/

Dormir mais de 7 horas pode ajudar a perder peso

2

Quando a questão é controlar o peso, normalmente recorremos a dietas e exercícios. Mas diversos estudos científicos sugerem que, se o objectivo é reduzir as calorias, também devemos prestar atenção à quantidade de sono.

Uma pesquisa recente da universidade britânica King’s College London reviu dezenas de pequenos estudos sobre a relação entre uma boa noite de sono e o apetite.

Embora nem todos sejam afectados da mesma forma, a pesquisa conclui que, em geral, dormir menos de 7 horas por noite leva as pessoas a comerem muito mais. O programa da BBC Trust me, I’m a doctor , “Confie em mim, sou médico”, realizou uma pequena experiência com quatro pessoas para testar essa teoria.

O teste mostrou que os três voluntários que tiveram o sono interrompido diversas vezes durante a noite, graças a um bebé a fingir pré-programado para chorar regularmente, comeram mais do que o habitual ao pequeno almoço, e/ou escolheram alimentos menos saudáveis. Mas o sortudo voluntário que dormiu bem fez a sua refeição habitual.

Por quê?

Segundo os investigadores, uma noite de sono interrompido afecta duas hormonas-chave relacionados com a fome.  Por um lado, gera um aumento da hormona grelina, que estimula determinados neurónios hipotalâmicos, provocando um aumento do apetite.

Por outro, suprime uma hormona chamado leptina, que normalmente emite um sinal que informa o hipotálamo de que o corpo já tem reservas suficientes, ou seja, que estamos saciados, e o apetite deve ser inibido.

Alguns estudos sugerem que, quando somos expostos à comida em estado de privação do sono, há uma activação maior em áreas do cérebro associadas com recompensa. Isso pode fazer com que escolhamos alimentos com maior teor de açúcar e gordura, em vez de outras opções mais saudáveis.

Todos esses factores ajudam a explicar por que, a longo prazo, existe uma forte ligação entre dormir mal, aumento de peso e outros problemas de saúde, como diabetes tipo 2.

Assim, a recomendação dos médicos do programa da BBC é que, se tem problemas para manter o peso ou para resistir à tentação de alimentos menos saudáveis, considere aumentar as suas horas de sono. Pode ser uma forma fácil, barata e agradável de fazer a diferença na dieta.

// BBC

2 Comments

  1. Só quero criticar uma única coisa: esta do “Trust me, I’m a doctor” serve para gravar ainda mais na cabeça das pessoas que devemos aceitar tudo o que um médico nos diz sem questionar. Lembro-me de ver anúncios a cigarros, de 1949, que dizia que Camel era a escolha preferida dos médicos.
    Ora, se os doutores fumam, é porque não faz mal nenhum! E este tipo de mentalidade ainda perdura…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.