Dono de Rottweiler que feriu criança sujeito a Termo de Identidade e Residência

David Flores / Flickr

-

O dono do Rottweiler que, esta terça-feira, atacou uma criança de quatro anos, em Matosinhos, ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado a inquérito, decidiu o Ministério Público.

À saída do Tribunal, o advogado de defesa, João Macedo, referiu apenas que o processo está em segredo de justiça.

Na terça-feira, uma criança de quatro anos foi atacada por um cão de raça Rottweiler, em Matosinhos, tendo sido transportada para o Hospital de São João, no Porto, e submetida a uma cirurgia, encontrando-se estável.

Segundo fonte da PSP do Porto, o dono do animal estaria a passear o cão sem trela e sem açaime, tendo sido chamado à atenção por transeuntes.

Foi então que “o homem se insurgiu contra as pessoas” e o cão, que por lei deve andar com açaime e trela, atacou pela primeira vez a criança de quatro anos, revela uma testemunha.

Após o primeiro ataque, o pai da criança terá começado a tirar fotografias e “o indivíduo insurgiu-se e agrediu-o”, pelo que “o cão atacou novamente a criança”, acrescentou a mesma fonte.

Fonte do município informou, entretanto, que o animal foi recolhido pelo canil municipal, onde se encontra em quarentena “para despiste de doenças”,

O veterinário municipal deverá agora decidir se o animal “deve ser eutanasiado”, nomeadamente, ponderando se constitui “um risco para a saúde pública”, explicou ao Diário de Notícias a médica veterinária Anabela Moreira, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.

O homem de 24 anos incorre em crimes de ofensa à integridade física negligente (por não ter o animal devidamente açaimado e com trela), ofensa à integridade física (por agressões ao pai da criança) e omissão do dever de auxílio (por ter abandonado o local após o ataque).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Basta olhar para o “dono” do cão para perceber. Vê-se logo que é chunga, que é “mitra”. É mais um estupidinho que ostenta o cão como “arma” de certeza, para ser respeitado lá no bairro… É o costume.
    Todos sabemos que os animais necessitam de certos cuidados, de carinho, de atenção, etc, para poderem ter um desenvolvimento fisico e psicológico correcto, socializando-os por forma a poderem interagir com pessoas, numa relação muito proficua. Se olharmos para estes animais, os tais “potencialmente perigosos”, e se fizer uma análise séria e correcta, do grau de agressividade de cada um e cruzar esse dado com o perfil de cada dono de um destes cães, facilmente se conclui que os agressivos têm “donos” oriundos da escumalha, do bairro manhoso, da pilantrice e janaria. Donos como deve ser que têm animais destes, os cães são pouco ou nada agressivos, bem pelo contrário, são até brincalhões, sociáveis e meigos.
    Sabemos que a potencia de mandibula destes cães é forte, mas também sabemos que essa é a razão de ser pela qual muita m.erdalha humana que por aí anda, “escolhe” estas raças para as “moldar”, trabalhando-as mentalmente, tornando os animais criaturas neuróticas e agressivas, com o intuito de serem usadas como “arma” de intimidação em atividades ilicitas.
    De qualquer das formas, o cão e a menina são os menos culpados nisto tudo. O principal culpado é o chunga, dono do cão, pois não cumpriu os requisitos legais para passear o cão em segurança, o pai da menina também tem culpa no cartório, pois em vez de se pôr a fotografar, seguia a sua vidinha (pois o cão não se meteu com ninguém e só o fez por lealdade ao dono quando estalou o verniz) e, se quisesse, então passaria por um policia ou uma esquadra e fazia queixa.
    Só tenho pena da menina e do cão, os menos culpados da estupidez do “dono” e do pai da criança, sem os quais tudo isto não teria acontecido.

  2. Termo de identidade e residência???? Então as cadeias devem estar a abarrotar, não? Ou é mais barato para o Estado deixar um mitra destes à solta? Ías lá parar dentro e depois vias os denteinghos dos teus coleguinhas de prisa a morderem-te aquilo que tens entre as pernas para saberes o que é bom, meu ganda pandeleiro… gajinhos como estes é que dão mau nome aos desgraçados dos cães que só obedecem ao que lhes é ensinado.
    Deve pensar que é muito homem, o mitra do chunga. abate era do dono, não do cão

RESPONDER

Cientistas querem hibernar astronautas nas viagens para Marte

A NASA quer enviar astronautas para Marte em 2033. Mas o processo pode ter muitas complicações e uma delas é a duração da viagem que, sem a invenção de uma tecnologia que alcance velocidades relativistas, …

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …