Drones para monitorizar banhistas, cercas e aplicações vão controlar praias

Vitor Junqueira / Flickr

Praia de Santa Cruz e Penedo do Guincho, Torres Vedras

Em cima da mesa estão medidas como a delimitação de zonas de segurança com cordas, sensores nos acessos, uso de drones para monitorizar banhistas e contratação de vigilantes privados.

A época balnear de 2020 será muito diferente das anteriores. Apesar de ainda não haver uma data concreta para a reabertura das praias, já várias autarquias e entidades, como o Turismo de Portugal, avançaram diversas propostas.

Entre as medidas elencadas pelo semanário Expresso estão a delimitação de zonas de segurança com cordas, a instalação de sensores nos acessos de forma a controlar as entradas no areal, o uso de drones para monitorizar banhistas, tempos máximos para permanecer no local ou içar “bandeiras de carga” para avisar os visitantes sobre a afluência.

O mesmo semanário adianta que as Forças Armadas Portuguesas estão a preparar um plano de ação que prevê o reforço de fuzileiros, artilheiros e outros militares para sensibilizar os banhistas no areal.

Algumas destas propostas constam de um documento, a que o Expresso teve acesso, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no final de abril, após reuniões com representantes das comunidades intermunicipais (CIM), da Federação de Concessionários, da Autoridade Marítima, do Turismo de Portugal, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e autarcas.

A APA está agora a preparar um manual com regras a aplicar nas praias que só deverá estar concluído no final da próxima semana, segundo o ministro do Ambiente. Em causa podem estar mais de 50 propostas. “Conversámos com um número muito alargado, 86 autarquias, com as associações de apoios de praia, com as entidades que fazem a fiscalização”, adiantou João Matos Fernandes.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) ainda não chegou a uma conclusão sobre a distância de segurança a aplicar nas praias e ainda precisa de definir critérios de limpeza dos areais e equipamentos de praia.

O matutino sabe que está em cima da mesa a suspensão dos planos de praia e o aumento da área concessionada. Os planos de praia identificam a carga máxima de pessoas num areal e determinam que um terço da área útil pode ser ocupado pelos chapéus de sol e espreguiçadeiras ou barracas. A Federação de Concessionários propõe agora duplicar esta área.

Há autarquias que sugerem a colocação de cordas para delimitar o espaço de segurança entre pessoas no areal – uma espécie de quadrículas a marcarem o lugar de cada chapéu de sol – ou a instalação de sensores nos acessos às praias para controlar a lotação das mesmas.

O documento também sugere a implantação de drones para monitorizar a quantidade de banhistas, estabelecimento de tempos limite de permanência na praia, “bandeiras de carga” com cores distintas a indicar a afluência ou aplicações móveis com o mesmo objetivo.

Uma das maiores preocupações das autarquias prende-se com a escassez de nadadores-salvadores e de meios para fiscalizar, vigiar e controlar os acessos às praias, principalmente as urbanas de elevada ocupação. Por esse motivo, muitas defendem que a Marinha seja destacada para apoiar na vigilância.

O Público revela ainda que uma das ideias apresentadas por alguns autarcas do Algarve é a contratação de segurança privada para reforçar a vigilância dos areais. “Algumas câmaras estão disponíveis para contratar vigilantes que, em articulação com as capitanias, possam assegurar o cumprimento das normas a definir pela DGS”, explicou António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal).

Para que todas as regras sejam cumpridas nesta época balnear, serão também necessárias campanhas de sensibilização.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …