Os “drones tubarão” que comem lixo das águas estão a chegar ao Dubai

Os WasteSharks, produzidos pela empresa tecnológica holandesa RanMarine, chegam este mês ao Dubai. Operam já em 2 países e estão aptos a recolher lixo, testar a qualidade da água e filtrá-la.

Concebidos em 2016 e inspirados no método de aspiração dos tubarões baleia, os WasteSharks têm uma abertura frontal que lhes permite colher os resíduos sólidos na água. Estes “drones tubarão” vão começar por operar numa marina, através de uma parceria entre a empresa holandesa e a Ecocoast.

De acordo com a CNN, os WasteSharks estão disponíveis em modelos com ambos os sistemas de controlo – autónomo e remoto – e medem 1,5 metros de comprimento por 1,1 metros de largura. Conseguem levar até 159,6 quilogramas de lixo e têm uma autonomia de 16 horas.

Segundo Oliver Cunningham, fundador da RanMarine, os drones são também capazes de recolher amostras de água e ar para análise de qualidade; filtrar químicos através de uma membrana que faz a filtragem da água; e analisar os fundos oceânicos através de um sistema laser que também servirá de sistema de anti-colisão.

Os sistemas poderão detetar objetos no caminho, parar e mudar o curso, movendo-se consoante a posição dos objetos que pretendem recolher. “Os nossos drones estão feitos para se mover na água. Os drones serão a última linha de defesa entre os meios urbanos e os oceanos”, disse Cunningham.

Scott Campbell / Ranmarine Technology

Demonstração do funcionamento do “drone tubarão”

Dana Liparts, co-fundadora da Ecocoast, citada pelo Observador, sustenta que para se sentirem os resultados positivos da ação dos drones, terão de se combinar vários fatores, sendo eles medidas ambientais preventivas, usar responsavelmente a nova tecnologia e apostar na sensibilização das populações para evitar deitar lixo na natureza.

Embora a iniciativa tenha já uma grande expressão em países como a Holanda e a África do Sul, esta acarta consigo custos elevados. Adquirir um drone de controlo remoto custará cerca de 15 mil euros e, no caso de ser um modelo autónomo, o preço rondará mais de 20 mil euros.

O plástico à deriva nos oceanos é um problema ambiental cada vez mais grave que afeta o balanço dos ecossistemas do planeta Terra. De acordo com os número registados em 2016 pelo relatório da World Economic Forum, estão no mar cerca de 150 milhões de toneladas de plástico à deriva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Televisão pública do Alabama censura casamento homossexual em desenhos animados

A Alabama Public Television (APT), nos Estados Unidos, recusou transmitir um episódio de uma série de desenhos animados, no qual é representando um casamento homossexual, informa a BBC nesta terça-feira. Em causa está o primeiro episódio …

Johnny Depp acusa ex-mulher Amber Heard de ter pintado nódoas negras

O ator Johnny Depp acusou a ex-mulher, a atriz Amber Heard, de ter pintado nódoas negras com o objetivo de simular agressões físicas. O norte-americano frisa que nunca abusou de nenhuma mulher, prometendo negar as …

Dietas ricas em gordura causam sintomas de depressão

Dietas ricas em gordura podem causar sintomas de pressão. Isto pode explicar o porquê de pessoas obesas ou com excesso de peso não responderem tão bem aos antidepressivos como pessoas magras. Um novo estudo conduzido por …

Encontrados três testamentos de Aretha Franklin. Um estava escondido sob as almofadas da sala

Foram encontrados três testamentos de Aretha Franklin na sua casa em Detroit, meses depois da morte da rainha do soul. A cantora norte-americana faleceu em agosto de 2018 aos 76 anos. Franklin tinha 76 anos quando …

Ambulância envolvida em acidente mortal em Moura não tinha certificação do INEM

A ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa envolvida num acidente durante um serviço de emergência em Moura que provocou dois mortos não estava certificada pelo INEM e foi usada em substituição de outra que estava em …

Joana Ribeiro e Ana Padrão entram na série de Stephen King para a Amazon

As atrizes portuguesas Joana Ribeiro e Ana Padrão vão entrar na nova série baseada nos livros de Stephen King para a Amazon. De acordo com o Público, que avança com a notícia nesta terça-feira, a …

Chico Buarque é o Prémio Camões de 2019

O músico e escritor Chico Buarque é o vencedor do Prémio Camões 2019, foi esta terça-feira anunciado na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, felicitou o músico …

Multimilionário norte-americano vai pagar empréstimos estudantis a 400 finalistas

O multimilionário Robert F. Smith anunciou no domingo passado durante a cerimónia de formatura na Univerisde de Morehouse, na cidade norte-americana de Atlanta, que vai pagar na totalidade os empréstimos estudantis dos 396 estudantes que completaram …

CDS usou símbolo do PS no Twitter. MP está a investigar "indícios de violação" da lei

O CDS-PP está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) depois de ter usado a sigla e o símbolo do PS numa publicação no Twitter. Em causa estão "indícios de violação" da lei eleitoral, conforme …

Muhlaysia foi espancada há um mês. Há dias mataram-na

Muhlaysia Booker, a mulher transgénero de 23 anos que foi espancada há um mês, foi morta a tiro. Para já, as autoridades descartam a possibilidade de o primeiro ataque e o homicídio estarem relacionados. A mulher …