Dois vulcões entram em erupção ao mesmo tempo na Indonésia

Dois vulcões entraram em erupção esta segunda feira na Indonésia, provocando a retirada de milhares de moradores de áreas próximas. Os vulcões em questão são os montes Sinabung, no norte de Sumatra, e Merapi, na região central de Java.

O lançamento de cinzas chegou a uma altitude de oito mil metros e dois mil metros, respectivamente. Autoridades locais afirmaram que foram emitidos alertas para todos os voos e está a ser preparada a evacuação de pelo menos 600 famílias.

O alerta de status do vulcão no monte Sinabung foi elevado para o segundo nível mais alto após uma erupção no início do mês, que provocou a evacuação de mais de seis mil moradores que vivem perto da montanha. A actividade do vulcão continua desde então, em algumas ocasiões com lançamento de lava em direcção à base da montanha.

O Merapi, localizado na província de Jacarta, matou mais de 300 pessoas e causou a retirada de 20 mil moradores quando “despertou” em 2010.

A Indonésia está localizada na região conhecida como “Círculo de Fogo” ou “Anel de Fogo” do Pacífico, onde há um grande número de terramotos e uma forte atividade vulcânica, localizado no Norte do Oceano Pacífico.

O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões, dos quais 129 vulcões ativos. É o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo, parte dos quais dos tipos de vulcões mais destruidores, chamados de “vulcões assassinos”.

 

AJB, ZAP / MA/AE-AP

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …