Determinada a dose ideal de café para melhorar o desempenho físico

Duas chávenas de café são a dose ideal para aumentar o desempenho físico, de acordo com uma revisão científica levada a cabo por uma equipa de médicos. 

A investigação, cujos resultados foram esta terça-feira no portal The Conversation, concluiu, depois de analisar 300 estudos anteriores, que o consumo de cafeína aumenta o rendimento físico entre 2 a 6%. Os desportistas mais sensíveis à substância podem mesmo ver os seus resultados melhorados em 16%.

“Descobrimos que a cafeína pode melhorar a nossa capacidade de correr e pedalar por períodos mais longos ou de completar uma determinada distância num período de tempo mais curto. Também pode ser utilizada para realizar mais repetições com um determinado peso no ginásio ou para aumentar o peso total levantado”, sustentam os cientistas.

Um melhor rendimento pode ser alcançado ao ingerir cerca de 3-6 miligramas de cafeína por cada quilograma de peso corporal, o que equivale a cerca de 210 a 420 miligramas para uma pessoa que peso 60 quilogramas. Por norma, uma chávena de café (expresso) contém entre 95 a 165 miligramas deste alcalóide, o que perfaz o ideal de duas chávenas.

Os especialistas dão conta que a bebida deve ser ingerida entre 45 a 90 minutos antes de se iniciar a atividade física, de forma a maximizar o seu potencial. Por sua vez, as pastilhas elásticas com cafeína começam a surtir efeito dez minutos depois.

Tal como recorda a equipa médica, a cafeína bloqueia o recetores de adenosina, as moléculas que informam o cérebro sobre a fadiga corporal.

Contudo, advertem, o consumo de cafeína pode também ter efeitos adversos. Quando tomada em excesso, resultando numa overdose da substância, pode causar insónias, nervosismo, náuseas, vómitos, dores de cabeça, entre outros sintomas.

Um outro estudo, publicado no jornal Food and Chemical Toxicology em abril de 2018, estudou “limite máximo” de café que pode ser consumido sem afetar a saúde, concluindo que se podem consumir 400 miligramas por dia, ou seja, quatro chávenas de café. No caso das grávidas e das crianças os valores a ter em conta devem ser outros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal aceita afastamento de juiz Paulo Registo do caso Football Leaks

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) aceitou o pedido de escusa apresentado pelo juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Segundo o acórdão do TRL, a …

Governador do Rio de Janeiro acusado de fraude com hospitais de campanha

O Ministério Público brasileiro indicou ter reunido provas de que o governador do Rio de Janeiro comandou uma organização que defraudou a construção de hospitais de campanha, no âmbito do combate à covid-19. De acordo com …

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …