Os “drones tubarão” que comem lixo das águas estão a chegar ao Dubai

Os WasteSharks, produzidos pela empresa tecnológica holandesa RanMarine, chegam este mês ao Dubai. Operam já em 2 países e estão aptos a recolher lixo, testar a qualidade da água e filtrá-la.

Concebidos em 2016 e inspirados no método de aspiração dos tubarões baleia, os WasteSharks têm uma abertura frontal que lhes permite colher os resíduos sólidos na água. Estes “drones tubarão” vão começar por operar numa marina, através de uma parceria entre a empresa holandesa e a Ecocoast.

De acordo com a CNN, os WasteSharks estão disponíveis em modelos com ambos os sistemas de controlo – autónomo e remoto – e medem 1,5 metros de comprimento por 1,1 metros de largura. Conseguem levar até 159,6 quilogramas de lixo e têm uma autonomia de 16 horas.

Segundo Oliver Cunningham, fundador da RanMarine, os drones são também capazes de recolher amostras de água e ar para análise de qualidade; filtrar químicos através de uma membrana que faz a filtragem da água; e analisar os fundos oceânicos através de um sistema laser que também servirá de sistema de anti-colisão.

Os sistemas poderão detetar objetos no caminho, parar e mudar o curso, movendo-se consoante a posição dos objetos que pretendem recolher. “Os nossos drones estão feitos para se mover na água. Os drones serão a última linha de defesa entre os meios urbanos e os oceanos”, disse Cunningham.

Scott Campbell / Ranmarine Technology

Demonstração do funcionamento do “drone tubarão”

Dana Liparts, co-fundadora da Ecocoast, citada pelo Observador, sustenta que para se sentirem os resultados positivos da ação dos drones, terão de se combinar vários fatores, sendo eles medidas ambientais preventivas, usar responsavelmente a nova tecnologia e apostar na sensibilização das populações para evitar deitar lixo na natureza.

Embora a iniciativa tenha já uma grande expressão em países como a Holanda e a África do Sul, esta acarta consigo custos elevados. Adquirir um drone de controlo remoto custará cerca de 15 mil euros e, no caso de ser um modelo autónomo, o preço rondará mais de 20 mil euros.

O plástico à deriva nos oceanos é um problema ambiental cada vez mais grave que afeta o balanço dos ecossistemas do planeta Terra. De acordo com os número registados em 2016 pelo relatório da World Economic Forum, estão no mar cerca de 150 milhões de toneladas de plástico à deriva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 40 pessoas mortas por grupos de “proteção às vacas” na Índia

Pelo menos 44 pessoas foram mortas por grupos de "proteção às vacas", entre maio de 2015 e dezembro de 2018, em 12 Estados da Índia, denuncia a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) num relatório …

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …