Domenico Lucano, o autarca amigo dos refugiados, foi detido

Domenico Lucano é conhecido pelo seu modelo de integração de migrantes, que revitalizou a sua comunidade. O presidente da câmara de Riace, no sul de Itália, é agora acusado de favorecer a imigração ilegal.

O presidente da câmara de Riace, Domenico Lucano, é acusado de apoiar e favorecer migrações ilegais e de dirigir de forma fraudulenta o sistema de recolha de lixo do município, no sul de Itália. Segundo o Público, a esposa do autarca foi também acusada e proibida de viver na área.

Emitido pela Procuradoria de Locri, o comunicado refere que Lucano e a sua esposa, Tesfahun Lemlem, abusaram do estatuto de presidente da câmara para organizar casamentos de conveniência entre cidadãos italianos e mulheres migrantes, para que estas conseguissem obter entrada no país.

O documento refere o caso de uma mulher nigeriana, cujos pedidos de asilo tinham sido negados três vezes. Lucano terá dito que, ao ser responsável pelo registo civil, podia “casá-la com um italiano de imediato”, sem examinar qualquer tipo de documentos de requerimento de asilo.

O bilhete de identidade ficaria a cargo do próprio autarca. “Para ir contra estas leis loucas, tenho de agir contra a lei. Sou um fora da lei“, confessou.

Já a segunda acusação diz respeito à administração fraudulenta dos serviços de recolha do lixo municipal, que terão sido atribuídos a duas companhias sem passar pelo processo de concurso público.

A investigação iniciou em 2017 e tinha como objetivo concluir se estava a haver uma gestão indevida dos fundos concedidos pelo mini8stro do Interior da região. Segundo o documento, ainda que se verifique uma administração “desorganizada” do dinheiro estatal, não existem provas de que tenha havido furto e apropriação indevida de bens, pelo que as acusações de suborno, desvio de capitais e fraude contra o Estado foram retiradas.

Em 2016, Lucano foi considerado pela revista Fortune como o quadragésimo líder mundial mais relevante. Em 1998, começou o seu programa de apoio aos refugiados, dando-lhes casas abandonadas para habitação e formação laboral, com o objetivo de rejuvenescer a economia local.

“Esta política deu ao município uma nova oportunidade de vida. Não desencadeou nenhum conflito entre os mais necessitados, nem histeria xenófoba ou especulações fraudulentas – ajudou a dar novos valores às pessoas envolvidas”, disse na altura à BBC.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …