Dois vulcões entraram em erupção esta segunda feira na Indonésia, provocando a retirada de milhares de moradores de áreas próximas. Os vulcões em questão são os montes Sinabung, no norte de Sumatra, e Merapi, na região central de Java.
O lançamento de cinzas chegou a uma altitude de oito mil metros e dois mil metros, respectivamente. Autoridades locais afirmaram que foram emitidos alertas para todos os voos e está a ser preparada a evacuação de pelo menos 600 famílias.
O alerta de status do vulcão no monte Sinabung foi elevado para o segundo nível mais alto após uma erupção no início do mês, que provocou a evacuação de mais de seis mil moradores que vivem perto da montanha. A actividade do vulcão continua desde então, em algumas ocasiões com lançamento de lava em direcção à base da montanha.
O Merapi, localizado na província de Jacarta, matou mais de 300 pessoas e causou a retirada de 20 mil moradores quando “despertou” em 2010.
A Indonésia está localizada na região conhecida como “Círculo de Fogo” ou “Anel de Fogo” do Pacífico, onde há um grande número de terramotos e uma forte atividade vulcânica, localizado no Norte do Oceano Pacífico.
O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões, dos quais 129 vulcões ativos. É o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo, parte dos quais dos tipos de vulcões mais destruidores, chamados de “vulcões assassinos”.
AJB, ZAP / MA/AE-AP