Dono de Rottweiler que feriu criança sujeito a Termo de Identidade e Residência

David Flores / Flickr

-

O dono do Rottweiler que, esta terça-feira, atacou uma criança de quatro anos, em Matosinhos, ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado a inquérito, decidiu o Ministério Público.

À saída do Tribunal, o advogado de defesa, João Macedo, referiu apenas que o processo está em segredo de justiça.

Na terça-feira, uma criança de quatro anos foi atacada por um cão de raça Rottweiler, em Matosinhos, tendo sido transportada para o Hospital de São João, no Porto, e submetida a uma cirurgia, encontrando-se estável.

Segundo fonte da PSP do Porto, o dono do animal estaria a passear o cão sem trela e sem açaime, tendo sido chamado à atenção por transeuntes.

Foi então que “o homem se insurgiu contra as pessoas” e o cão, que por lei deve andar com açaime e trela, atacou pela primeira vez a criança de quatro anos, revela uma testemunha.

Após o primeiro ataque, o pai da criança terá começado a tirar fotografias e “o indivíduo insurgiu-se e agrediu-o”, pelo que “o cão atacou novamente a criança”, acrescentou a mesma fonte.

Fonte do município informou, entretanto, que o animal foi recolhido pelo canil municipal, onde se encontra em quarentena “para despiste de doenças”,

O veterinário municipal deverá agora decidir se o animal “deve ser eutanasiado”, nomeadamente, ponderando se constitui “um risco para a saúde pública”, explicou ao Diário de Notícias a médica veterinária Anabela Moreira, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.

O homem de 24 anos incorre em crimes de ofensa à integridade física negligente (por não ter o animal devidamente açaimado e com trela), ofensa à integridade física (por agressões ao pai da criança) e omissão do dever de auxílio (por ter abandonado o local após o ataque).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Basta olhar para o “dono” do cão para perceber. Vê-se logo que é chunga, que é “mitra”. É mais um estupidinho que ostenta o cão como “arma” de certeza, para ser respeitado lá no bairro… É o costume.
    Todos sabemos que os animais necessitam de certos cuidados, de carinho, de atenção, etc, para poderem ter um desenvolvimento fisico e psicológico correcto, socializando-os por forma a poderem interagir com pessoas, numa relação muito proficua. Se olharmos para estes animais, os tais “potencialmente perigosos”, e se fizer uma análise séria e correcta, do grau de agressividade de cada um e cruzar esse dado com o perfil de cada dono de um destes cães, facilmente se conclui que os agressivos têm “donos” oriundos da escumalha, do bairro manhoso, da pilantrice e janaria. Donos como deve ser que têm animais destes, os cães são pouco ou nada agressivos, bem pelo contrário, são até brincalhões, sociáveis e meigos.
    Sabemos que a potencia de mandibula destes cães é forte, mas também sabemos que essa é a razão de ser pela qual muita m.erdalha humana que por aí anda, “escolhe” estas raças para as “moldar”, trabalhando-as mentalmente, tornando os animais criaturas neuróticas e agressivas, com o intuito de serem usadas como “arma” de intimidação em atividades ilicitas.
    De qualquer das formas, o cão e a menina são os menos culpados nisto tudo. O principal culpado é o chunga, dono do cão, pois não cumpriu os requisitos legais para passear o cão em segurança, o pai da menina também tem culpa no cartório, pois em vez de se pôr a fotografar, seguia a sua vidinha (pois o cão não se meteu com ninguém e só o fez por lealdade ao dono quando estalou o verniz) e, se quisesse, então passaria por um policia ou uma esquadra e fazia queixa.
    Só tenho pena da menina e do cão, os menos culpados da estupidez do “dono” e do pai da criança, sem os quais tudo isto não teria acontecido.

  2. Termo de identidade e residência???? Então as cadeias devem estar a abarrotar, não? Ou é mais barato para o Estado deixar um mitra destes à solta? Ías lá parar dentro e depois vias os denteinghos dos teus coleguinhas de prisa a morderem-te aquilo que tens entre as pernas para saberes o que é bom, meu ganda pandeleiro… gajinhos como estes é que dão mau nome aos desgraçados dos cães que só obedecem ao que lhes é ensinado.
    Deve pensar que é muito homem, o mitra do chunga. abate era do dono, não do cão

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …