/

Cães-robô são a nova arma do exército russo — e parecem saídos de Black Mirror

(cv)

Cães-robô são a nova arma do exército russo e parecem diretamente saídos de Black Mirror. Conseguem mover-se em silêncio e carregam uma RPG às costas.

De todas as tecnologias que surgem nos episódios da série Black Mirror, da Netflix, uma das mais assustadoras é, provavelmente, o cão-robô. No episódio “Metalhead”, da quarta temporada, uma mulher tenta escapar de cães-robô em busca de humanos sobreviventes.

O mais assustador da ficção científica é quando as coisas que mais tememos tornam-se realidade. A Rússia revelou recentemente o seu novo aliado no campo de batalha: o M-81. Trata-se de um cão-robô que vem equipado com uma RPG-2 às costas.

O M-81 foi desenvolvido pela JSC Intellect Machine especificamente para missões de guerra. A Rússia apresentou o protótipo na conferência de armas do Fórum Técnico-Militar Internacional. As imagens da demonstração foram divulgadas nas redes sociais, nas quais é possível atestar a agilidade e engenho do robô.

O cão-robô russo tem 58 cm de comprimento, pesa 12 kg e é capaz de transportar entre 3 e 10 kg de carga. Vem incorporado com um sistema sensorial de 5 câmaras de profundidade que recorrem a inteligência artificial.

Tem um sistema de rastreamento inteligente que o permite acompanhar um humano, sem fazer barulho, a uma velocidade máxima de 17 km/h.

De acordo com a Newsweek, o Presidente russo, Vladmir Putin, esteve presente na conferência, onde elogiou os avanços feitos, embora não tenha feito referência ao novo cão-robô: “Estamos a falar de armas e robótica de alta precisão, sistemas de combate baseados em novos princípios físicos”.

O cão-robô já foi replicado por empresas como a Boston Dynamics, sendo ele capaz de subir escadas, segurar objetos e desviar obstáculos com naturalidade.

Ao contrário do que possamos pensar, não foi o episódio de Black Mirror que inspirou esta tecnologia, mas antes o contrário. O autor do quinto episódio da quarta temporada inspirou-se em protótipos prévios do SpotMini.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.