Determinada a dose ideal de café para melhorar o desempenho físico

Duas chávenas de café são a dose ideal para aumentar o desempenho físico, de acordo com uma revisão científica levada a cabo por uma equipa de médicos. 

A investigação, cujos resultados foram esta terça-feira no portal The Conversation, concluiu, depois de analisar 300 estudos anteriores, que o consumo de cafeína aumenta o rendimento físico entre 2 a 6%. Os desportistas mais sensíveis à substância podem mesmo ver os seus resultados melhorados em 16%.

“Descobrimos que a cafeína pode melhorar a nossa capacidade de correr e pedalar por períodos mais longos ou de completar uma determinada distância num período de tempo mais curto. Também pode ser utilizada para realizar mais repetições com um determinado peso no ginásio ou para aumentar o peso total levantado”, sustentam os cientistas.

Um melhor rendimento pode ser alcançado ao ingerir cerca de 3-6 miligramas de cafeína por cada quilograma de peso corporal, o que equivale a cerca de 210 a 420 miligramas para uma pessoa que peso 60 quilogramas. Por norma, uma chávena de café (expresso) contém entre 95 a 165 miligramas deste alcalóide, o que perfaz o ideal de duas chávenas.

Os especialistas dão conta que a bebida deve ser ingerida entre 45 a 90 minutos antes de se iniciar a atividade física, de forma a maximizar o seu potencial. Por sua vez, as pastilhas elásticas com cafeína começam a surtir efeito dez minutos depois.

Tal como recorda a equipa médica, a cafeína bloqueia o recetores de adenosina, as moléculas que informam o cérebro sobre a fadiga corporal.

Contudo, advertem, o consumo de cafeína pode também ter efeitos adversos. Quando tomada em excesso, resultando numa overdose da substância, pode causar insónias, nervosismo, náuseas, vómitos, dores de cabeça, entre outros sintomas.

Um outro estudo, publicado no jornal Food and Chemical Toxicology em abril de 2018, estudou “limite máximo” de café que pode ser consumido sem afetar a saúde, concluindo que se podem consumir 400 miligramas por dia, ou seja, quatro chávenas de café. No caso das grávidas e das crianças os valores a ter em conta devem ser outros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …