Duas sondagens, a mesma distância. O número mágico que separa PSD e PS é 7

Inácio Rosa / Lusa

As duas sondagens desta terça-feira mostram uma tendência de aproximação entre o PSD e o PS. Em ambas, 7 é o número mágico a separar os dois maiores partidos.

Quer no inquérito da Universidade Católica (para RTP e Público), quer na sondagem da Pitagórica (para TSF, TVI e JN), a distância que separa António Costa de Rui Rio é de exatamente sete pontos – 37% contra 30% e 35,6% contra 28,6%, respetivamente.

De acordo com a Católica, este resultado poderia apontar para uma bancada socialista com, no mínimo, 97 deputados e, no máximo, 107, ainda longe dos 116 necessários para uma maioria, mas acima dos atuais 86. Por sua vez, o PSD teria entre 79 e 87 deputados – em qualquer dos cenários, menos do que os atuais 89.

Além disso, aponta o Expresso, em ambos os inquéritos, o Bloco de Esquerda é terceira força, atingindo os 10% na da Católica e 9,5% na da Pitagórica (teria entre 18 e 24 assentos parlamentares, segundo a projeção da Católica). Atualmente, o Bloco tem 19 deputados eleitos.

A ordem dos partidos que se seguem é igual nos dois inquéritos, ainda que haja diferenças nos resultados. A CDU é quarto partido nas duas sondagens, mas num caso chega aos 7,8% (Pitagórica) e no outro desce para os 6% (arriscando eleger apenas entre 8 e 13 deputados, sempre menos do que os atuais 17).

O CDS, quinto partido nos inquéritos, terá entre 5% ou 4,3% (projeção da Católica, que daria a Assunção Cristas, líder dos centristas, apenas entre 7 e 11 deputados, uma queda significativa face aos 18 que tem atualmente). O PAN sobe para 3% ou para 2,9%, o que pode permitir dois deputados na Assembleia da República.

Em relação aos pequenos partidos, o Livre é o que, nesta fase, surge como o que terá mais possibilidades de eleger, ainda que o melhor resultado projetado seja de 1,5%, na sondagem da Pitagórica. Na casa do 1%, o Iniciativa Liberal, Chega e Aliança mantém todos a expectativa de que o círculo de Lisboa lhes dê um eleito no próximo domingo.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. venha mais do mesmo!
    espero que os eleitores não se esqueçam das golas, tancos,a anedota que está o SNS, os 100 mortos nos fogos de pedrogão, a maravilha do Siresp…
    tudo bons temas!

    • Eu também espero que não se esqueçam do corte de salários e pensões, o enorme aumento de impostos (principalmente o IRS), e da tentativa de aumento da taxa social única para os trabalhadorez e consequente abaixamento para as empresas, travada/ questionada pelas enormes manifestações espontâneas ocorridas por todo o país!!!

      • Claro está que o seu maravilhoso governo do PS já repôs o maior corte de todos: o aumento do IRS! Ja repôs não já? Ai não????!!!!! Que surpresa!!!!.. Assim também eu meus amigos. Quando vier um governo descer o IRS significativamente e apresentar bom défice, aí sim, é de elogiar. Assim… que vão para o raio que os parta.

      • E ainda assim foi o partido mais votado nas últimas eleições 🙂
        Penso que com o teu comentário pretendes candidatar-se a pateta mor aqui do zap! Depois ainda te esqueces que foi o teu partido que roubou tudo o que pode e deixou o país com uma mão à frente e outra atrás. E, como pateta que pretendes ser, ainda te esqueces que foi o próprio PS que pediu a ajuda da TROIKA e de resto assinou o respetivo caderno de encargos. Se a tua pretensão era ser o patetar mor aqui do ZAP, parabéns. Acho que conseguiste!

        • Opsss, foi o partido mais votado? Não foi o partido mais votado, porque era uma coligação. Ganharam e não consebuiram formar governo. Meu partido? Achas? Eu quero que o PS leve um valente trambolhão, o Costa é um grande sacana, bem como todos aqueles que fazem parte do seu governo!

    • Também não convém não esquecer pormenores como o BES, BANIF, EDP, REN, ANA, CTT, Fidelidade, Pavilhão Atlântico, Oceanário, ENVC, etc, etc… tudo bons negócios para o país!…

  2. A mania obcessiva das sondagens encomendadas, como perfeito atestado à incapacidade de escolha dos eleitores, vai dar grandes surpresas. Rio está próximo da maioria absoluta. O PAN já mostrou o que é. O bife vai voltar a Coimbra, porque pelo andar da carruagem a festa da queima das fitas, qualquer dia, é feita com coca-cola. Os xuxas chegaram a um ponto tal, que a vergonha que graça entre portas, só segura algum voto pela disciplina. Os Manhosos da esquerda, comunas do PREC, também já não enganam. Os eleitores vão dizer a sua palavra no domingo, e essa é que conta. Neste momento o PSD só se deve preocupar com os abstencionistas que o Passos fez no partido. O CDS está em vias de ser ultrapassado pelo CHEGA.
    Chateados, mas este é o meu sonho.

