Ucrânia já está a usar os novos UAV Vampire com um curioso e especifico papel: levar e pousar cães-robôs. Destacam-se à noite.
Os avançados UAV Vampire já estão a ser usados pela Ucrânia no conflito com a Rússia. Têm um curioso (e específico) papel: lançar por via aérea cães-robôs para as linhas da frente de guerra.
Estes drones, pesados, foram concebidos especificamente para operações noturnas, e agora focam-se no transporte destas unidades robóticas para apoiar as tropas terrestres.
Um vídeo a circular nas redes sociais mostra um drone Vampire a levantar voo e a transportar um cão-robô.
⚡️A 🇺🇦Ukrainian heavy drone of the “Baba Yaga” type carries a robot dog pic.twitter.com/DrsrtCoUoH
— 🪖MilitaryNewsUA🇺🇦 (@front_ukrainian) September 23, 2024
O próximo passo pode envolver drones concebidos para colocar rapidamente a infantaria atrás das linhas inimigas, diz aos media locais um observador aéreo ucraniano, citado pelo Interesting Engineering.
Os UAV Vampire, desenvolvidos na Ucrânia, não são apenas utilizados para o lançamento aéreo de cães-robôs, mas também para a entrega de mantimentos às tropas e para a mineração remota de territórios. A sua capacidade de operar eficazmente à noite torna-os inestimáveis no conflito em curso.
“Quer navegue através de detritos, transponha obstáculos ou se desloque furtivamente em terreno aberto, o cão-robô provou ser capaz de manter um elevado nível de eficácia operacional”, afirmou a empresa britânica Brit Alliance, que desenvolveu os cães-robô.
Os amiguinhos de quatro patas da Ucrânia são drones terrestres ágeis que podem ser operados à distância. Foram concebidos para serem quase invisíveis no campo de batalha devido à sua pequena silhueta e podem ser camuflados tanto em ambientes florestais como urbanos.
Equipados com câmaras, estes robôs transmitem imagens em tempo real aos operadores, proporcionando uma visão crucial do campo de batalha. O exército russo adotou-os primeiro.
A Brit Alliance enviou mais de 30 destes cães-robô para a Ucrânia, com cada unidade a custar aproximadamente 9.000 dólares. A empresa prometeu continuar a atualizar as unidades com base no feedback das tropas ucranianas, assegurando que a tecnologia permanece na vanguarda da guerra moderna.
Para além da sua impressionante mobilidade, os cães-robô estão equipados com tecnologia de ponta de drones, com sistemas de interceção que foram testados nas duras condições da Ucrânia — incorporação que permite a monitorização em tempo real e oferece uma cobertura máxima, com um esforço mínimo em terra.
“Tudo é feito à medida das suas necessidades específicas e temos sempre em conta os parâmetros operacionais da sua organização, bem como os regulamentos locais”, reforça a empresa.
Cada brinquedo destes custa quanto?….Qual Tesla, qual Nvidia, devemos é investir nas firmas de armamento e morte, o negocio esta próspero e sem sinsis de abrandar.
Incrível?
Enves Portugal continua a pedir dinheiro emprestado para sustentar mordomias acima das possivelidades do país. Para sustentar funcionários públicos?
Portugal está endividado !!!!