Donald Trump tem a “solução” para o Boeing 737 Max

Shealah Craighead / White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recomendou esta segunda-feira que a Boeing mude o nome dos controversos aviões 737 MAX – uma solução semelhante à que preconizou para a sua Trump Airlines, que faliu em 1992.

Trump acredita ter arranjado a solução para os problemas da Boeing. “O quê que eu percebo de ‘branding’? Talvez nada (mas tornei-me presidente!)”, começou por dizer o presidente dos Estados Unidos, num tweet dirigido à empresa de aviação.

“Mas se eu fosse a Boeing, reparava o Boeing 737 MAX, acrescentava algumas novas funcionalidades e renovava o avião com um novo nome. Nenhum produto sofreu tanto como este. Mas mais uma vez, o que raios percebo eu?”, opinou Donald Trump.

O presidente norte-americano, que revelou não ser um especialista em aviação, acabou por não explicar como planeava “reparar” o Boeing 737 MAX. O Hill Reporter recorda que, em 1989, Donald Trump angariou 365 milhões de dólares para comprar a companhia aérea Eastern Shuttle. Após a aquisição, mudou o nome da companhia para The Trump Shuttle.

Passados apenas 18 meses, o negócio fracassou. Segundo a Business Insider, a empresa perdeu mais de 125 milhões de dólares e, em 1992, Trump decidiu que seria melhor abandonar o projeto. Foram mais de mil os trabalhadores que perderam os seus empregos.

Apesar de o seu negócio passado ter fracassado, Donald Trump mostrou-se à vontade para dar conselhos à Boeing, a qual o presidente garante que está “a trabalhar arduamente para reparar o 737 MAX”.

Felix Goetting / Wikimedia

Boeing 727-254 da extinta The Trump Shuttle.

A Boeing sofreu dois acidentes trágicos num curto espaço de cinco meses, todos eles envolvendo este modelo de aeronave.

De momento, o Comité de Comércio do Senado está a investigar reclamações de denunciantes, que de acordo com o Independent, acusam a Federal Aviation Administration (FAA) de não dar o treino adequado aos seus inspetores de segurança para que avaliassem corretamente os aviões Boeing 737 MAX.

A FAA dos Estados Unidos determinou, dia 13 de março, que as aeronaves do modelo em causa não poderiam voar no espaço aéreo norte-americano. A Fortune explica que a agência e a Boeing estão agora a trabalhar para restaurar a confiança do público e dos reguladores na segurança do modelo.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como os idiotas não gostam de andar sozinhos, devíamos convidar o Trump(a) para vir aconselhar o nosso ministério da defesa sobre os ataques informáticos dos russos.

  2. Que bom comentar os comentários do Trump. Já que portugal só segue os desenvolvidos, então também segue a propaganda estrangeira. Vamos ao que interessa ao tuguinha: ” A que horas joga o benfas?”

RESPONDER

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …

Primeira linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas já esgotou

A primeira linha de crédito criada pelo Governo para apoiar empresas, no âmbito da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, já esgotou. De acordo com o semanário Expresso, já não estão a ser aceites candidaturas para …