  3. Lá está o sr. Silva com o seu complexo. è que foi a governação de esquerda que nos levou ás vicissitudes que aponta.

  4. SOU SOCIALISTA SIM MAS NÃO SOU BURRO, POR ISSO NÃO VOTO PS DE ANTÓNIO COSTA QUE É XUXUALISTA…
    NÃO ME ESCONDO DOU A CARA O QUE MUITOS COMENTADORES POR AQUI SE ESCONDEM….
    VIVA PORTUGAL SEM ABUTRES E HIENAS….
    Como é possível ainda saber que nunca tivemos impostos tão altos e uns idiotas que ainda apoiam o PS de António Costa!!!
    O País esta na merd… desde a saúde, educação, segurança, justiça etc…
    Nunca tivemos tantos corruptos e ladrões do povo que também o Governo a dar mais de mil milhões á Banca e o povo a pagar.
    O Governo a dar mais de 3 milhões de euros para fazer a Mesquita na Mouraria..
    O governo a se aproveitar do seu lugar para empregar a família e a família de Ministros e Deputados do PS, e assim criou uma Assembleia Familiar…
    No meu tempo em 1968 quando fui mobilizado para a Guiné havia 5 Generais e hoje há 230 Generais, temos mais que os Estados Unidos e a Europa!!!
    Hoje não há segurança na rua ou mesmo dentro de casa..
    Hoje é possível em algum lugar como café ou restaurante aparecer um bandido e atirar a quem está dentro…
    Hoje um pai mata o filho, filho mata o pai, marido mata a mulher, Mulher mata o marido, um irmão mata o outro irmão, netos agridem avós e os roubam e violam, Hoje por uma pequena discussão se mata…
    Na rua jovens agridem idosos, PSP e GNR e depois os juízes não condenam.. Estamos num país sem lei…
    As autoridades policiais não têm segurança e poderes para actuar, só usam a arma para fazer vista…
    Hoje mata-se, PSP e GNR e assim vai Portugal com um Governo PS que se nada for feito é uma DITADURA..
    Já há Censuras e despedimentos nos órgãos de informação…
    Não há responsabilidades e outras escondidas:
    Pedrogão Grande estrada 236.1 onde morreram carbonizadas 56 pessoas desde crianças a idosos, e depois a redor mais 50 pessoas também carbonizadas e outras pelos fumos….
    Monchique, Tancos, Pedreira de Borba etc…
    Responsabilidades não há!!!!!
    Um país pequeno e rico, mas infestado com Corruptos, ladrões do povo, oportunistas, vigaristas, pedófilos, assassino que está impune!!!!
    Os corruptos e ladrões do povo estão na rua, uns outros condenados e passeiam nas ruas… e o Zé se rouba 6€ é preso!!!
    Hoje rouba-se milhões e estão na rua á espera que os processos sejam arquivados.
    Saiu um Juiz que não interessava aos corruptos, pois entrou outro juiz, os corruptos ficaram satisfeitos….
    E PORQUÊ?????
    TODO O MUNDO SABE….
    Pinhal de Leiria que foi plantado por Rei D. Diniz e que ardeu em 2017!!!!!
    Acabaram com os 3.000 Guardas Florestais e vigias nas florestas, acabaram com a GNR a cavalo que vigiavam os Pinhais e Florestas…
    Acabaram com mais de 3.000 cantoneiros e assim deixaram de fazer limpezas nas Estradas Nacionais….
    E MUITO MAIS E AINDA APOIAM O PS DE ANTÓNIO COSTA QUE É O COVEIRO DA NAÇÃO E SE NADA FOR FEITO DIA 06 DE OUTUBRO O PAÍS CAI NO ABISMO….
    HÁ MUITA COISA ESCONDIDA, E É ISSO QUE O PS NÃO QUER QUE DESCUBRA!!!!!
    O PAIS AINDA ESTÁ PIOR QUANDO SÓCRATES DEIXOU O PAÍS NA MERD….
    SOU PS MAS NÃO VOTO EM PS XUXUALISTA..DE ANTÓNIO COSTA E DE SUA SEITA, NÃO VOTO EM TRAIDORES, MAÇONS

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …