Dormir demais pode aumentar o risco de derrame cerebral

Dormir mais de nove horas por noite ou tirar longas sestas pode aumentar o risco de derrame cerebral, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram os hábitos de sono e físicos de 31.750 homens e mulheres da China com uma idade média de 61,7 anos. Os dados foram recolhidos durante seis anos, tal como detalha o portal Science Daily.

O estudo, cujos resultados foram publicados na revista científica especializada da American Academy of Neurology, revelou que as pessoas que dormiam nove ou mais horas por noite tinham 23% mais probabilidade de vir a sofrer um derrame do que aquelas que descansava entre sete a oito horas.

Já as pessoas que dormiam menos de seis horas por noite, não viram alteradas as suas probabilidades de vir a sofrer um derrame cerebral.

De acordo com a mesma investigação, as sestas podem também ser um problema. Os participantes que tiravam sestas de 60 a 90 minutos minutos tinham 25% mais probabilidade de vir a sofrer uma hemorragia cerebral.

Sestas até 30 minutos não causavam quaisquer efeitos secundários.

A equipa ajustou os resultados obtidos com uma série de fatores, como a pressão alta, a diabetes ou o tabagismo, que também poderiam aumentar o risco de derrame.

Causas ainda desconhecidas

Xiaomin Zhang, uma das cientistas envolvidas na investigação, disse que não se conhecem ainda as causas exatas deste fenómeno, reiterando a necessidade de se realizarem mais estudos sobre este tema. “São necessários mais estudos para perceber como é que tirar longas sestas e dormir mais à noite pode estar associado a um maior risco de acidente vascular cerebral”, começou por explicar a especialista.

Ainda assim, notou a autora, “estudos anteriores mostravam já que as longas sestas e longas noites de sono estão associadas a mudanças desfavoráveis nos níveis de colesterol e no aumento do diâmetro abdominal”.

“Além disso, as sestas e as longas noite de sono pode sugerir um estilo de vida inativo no geral, que está também relacionado a um maior risco de derrame”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …

Investigação a Juan Carlos vai ser arquivada pela Justiça espanhola

A justiça espanhola vai arquivar a investigação ao rei emérito, Juan Carlos, aberta devido a alegados crimes fiscais e branqueamento de capitais, informaram fontes judiciais citadas pelo Confidencial. De acordo com o jornal, Juan Carlos ainda …

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …