/

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

3

Rodrigo Antunes / Lusa

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19).

De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma festa de aniversário. Em comunicado, o IPG precisa que os contágios se deram fora das instalações do instituto, mencionado que uma parte dos contágios terá ocorrido em festas covid-19.

Entretanto, o politécnico da Guarda decidiu suspender os exames presenciais nas suas instalações, transferindo-os para as plataformas digitais.

“A decisão deve-se às informações transmitidas, sábado à noite, pela Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda de que há estudantes do IPG que testaram positivo à covid-19, tendo oito ficado internados no hospital por não terem nos respetivos alojamentos condições para estarem em isolamento durante o período de quarentena”, refere o Instituto Politécnico da Guarda, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, os estudantes foram infetados fora das instalações: “Segundo as informações transmitidas ao IPG, uma parte dos contágios terá ocorrido em “festas covid” realizadas na Guarda, à semelhança do que terá ocorrido noutras cidades com estabelecimentos de ensino superior. Nessas festas o convívio dos jovens terá decorrido sem cumprir as recomendações das autoridades de saúde”.

“Apesar de não termos nenhuma evidência de qualquer contágio ocorrido dentro das instalações do IPG, o súbito aparecimento de estudantes que testaram positivo obriga-nos a mudar os planos feitos de acordo com as diretivas do Ministério do Ensino Superior, suspendendo os exames presenciais e passando-os a “online””, afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda.

O presidente do IPG apela “com veemência a todos os alunos” para que “mantenham fora do IPG os mesmos cuidados e as mesmas regras que observam dentro dele”.

“Peço-lhes que não coloquem em causa a sua saúde, nem a saúde de quem lhes é próximo. E apelo a que não desperdicem, com comportamentos que desrespeitam os cuidados sanitários, a expectativa e o esforço que as suas famílias estão a fazer para que possam frequentar o ensino superior”, afirma.

Também a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário de Gandra (CESPU), em Paredes, revelou este fim de semana que 40 dos seus alunos estão em quarenta depois de uma estudante do curso de Fisioterapia, que esteve em contacto direto com colegas de duas turmas, ter testado positivo para o novo coronavírus.

De acordo com a SIC Notícias, o estabelecimento de ensino decidiu manter os estudantes em quarentena apesar de nenhum ter revelado sintomas da doença.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Só começam a ter juízo quando se lhes fosse apresentada a conta hospitalar ao milímetro talvez acabassem com as festas clandestinas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.