguntem-lhe ainda, se a ordem mundial que ele preconiza é a ordem do Clube de Bilderberg, ele sabem bem o que isso é!

  4. MAS QUE LATA. Este senhor, se estivesse calado, diria mais do que estar a falar. E guerras são com ele. Desde as reuniões para a invasão do Iraque, passando pela evasão para Bruxelas acabando nos problemas criados ao País … !!! vou ali e já volto. A vergonha não se compra: ou já nascemos com ela ou, nada feito. E ainda foi condecorado por cá. Mas com este presidente da República, tudo é possível.

  5. Ordem mundial! o que os políticos têm muito contribuído é para uma desordem mundial, de Leste a Oeste, da Ásia à América do Norte não esquecendo a nossa moribunda Europa, todos têm puxado a brasa à sua sardinha e atirado gasolina para o fogo como criancinhas inconscientes.

  6. Este mamifero foi conivente com a mentira sobre o Iraque, que lhe rendeu um poleiro bem remunerado. A guerra pode começar por causa dos mentirosos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.